Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Como Usar o SOMASE no #Excel #dica

Nosso exemplo para ilustrar a aplicação da função SOMASE será bastante comum para a área de vendas. Imagine a seguinte situação, você tem uma tabela contendo todas as vendas e gostaria de rapidamente saber o total de vendas de um vendedor específico. O SOMASE poderá facilmente lhe fornecer essa informação, veja abaixo.

Considere uma planilha contendo duas pastas, a primeira chamada VENDAS POR VENDEDOR e a segunda chamada RELATÓRIO DE VENDAS. A primeira será utilizada para informarmos o nome do vendedor e então visualizarmos seu total de vendas, conforme exemplo a seguir:


A célula B2 (Vendedor) deverá ser preenchida com o nome do vendedor para o qual deseja saber o total vendido. A célula B3 (Total) será calculada automaticamente através de nossa fórmula.

Vamos agora dar uma olhada em nosso relatório de vendas:


E agora a fórmula para gerar o resultado desejado que é a soma das vendas de um determinado vendedor em um período específico:

=SOMASE('RELATÓRIO VENDAS'!C2:C16;B2;'RELATÓRIO VENDAS'!D2:D16)

Analisando a fórmula:
  • O primeiro parâmetro indica qual o intervalo do relatório de vendas será utilizado para compararmos o nome do vendedor, no nosso caso a coluna C (Vendedor), ou seja C2:C16.
  • O segundo parâmetro indica qual será o valor que usaremos para fazer a comparação. Estamos dizendo que é B2, porque desejamos somar as vendas conforme o nome que formos informar na célula B2 da pasta VENDAS POR VENDEDOR.
  • O terceiro parâmetro é o intervalo que contém os valores que deverão ser somados, em nosso exemplo a coluna D, ou seja, D2:D16.
Com isso, se informarmos na célula B2 o nome "João", o resultado será o seguinte:


Significa que nosso vendedor "João" tem um total de R$ 3.970,00 de pedidos em seu nome.

Exemplo bastante simples que pode ser bem mais sofisticado, comparando informações como período, além do nome do vendedor. Mas esse é um problema para outro artigo :)


Planilhas usadas no exemplo:


Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou

Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia:
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria:

Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo.

Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma:

=B1/B2^2

Para entender entender melhor a fórmula:
B1 = PesoB2 = Al…

Dr. Planilha: Como Colar Valores Horizontais na Vertical e Vice-Versa no #Excel

Olá pessoal!

Trouxe uma dica rápida para vocês que ajuda muito no dia-a-dia e sei que muitas pessoas a desconhecem: colar valores com transposição da horizontal para a vertical ou da vertical para a horizontal.

Para explicar, vamos a um exemplo comum do quotidiano de quem trabalha com planilhas:

O departamento financeiro fornece à área de marketing um relatório com o valor total das vendas por vendedor, distribuído da seguinte forma:

O problema é que no relatório da área de marketing essas informações não estão distribuídas em colunas, mas sim, em linhas. Como resolver isso com o menor trabalho possível? Veremos a seguir.