sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dr. Planilha: Como Usar o SOMASE no #Excel #dica

Nosso exemplo para ilustrar a aplicação da função SOMASE será bastante comum para a área de vendas. Imagine a seguinte situação, você tem uma tabela contendo todas as vendas e gostaria de rapidamente saber o total de vendas de um vendedor específico. O SOMASE poderá facilmente lhe fornecer essa informação, veja abaixo.

Considere uma planilha contendo duas pastas, a primeira chamada VENDAS POR VENDEDOR e a segunda chamada RELATÓRIO DE VENDAS. A primeira será utilizada para informarmos o nome do vendedor e então visualizarmos seu total de vendas, conforme exemplo a seguir:


A célula B2 (Vendedor) deverá ser preenchida com o nome do vendedor para o qual deseja saber o total vendido. A célula B3 (Total) será calculada automaticamente através de nossa fórmula.

Vamos agora dar uma olhada em nosso relatório de vendas:


E agora a fórmula para gerar o resultado desejado que é a soma das vendas de um determinado vendedor em um período específico:

=SOMASE('RELATÓRIO VENDAS'!C2:C16;B2;'RELATÓRIO VENDAS'!D2:D16)

Analisando a fórmula:
  • O primeiro parâmetro indica qual o intervalo do relatório de vendas será utilizado para compararmos o nome do vendedor, no nosso caso a coluna C (Vendedor), ou seja C2:C16.
  • O segundo parâmetro indica qual será o valor que usaremos para fazer a comparação. Estamos dizendo que é B2, porque desejamos somar as vendas conforme o nome que formos informar na célula B2 da pasta VENDAS POR VENDEDOR.
  • O terceiro parâmetro é o intervalo que contém os valores que deverão ser somados, em nosso exemplo a coluna D, ou seja, D2:D16.
Com isso, se informarmos na célula B2 o nome "João", o resultado será o seguinte:


Significa que nosso vendedor "João" tem um total de R$ 3.970,00 de pedidos em seu nome.

Exemplo bastante simples que pode ser bem mais sofisticado, comparando informações como período, além do nome do vendedor. Mas esse é um problema para outro artigo :)


Planilhas usadas no exemplo:


Um grande abraço do Dr. Planilha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...