segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dúvida do Leitor - Como Identificar Números Dentro das Células do #Excel? #dúvida #dica

PERGUNTA
Como identificar números dentro das células do Excel?
Tenho uma planilha de Excel com a cada célula ocupada com 50 números como faço para identificar alguns números dentro dessas células?Alguma formula?Filtro?

RESPOSTA
A pergunta está um tanto "nebulosa", mas parte da tarefa do Dr. Planilha é entender o que está fervilhando na cabeça dos ávidos usuários de planilhas :D.
Bom, compreendo que a intenção deste usuário é a de "extrair" um segmento de numeração dentro de uma numeração maior. Algo como o exemplo abaixo, quem sabe:

210350789000904

Onde o resultado desta operação seria: 7890. Possivelmente parte do número signifique algum código ou identificador, mas não vamos nos ater muito a isso.

A resposta é SIM, é possível extrair um segmento desta numeração, mas com uma condição: você deve saber exatamente em que possível esses números ficam dentro da sequência maior. No exemplo que dei acima, o segmento está entre a posição 7 e a posição 10 do número maior.

Vamos à prática, a função é relativamente simples e chama-se EXT.TEXTO. Coloque o número do nosso exemplo (210350789000904) na célula A1. 

Aliás, aqui uma observação importante, essa sequência numérica precisa estar formatada como TEXTO, pois, caso contrário, o usuário corre sério risco de ter resultados indesejados na fórmula, pois qualquer sequência numérica que começar com zero, será encurtada em um dígito, pois para as planilhas zero a esquerda não tem valor e portanto é desprezado.

Em seguida, na célula B1 adicione a fórmula abaixo:

=EXT.TEXTO(A1;7;4)

Detalhando a fórmula:
  • O primeiro critério (A1), é o local onde está a sequência da qual queremos extrair um fragmento;
  • O segundo critério (7), é a posição do primeiro dígito o qual queremos extrair; e
  • O terceiro critério (4), é a quantidade de dígitos, a partir da posição 7, que queremos que sejam extraídos.
Muito fácil não? Só quero frisar mais uma vez que a sequência maior precisa estar formatada como TEXTO, caso contrário não será possível usá-la satisfatoriamente.

Planilha usada no artigo:

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...