Pular para o conteúdo principal

Dúvida do Leitor - Como Identificar Números Dentro das Células do #Excel? #dúvida #dica

PERGUNTA
Como identificar números dentro das células do Excel?
Tenho uma planilha de Excel com a cada célula ocupada com 50 números como faço para identificar alguns números dentro dessas células?Alguma formula?Filtro?

RESPOSTA
A pergunta está um tanto "nebulosa", mas parte da tarefa do Dr. Planilha é entender o que está fervilhando na cabeça dos ávidos usuários de planilhas :D.
Bom, compreendo que a intenção deste usuário é a de "extrair" um segmento de numeração dentro de uma numeração maior. Algo como o exemplo abaixo, quem sabe:

210350789000904

Onde o resultado desta operação seria: 7890. Possivelmente parte do número signifique algum código ou identificador, mas não vamos nos ater muito a isso.

A resposta é SIM, é possível extrair um segmento desta numeração, mas com uma condição: você deve saber exatamente em que possível esses números ficam dentro da sequência maior. No exemplo que dei acima, o segmento está entre a posição 7 e a posição 10 do número maior.

Vamos à prática, a função é relativamente simples e chama-se EXT.TEXTO. Coloque o número do nosso exemplo (210350789000904) na célula A1. 

Aliás, aqui uma observação importante, essa sequência numérica precisa estar formatada como TEXTO, pois, caso contrário, o usuário corre sério risco de ter resultados indesejados na fórmula, pois qualquer sequência numérica que começar com zero, será encurtada em um dígito, pois para as planilhas zero a esquerda não tem valor e portanto é desprezado.

Em seguida, na célula B1 adicione a fórmula abaixo:

=EXT.TEXTO(A1;7;4)

Detalhando a fórmula:
  • O primeiro critério (A1), é o local onde está a sequência da qual queremos extrair um fragmento;
  • O segundo critério (7), é a posição do primeiro dígito o qual queremos extrair; e
  • O terceiro critério (4), é a quantidade de dígitos, a partir da posição 7, que queremos que sejam extraídos.
Muito fácil não? Só quero frisar mais uma vez que a sequência maior precisa estar formatada como TEXTO, caso contrário não será possível usá-la satisfatoriamente.

Planilha usada no artigo:

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou

Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia:
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria:

Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo.

Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma:

=B1/B2^2

Para entender entender melhor a fórmula:
B1 = PesoB2 = Al…

Dr. Planilha: Como Colar Valores Horizontais na Vertical e Vice-Versa no #Excel

Olá pessoal!

Trouxe uma dica rápida para vocês que ajuda muito no dia-a-dia e sei que muitas pessoas a desconhecem: colar valores com transposição da horizontal para a vertical ou da vertical para a horizontal.

Para explicar, vamos a um exemplo comum do quotidiano de quem trabalha com planilhas:

O departamento financeiro fornece à área de marketing um relatório com o valor total das vendas por vendedor, distribuído da seguinte forma:

O problema é que no relatório da área de marketing essas informações não estão distribuídas em colunas, mas sim, em linhas. Como resolver isso com o menor trabalho possível? Veremos a seguir.