Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Como Oculto Colunas de um Gráfico no #Excel? #dúvida #dica

PERGUNTA
Como oculto colunas de um gráfico no excel?
Fiz um gráfico com valores distribuídos por dias da semana, compreendendo o período de segunda a sexta. Porém, quando monto um gráfico para essas informações, são carregadas colunas de sábado e domingo em branco, poluindo o gráfico. Como posso excluir ou ocultar essas colunas?

RESPOSTA
É uma situação comum nas planilhas, mesmo que o valor da célula respectiva seja vazio, o gráfico será plotado para aquele valor como se ele fosse igual a zero.

Uma forma de contornar isso é usarmos o "N/D" para preencher as células vazias, fazendo com que esse valor não seja plotado no gráfico. O "N/D" (Não Disponível) é um valor usado especialmente pelo Excel para retornar um valor que não pôde ser calculado e, portanto, não poderá ser usado em outras fórmulas ou gráficos, por isso gera o resultado que desejamos.

Para colocar o "N/D" nas células vazias basta usar a fórmula abaixo:

=NÃO.DISP()

Segue abaixo um exemplo de um gráfico e tabela de valores com essa situação ilustrada:


Observe que o valor da terça-feira foi ignorado, pulando direto de segunda-feira para quarta-feira.

Planilha de exemplo usada no artigo:
Exemplo do uso do Não Disp.xls

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

  1. Ola, tenho uma situação semelhante.
    Tenho um gráfico com as vendas do mes diariamente, porém o domingo e feriado aparecem no gráfico de colunas, mesmo não estando na tabela.
    Tem alguma sugestão?

    Cristiano - PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiano!

      Bom, a solução é a mesma para o seu caso, mas para ter uma ideia melhor você pode me enviar sua planilha que eu dou uma olhada e lhe digo qual a forma mais elegante de fazer isso.

      Para pegar nosso e-mail, preencha o formulário de contato do link abaixo que retorno assim que possível:

      http://www.doutorplanilha.com.br/p/contato.html

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  2. Opa blz??? To fazendo um gráfico no Office 2007, e sempre quando quis que ele ignorasse um valor usava a NÃO.DISP(), porém no Office 2007 continua sendo mostrado como se fosse um valor 0. Já procurei nas opções de gráfico e até do Excel e não encontrei nada para contornar está situação...

    Abs,
    Rodrigo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Use esse espaço para enviar suas dúvidas ou fazer críticas e sugestões. Todos os comentários serão postados após passarem pela moderação do Dr. Planilha para que seja mantido o alto nível do conteúdo do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou

Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia:
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria:

Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo.

Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma:

=B1/B2^2

Para entender entender melhor a fórmula:
B1 = PesoB2 = Al…

Dr. Planilha: Como tirar pontos e traços do CPF no #Excel

Um leitor do blog postou uma dúvida recentemente sobre formatação de números de CPF. Na verdade, ele desejava remover todos os caracteres diferentes de números, no caso pontos e hífen, mantendo apenas os números.

Segue a pergunta:
"A minha planilha tem uma coluna de números de CPF.
Gostaria de tirar os pontos e o traço de todos os números da coluna.
Como faço isso?"
Costumeiramente eu solucionaria essa necessidade usando uma fórmula para substituir os caracteres "." e "-" por <vazio>, o que resulta em uma sequência de apenas números. A seguir descrevo como ficaria essa fórmula.