quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dr. Planilha: Como Usar o PROCV no #Excel #dica

Percebo que são poucos os que se utilizam deste recurso valiosíssimo das planilhas e que pode ser aplicado a uma série de diferentes tipos de aplicações.

Usarei como exemplo o seguinte problema: Como consultar rapidamente o preço atualizado de um produto através de seu código? Para desenvolvermos esse exemplo, imagine que temos a seguinte situação, uma pasta para fazer a consulta com uma interface bem símples, apenas um lugar para informar o código, outro para exibir o nome do produto e outro para exibir o preço, conforme ilustrado abaixo:


A célula B2 será alimentada manualmente com o código para o qual desejamos realizar a consulta, as células B3 e B4 serão preenchidas automaticamente utilizando a fórmula do PROCV.

Renomeie esta primeira pasta com o nome CONSULTA e mais uma pasta com o nome TABELA DE PREÇO, conforme a ilustração abaixo:


A pasta CONSULTA vai ser usada pelo vendedor para pesquisar o preço atualizado, a pasta TABELA DE PREÇO conterá nossa tabela de produtos com todas as informações que desejamos.

A seguir, vamos montar manualmente uma tabela de preços para utilizarmos em nosso exemplo. Eu vou considerar que nossa tabela possui apenas 3 informações - Código, Descrição e Preço - no entanto, na sua aplicação ela poderá ter a quantidade de informações que for necessário. Nossa tabela de preços ficará da seguinte forma:


Agora vamos à mágica. Volte para a pasta CONSULTA e informe na coluna B3 a seguinte fórmula, conforme ilustrado abaixo:

=PROCV(B2;'TABELA DE PREÇO'!A2:C5;2;FALSO)

Vamos entender essa fórmula:
  • O primeiro parâmetro (B2), é o que determina o que você quer pesquisar lá na tabela de preços, ou seja, o código do produto. 
  • O segundo parâmetro ('TABELA DE PREÇO'!A2:C5) determina onde a pesquisa ocorrerá, quer dizer, você informará aqui qual o intervalo onde estão os dados os quais deseja realizar a pesquisa.
  • O terceiro parâmetro (2) indica em que coluna de sua tabela está o valor que deseja que seja retornado, em nosso caso, a segunda coluna da pasta TABELA DE PREÇOS (coluna B, ou Descrição).
  • O quarto parâmetro serve para dizermos se nossa pesquisa é exata ou aproximada. Resumindo quer dizer que se você preencher com FALSO, significa que a pesquisa é exata, se for VERDADEIRO, sua pesquisa será aproximada. A pesquisa exata retorna N#D se não encontrar exatamente o valor informado, a pesquisa aproximada poderá retornar um valor mais parecido com o que você informou.
Esta primeira fórmula retornará a descrição do produto na célula B3 da pasta CONSULTA. A lógica para a pesquisa do preço é a mesma, com uma pequena mudança, o terceiro parâmetro. Alimente então na célula B4 da pasta CONSULTA a seguinte fórmula:

=PROCV(B2;'TABELA DE PREÇO'!A2:C5;3;FALSO)

Está feito, agora é só fazer o teste, veja como ficaria o resultado se você pesquisar pelo código 3, por exemplo:


Observe que se você não informar nada na célula B2 da pasta CONSULTA, o resultado que aparecerá nas células B3 e B4 é "N/D", isso porque é como se ele estivesse tentando pesquisar na tabela pelo código VAZIO e, como não encontra nenhum produto com esse código, ele retorna o valor NÃO DEFINIDO (N/D).

Essa fórmula tem variações e aplicações mil, em outra oportunidade postarei mais dicas e formas de usá-la.

Planilhas usadas no exemplo:

Um grande abraço do Dr. Planilha!


6 comentários:

  1. Nao da certooo.... sempre retorna um erro......
    Vontade de chorarrrr de nervosossssooooo

    kamila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamila!

      Isso pode estar ocorrendo por dois motivos:

      1. Fórmula incorreta
      2. PROCV está retornando o valor de uma célula vazia

      Sem ver sua planilha será difícil poder lhe ajudar mais do que isso. Preencha o formulário de contato do link abaixo e me passe seu e-mail, caso queira uma ajuda mais elaborada.

      http://www.doutorplanilha.com.br/p/contato.html

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Da para entender, mas para quem já sabe um pouco sobre a função é claro. Por exemplo, se a pessoa não souber que a função só funciona na vertical (motivo da existência do "V" de procV) e que a pesquisa dela é por numero de coluna, e a função obrigatoriamente ter de ser usada da direita para pesquisar o lado esquerdo... Claro que no exemplo foi utilizado da forma correta mais explicado não... Não sabendo de algumas regrinhas básicas por bobeira sempre dará um erro qualquer.

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site, tem sido de grande ajuda as informações. Estou usando uma lista com várias linha de produtos, que retorna o modelo correspondente ao produto. No retorna escolho um item (descrição), preciso que ao escolher a descrição retorne na coluna a esquerda o código e na coluna a direita da descrição o valor do produto. Usei validação de dados com dependentes...Roberto

    ResponderExcluir

Use esse espaço para enviar suas dúvidas ou fazer críticas e sugestões. Todos os comentários serão postados após passarem pela moderação do Dr. Planilha para que seja mantido o alto nível do conteúdo do blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...