Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Como Calcular Dias Úteis com Feriados no #Excel #dica

Esta é uma necessidade muito comum no dia-a-dia empresarial, tanto em aplicações financeiras para cálculo de prazos e juros, quando para planejamento de carga de trabalho. Mais comum ainda é a solução para esta necessidade, com uma única fórmula resolvemos a parada. Veja mais a seguir.

O nome da fórmula que iremos usar para chegar no resultado esperado chama-se DIATRABALHOTOTAL(DataInicial;DataFinal;[Feriados]) e ela retorna a quantidade de dias úteis entre duas datas.

Vamos à prática.

Digite na célula A1 o texto "Data Inicial", na célula A2 o texto "Data Final" e na célula A3 "Nr. Dias Úteis". As células B1 e B2 serão usadas para informarmos as datas e a fórmula será inserida na célula B3.

Depois de preenchida a fórmula deverá ficar da seguinte forma:
=DIATRABALHOTOTAL(A1;A2)

Da maneira como ficou, não estamos considerando os feriados no cálculo de dias úteis, mas queremos fazer isso. Observe que o terceiro parâmetro chamado [Feriados] não é obrigatório, o que significa que podemos ou não considerar os feriados no cálculo. Nosso objetivo aqui é que os feriados sejam levados em consideração, então usaremos o terceiro parâmetro para informar ao Excel que, além dos sábados e domingo, alguns feriados também deverão ser considerados. Vejamos então como fazer isso.

Em primeiro lugar, vamos criar uma lista fictícia de feriados e usar intervalos nomeados para identificá-la e facilmente poder utilizá-la em qualquer fórmula. Para tanto, crie na coluna G uma lista onde a primeira linha terá o valor "Feriados 2012" e as seguintes devem ser preenchidas com os valores: 14/06/2012 | 05/07/2012 | 19/07/2012. Agora selecione as linhas que contém as datas dos nossos feriados fictícios (somente as datas) e em seguida clique na "Caixa de nome", preencha-a com o texto "feriados_2012" (sem aspas) e pressione ENTER. Agora a lista pode ser usada em qualquer lugar, inclusive na nossa fórmula de dias úteis.

A fórmula modificada para considerar os feriados ficará da seguinte maneira:

=DIATRABALHOTOTAL(B1;B2;feriados_2012)

Agora é só informar algumas datas de início e fim em B1 e B2, que contemplem o mesmo período dos feriados, para fazer os testes e ver se está calculando conforme esperamos.

A fórmula é simples, mas o recurso de informar os feriados usando intervalos nomeados melhora a efetividade do cálculo e deixa sua planilha mais profissional.

Segue abaixo a planilha usada no exemplo:

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

  1. AMIGO, BOM DIA. FIZ A FORMULA ACIMA P/ USAR NA FOLHA DE PONTO MAIS NÃO FUNCIONOU, CASO VC. PUDER ESCLARECER MELHOR EU LHE AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim, diga-me como foi que você tentou fazer e qual o resultado final que tentarei identificar o problema.

      Se gostou do blog, compartilhe com seus amigos e colegas!

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir

Postar um comentário

Use esse espaço para enviar suas dúvidas ou fazer críticas e sugestões. Todos os comentários serão postados após passarem pela moderação do Dr. Planilha para que seja mantido o alto nível do conteúdo do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou

Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia:
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria:

Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo.

Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma:

=B1/B2^2

Para entender entender melhor a fórmula:
B1 = PesoB2 = Al…

Dr. Planilha: Como Colar Valores Horizontais na Vertical e Vice-Versa no #Excel

Olá pessoal!

Trouxe uma dica rápida para vocês que ajuda muito no dia-a-dia e sei que muitas pessoas a desconhecem: colar valores com transposição da horizontal para a vertical ou da vertical para a horizontal.

Para explicar, vamos a um exemplo comum do quotidiano de quem trabalha com planilhas:

O departamento financeiro fornece à área de marketing um relatório com o valor total das vendas por vendedor, distribuído da seguinte forma:

O problema é que no relatório da área de marketing essas informações não estão distribuídas em colunas, mas sim, em linhas. Como resolver isso com o menor trabalho possível? Veremos a seguir.