quarta-feira, 9 de maio de 2012

Dr. Planilha: Como Calcular Dias Úteis com Feriados no #Excel #dica

Esta é uma necessidade muito comum no dia-a-dia empresarial, tanto em aplicações financeiras para cálculo de prazos e juros, quando para planejamento de carga de trabalho. Mais comum ainda é a solução para esta necessidade, com uma única fórmula resolvemos a parada. Veja mais a seguir.

O nome da fórmula que iremos usar para chegar no resultado esperado chama-se DIATRABALHOTOTAL(DataInicial;DataFinal;[Feriados]) e ela retorna a quantidade de dias úteis entre duas datas.

Vamos à prática.

Digite na célula A1 o texto "Data Inicial", na célula A2 o texto "Data Final" e na célula A3 "Nr. Dias Úteis". As células B1 e B2 serão usadas para informarmos as datas e a fórmula será inserida na célula B3.

Depois de preenchida a fórmula deverá ficar da seguinte forma:
=DIATRABALHOTOTAL(A1;A2)

Da maneira como ficou, não estamos considerando os feriados no cálculo de dias úteis, mas queremos fazer isso. Observe que o terceiro parâmetro chamado [Feriados] não é obrigatório, o que significa que podemos ou não considerar os feriados no cálculo. Nosso objetivo aqui é que os feriados sejam levados em consideração, então usaremos o terceiro parâmetro para informar ao Excel que, além dos sábados e domingo, alguns feriados também deverão ser considerados. Vejamos então como fazer isso.

Em primeiro lugar, vamos criar uma lista fictícia de feriados e usar intervalos nomeados para identificá-la e facilmente poder utilizá-la em qualquer fórmula. Para tanto, crie na coluna G uma lista onde a primeira linha terá o valor "Feriados 2012" e as seguintes devem ser preenchidas com os valores: 14/06/2012 | 05/07/2012 | 19/07/2012. Agora selecione as linhas que contém as datas dos nossos feriados fictícios (somente as datas) e em seguida clique na "Caixa de nome", preencha-a com o texto "feriados_2012" (sem aspas) e pressione ENTER. Agora a lista pode ser usada em qualquer lugar, inclusive na nossa fórmula de dias úteis.

A fórmula modificada para considerar os feriados ficará da seguinte maneira:

=DIATRABALHOTOTAL(B1;B2;feriados_2012)

Agora é só informar algumas datas de início e fim em B1 e B2, que contemplem o mesmo período dos feriados, para fazer os testes e ver se está calculando conforme esperamos.

A fórmula é simples, mas o recurso de informar os feriados usando intervalos nomeados melhora a efetividade do cálculo e deixa sua planilha mais profissional.

Segue abaixo a planilha usada no exemplo:

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...