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Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo no #Excel Sem Usar Fórmulas #dica

Como é que é o negócio? Calcular no Excel sem usar fórmulas? Pois bem meu assustado visitante, não só é possível como é MUITO ÚTIL! Vou explicar como fazer através de dois exemplos de aplicação e tenho certeza que você achará esta uma dica bacaníssima.

PROBLEMA 1
Seu chefe lhe passa uma tabela tabela de preços em R$ e quer que você converta os valores para US$ considerando uma cotação de US$ 1,89, porém, SEM USAR FÓRMULAS. Seu chefe quer ali somente os valores, nada de fórmulas.

Como resolver:
1. Insira manualmente o valor 1,89 em qualquer célula vazia e em seguida copie esse valor.
2. Selecione todos os valores que precisam ser convertidos da tabela de preços.
3. Clique com o botão direito do mouse sobre os valores e selecione "Colar Especial".
4. No grupo "Colar", marque "Valores".
5. No grupo "Operação", marque "Divisão".
6. Clique em OK e visualize o resultado final, todos os valores foram convertidos para US$.


PROBLEMA 2
Como seu chefe é muito legal, logo depois que você enviou pra ele a tabela convertida, ele volta à sua sala e lhe pede para aplicar uma correção de 10%, pois os custos foram reajustados e você precisará replicar no preço de venda também. Mais uma vez, muito bondoso e compreensivo, seu chefe lhe diz: NADA DE FÓRMULAS.

Como resolver:
1. Insira manualmente o valor 1,10* em qualquer célula vazia e em seguida copie esse valor.
2. Selecione todos os valores que precisam ser corrigidos da tabela de preços.
3. Clique com o botão direito do mouse sobre os valores e selecione "Colar Especial".
4. No grupo "Colar", marque "Valores".
5. No grupo "Operação", marque "Multiplicação".
6. Clique em OK e visualize o resultado final, todos os valores foram corrigidos em 10%.

* Note que multiplicar um valor por 1,10 é o mesmo que multiplicar por 0,1 e em seguida somar o valor inteiro ao valor percentual calculado. Ex.: 100 x 0,10 = 10 --> 100 + 10 = 110 é o mesmo que 100 x 1,10 = 110.

Nesta altura do campeonato eu presumo que você já tenha "pego a manha" e está preparado para qualquer novo ajuste que seu chefe possa pedir daqui por diante. (risos...).

A dica é simples, mas se tiver dificuldades em aplicar os exemplos na prática em suas próprias planilhas, use os comentários e tire todas as suas dúvidas.

Um grande abraço do Dr. Planilha!

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