sábado, 5 de maio de 2012

Dr. Planilha: Como Fazer uma Tabela Zebrada no #Excel #dica

Você já deve ter visto em algum lugar aquelas planilhas elegantes com linhas zebradas que ajudam na leitura dos dados e dão um toque de estilo às tabelas. As zebras podem até ser feitas manualmente, mas nós temos o macete para formatá-las automaticamente com o menor esforço possível, veja a seguir.

Para chegar no resultado final esperado nós usaremos um recurso muito versátil do Excel chamado "Formatação Condicional", aliado a um pequeno truquezinho para que as linhas fiquem zebradas alternadamente sem que tenhamos que fazer nenhuma operação manual.

Para começar, vamos criar uma tabela muito simples com as seguintes colunas: Código, Nome e Nascimento. Eu ainda formatei a tabela negritando os cabeçalhos e colocando bordas para ficar esteticamente mais bonita. Veja como ficou nossa tabela de exemplo na ilustração abaixo:


Opa Dr., mas o que são essas colunas "Fórmula LIN" e "Fórmula MOD"?

Ahá! Aí é que está o segredo. Como você poderá observar, a fórmula LIN está retornando o número da linha de cada uma das células da coluna A. Já a fórmula MOD, retorna sempre 0 ou 1, pois ela está calculando o resto da divisão o valor da coluna D pelo número 2.

Exemplificando melhor:

E2 = resto entre a divisão de D2/2 --> 0
E3 = resto entre a divisão de D3/2 --> 1
E4 = resto entre a divisão de D4/2 --> 0 e assim sucessivamente...

Certo, e porque precisamos desse resultado alternado entre 0 e 1? Ora, justamente para que a tabela possa ser formatada diferentemente a cada nova linha, o 0 e o 1 é que farão com que a formatação condicional funcione de acordo com o resultado final que esperamos. vejamos agora como aplicar a formatação condicional usando nosso macete.

Selecione as células A2 até C2 e depois clique em "Início > Formatação Condicional > Nova Regra" (Excel 2007 e 2010), ou em "Formatar > Formatação Condicional" (Excel 2003).

Na tela que se abra nós iremos adicionar uma nova formatação mudando somente a cor de fundo das células, mas se você quiser ir mais longe, poderá formatar fontes e outras coisas. No Excel 2007/2010 você terá que informar que é uma nova regra do tipo "fórmula para determinar..." e no Excel 2003 você escolherá a opção "Fómula" na caixa de seleção.

A fórmula que nós usaremos é a seguinte:

=MOD(LIN(A2);2) = 0

Depois clique em "Formatar" e depois na aba "Preenchimento" e escolha a cor que deseja que sua tabela comece a ser colorida. Eu optarei por um tom de cinza. Confirme e, mantendo as mesmas células selecionadas, insira uma nova formatação condicional, mudando apenas a fórmula e a cor de fundo. A nova fórmula ficará da seguinte forma:

=MOD(LIN(A2);2) = 1

O resultado parcial pode ser visto na ilustração abaixo:


Agora para formatar as linhas restantes ficou moleza! Selecione novamente as células A2 até C2 e dê um CTRL+C, ou use o mouse, como preferir. Feito isso, selecione todas as células restantes da coluna A até a C, clique com o botão direito do mouse sobre elas e vá na opção "Colar Especial", marque a opção "Formatos" e clique em OK. O resultado deve ter ficado semelhante ao que vemos abaixo:


Agora cada vez que você precisar inserir uma nova linha, é só copiar a linha anterior inteirinha e colar abaixo que a cor será escolhida automaticamente de acordo com o número da linha, sem que você tenha que escolher as cores manualmente.

Não ficou mais elegante a nossa tabelinha? Esse recursos é particularmente muito útil para tabelas de fluxo de caixa, por exemplo, por que nos ajuda a visualizar melhor os lançamentos. E antes que eu me esqueça, o conteúdo das colunas D e E são dispensáveis, só foram colocados ali para que você compreenda melhor o funcionamento do macete.

Caso esteja com dificuldade para fazer o exemplo, encontrou algum erro ou simplesmente quer a ajuda do Dr. Planilha, poste nos comentários que responderei com a maior brevidade.

Planilha usada no exemplo:
Exemplo de Tabela Zebrada.xlsx

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...