Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou

Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Linhas de grade
  • As linhas de grade servem para facilitar a visualização das linhas, colunas e células de uma planilha e não serão visíveis quando o documento for impresso. 
  • Ao retirar as linhas de grade, você estará fazer para uma planilha inteira, não é possível ocultar linhas de grade para alguns intervalos de células.
  • Você pode ter planilhas em sua pasta com linhas de grade ocultas e outras não.
Se não souber a diferença entre Pasta e Planilha no Excel, leia o artigo: Qual a Diferença entre Pasta e Planilha do Excel? 

Bordas
  • As bordas tem como função principal a estética, principalmente se o objetivo for imprimir o documento. 
  • Você pode configurar diferentes padrões de borda para diferentes segmentos de sua planilha, com cores, traçados e espessuras distintas.
Compreendidas as diferenças, vamos aprender agora como remover as linhas de grade do Excel:

Excel 2003:
  1. Selecione a planilha para a qual deseja ocultar as linhas de grade.
  2. Clique em Ferramentas e depois em "Opções".
  3. Na tela que se abre, selecione a aba "Exibir" e, no quadro "Opções de Janela", desmarque a opção "Linhas de grade"
  4. Clique em OK para salvar e a planilha selecionada já não exibirá mais as linhas.

Excel 2007/2010
  1. Selecione a planilha para a qual deseja ocultar as linhas de grade.
  2. Clique no menu superior "Exibição"
  3. No quadro "Mostrar/Ocultar", desmarque a opção "Linhas de grade" e sua planilha já não exibirá mais grades.

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

  1. Gostei do blog, informações bem precisas e eficientes...Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Fico muito satisfeito que tenha gostado.

      Grande abraço do Dr. Planilha!

      Excluir

Postar um comentário

Use esse espaço para enviar suas dúvidas ou fazer críticas e sugestões. Todos os comentários serão postados após passarem pela moderação do Dr. Planilha para que seja mantido o alto nível do conteúdo do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia:
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria:

Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo.

Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma:

=B1/B2^2

Para entender entender melhor a fórmula:
B1 = PesoB2 = Al…

Dr. Planilha: Como Colar Valores Horizontais na Vertical e Vice-Versa no #Excel

Olá pessoal!

Trouxe uma dica rápida para vocês que ajuda muito no dia-a-dia e sei que muitas pessoas a desconhecem: colar valores com transposição da horizontal para a vertical ou da vertical para a horizontal.

Para explicar, vamos a um exemplo comum do quotidiano de quem trabalha com planilhas:

O departamento financeiro fornece à área de marketing um relatório com o valor total das vendas por vendedor, distribuído da seguinte forma:

O problema é que no relatório da área de marketing essas informações não estão distribuídas em colunas, mas sim, em linhas. Como resolver isso com o menor trabalho possível? Veremos a seguir.