sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dr. Planilha: Aprenda em 2 Minutos Como Bloquear Células no #Excel #dica

Quatro bons motivos para bloquear células no Excel
  1. Evitar que fórmulas ou dados sejam alterados indevidamente
  2. Evitar expor o segredo de cálculo de uma fórmula
  3. Garantir que uma planilha será usada exclusivamente para leitura
  4. Proteger contra plagiadores uma planilha sofisticada que você criou
Existem muitos outros, mas a maioria das vezes que você for bloquear células no Excel será pelos motivos acima.

Você pode bloquear todas as células de uma planilha, ou apenas algumas seções de sua planilha. Vamos a um passo-a-passo estruturado bem simples de como colocar isso em prática.

DESMARCANDO AS CÉLULAS DA PLANILHA PARA O BLOQUEIO

1. Selecione todas as células da planilha com a tecla de atalho Ctrl + T
2. Clique com o botão direito do mouse em qualquer uma das células
3. No menu que se abre, clique na opção "Formatar Células"
4. Vá até a aba chamada "Proteção"
5. Desmarque "Bloqueadas"
6. Clique em OK para salvar suas modificações

Esse passo é necessário para que toda a sua planilha não fique bloqueada, haja visto que o Excel cria uma nova planilha já com a opção "bloqueada" marcada para todas as células.


MARCANDO AS CÉLULAS DA PLANILHA PARA O BLOQUEIO
1. Selecione as células que você quer bloquear ou desbloquear
2. Clique com o botão direito do mouse nas células selecionadas
3. No menu que se abre, clique na opção "Formatar Células"
4. Vá até a aba chamada "Proteção"
5. Se está bloqueando, marque "Bloqueadas", caso contrário, desmarque "Bloqueadas"
6. Clique em OK para salvar suas modificações


Você acaba de informar ao Excel nesse momento que estas serão as células que deverão ser bloqueadas, todavia, elas ainda não estão bloqueadas. Você terá que definir agora a proteção, veja no passo-a-passo abaixo:

PROTEGENDO AS CÉLULAS
1. Visualizar as opções de proteção de planilhas
    1.1. No Excel 2003:
        1.1.1 No menu "Ferramentas" acesse a opção "Proteger" > "Proteger Planilha"
    1.2. No Excel 2007/2010:
        1.1.1. Selecione a aba "Revisão"
        1.1.2. No grupo Alterações, clique no botão "Proteger Planilha"
2. Marque a opção "Proteger planilha e o conteúdo de células bloqueadas"
3. Na caixa "Senha para desproteger a planilha", informe a senha que será usada
4. Clique em OK para salvar
5. Informe novamente a senha para confirmar



Está feito! Garanto que não levou mais do que dois minutos para bloquear sua primeira célula no Excel. E se precisar alterar as células que acabou de bloquear, basta repetir os passos de PROTEGENDO AS CÉLULAS para remover o bloqueio informando a senha.

Observe que quando acessamos a opção "Proteger Planilha" para informar a senha, uma lista de opções se abriu com vários itens desmarcados e apenas os itens "Selecionar células bloqueadas" e "Selecionar células desbloqueadas" estavam marcados.

Essa lista de opções permite que você faça várias combinações de tipos de proteção. Mas, se você não quiser que o usuário de sua planilha possa ver o conteúdo das fórmulas das células bloqueadas, desmarque também a opção "Selecionar células bloqueadas". Com isso ele poderá ver somente o resultado da fórmula e não a fórmula em si.

Um grande abraço do Dr. Planilha!


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