quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dr. Planilha: Como Saber o Dia da Semana de Uma Data no #Excel? #dica

Você precisa inserir uma coluna em sua tabela que mostre o dia da semana para cada uma das datas listadas sem ter que fazer isso na mão? Este artigo vai explicar como você resolverá facilmente este problema.

O exemplo que usarei é bastante simples, uma coluna para a data e outra para o dia da semana. A sua tabela poderá ser bem mais elaborada que essa, mas na prática, o resultado final será o mesmo.

Feito isso, vamos para o passo seguinte. Usaremos a fórmula chamada "DIA.DA.SEMANA" do Excel para que ele nos retorne o número do dia da semana para cada uma das datas. Preencha a fórmula na célula B2 conforme a imagem abaixo e posteriormente copie e cole nas demais células da coluna B (B7).

Observe que o padrão do Excel é considerar que a semana começa com o Domingo, ou seja:
1 = Domingo
2 = Segunda
...
7 = Sábado

Se você quiser que a semana inicie em um dia diferente do Domingo, sua fórmula deverá conter mais um parâmetro.

DIA.DA.SEMANA(DATA; TIPO)
O parâmetro chamado TIPO não é obrigatório e oferece as seguintes possibilidades de resultados:

=DIA.DA.SEMANA("01/05/2012") --> de 1 a 7 iniciando no Domingo e terminando no Sábado
O valor retornado será 3.

=DIA.DA.SEMANA("01/05/2012"; 1) --> de 1 a 7 iniciando no Domingo e terminando no Sábado
O valor retornado será 3.

=DIA.DA.SEMANA("01/05/2012"; 2) --> de 1 a 7 iniciando na Segunda e terminando no Domingo
O valor retornado será 2.

=DIA.DA.SEMANA("01/05/2012"; 3) --> de 0 a 6 iniciando na Segunda e terminando no Domingo
O valor retornado será 1.

Ok, tudo configurado e o número do dia da semana já está aparecendo nas células, mas convenhamos, o ideal é que no lugar do número seja exibido o nome do dia da semana. Vejamos então como fazer isso, é molezinha!

Selecione as células do intervalo B2 a B7, clique com o botão direito do mouse e em seguida escolha a opção "Formatar Células". Na aba chamada "Número" clique na categoria "Número" e logo em seguida na categoria "Personalizado". No campo "Tipo" informe o texto "dddd" (sem aspas) e clique em OK para salvar.


Sua tabela deverá ter ficado conforme figura abaixo:

Está feito! Caso tenha ficado alguma dúvida, pergunte ao Dr. Planilha.

Planilha usada no exemplo
Exemplo Como Saber o Dia da Semana de Uma Data.xls

Um grande abraço do Dr. Planilha!

4 comentários:

  1. Excelente dica, mas quando copiamos e colamos especial>valores, o dia da semana continua como número. Eu costumo usar a fórmula "=TEXTO(DIA.DA.SEMANA(XX);"dddd")", onde "XX" é a célula onde está a data que se quer referenciar. Isso serve por exemplo para o caso de se querer usar os dados compilados numa tabela dinâmica, rotulando por dia da semana... Abraço a todos e parabéns pelo site! Paulo Rocha (eng.pmrocha@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, muito boa sua contribuição!

      Abraços e obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Olá Doutor!

    Eu estou usando a função PROCV para procurar uma data em uma coluna. Porém, a minha data vem de um cálculo, ou seja, o valor da célula desta data é uma fórmula. Assim o retorno da função PROCV é #N/D. A fórmula não está errada pois quando eu escrevo a data nesta célula a função funciona corretamente. Em resumo, como posso trabalhar com a função PROCV em células que apresentam cálculos de datas.

    Atenciosamente freitas.cassia@aol.com

    Cássia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cássia!

      O motivo pelo qual o PROCV não está encontrando os valores é porque o resultado da fórmula que calcula a data retorna um valor ligeiramente diferente do que você está usando para pesquisar.

      Para tentar resolver esse problema, a primeira tentativa é verificar se a formatação de células está igual tanto na célula usada para a pesquisa, quanto na coluna pesquisada.

      Se unificar a formatação não resolver, você poderá adotar outro recurso, transformar os dois valores em texto formatado como data. Para fazer isso usaríamos a função TEXTO(). Considerando que tenho uma data na célula A1, a fórmula ficaria assim:

      =TEXTO(A1;"dd/mm/aaaa")

      Você poderia substituir o A1 pela sua fórmula que calcula a data e modificar toda a coluna que contém as datas que serão pesquisadas. Ao passar a data usada para fazer a pesquisa no PROCV(), formate-a também usando o mesmo recurso.

      Em meus testes esse artifício funcionou bem, espero que resolva seu problema.

      Se gostou da solução e do blog não deixe de compartilhar com seus amigos e colegas.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir

Use esse espaço para enviar suas dúvidas ou fazer críticas e sugestões. Todos os comentários serão postados após passarem pela moderação do Dr. Planilha para que seja mantido o alto nível do conteúdo do blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...