Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Qual a Diferença entre Pasta e Planilha do #Excel? #dica

Este é um artigo bastante básico de Excel, mas faz-se necessário para que os leitores iniciantes tenham a base para compreender os demais conteúdos do blog.

No Excel, a ideia é que uma planilha seja parte integrante de uma pasta e que uma pasta possa ter várias planilhas. Penso que quando essa nomenclatura foi estabelecida a ideia era a de correlacionar com pastas físicas, como as pastas suspensas que usamos em escritórios.


O mais comum é que usemos uma pasta com um objetivo comum para agrupar documentos que estejam relacionados entre si, considerando esse mesmo objetivo comum.

Por exemplo, podemos pensar em um arquivo de aço que é usado para guardar o dossiê dos funcionários de uma indústria ou comércio. Digamos que as gavetas sejam separadas em ordem alfabética, onde na primeira gaveta temos pastas de funcionários com nomes começando da letra "A" até "D". Cada pasta de funcionário terá vários documentos, entre eles ficha de dados pessoais, carta de recomendação, currículo atualizado, histórico de promoções, etc.

Fazendo uma analogia ao Excel, a pasta do funcionário seria a Pasta do Excel e os vários documentos seriam várias Planilhas do Excel.

O importante é que fique claro que, quando usarmos o termo "Planilha", o leitor deve ter em mente que ela faz parte de uma pasta e que, provavelmente, haverão outras planilhas na mesma pasta. A ilustração abaixo é mais um exemplo prático de como isso seria:


Apesar de ser um exemplo diferente do arquivo de funcionários, a ideia permanece a mesma. Temos aqui uma pasta chamada "Fluxo de Caixa 2012" que deverá conter todos os fluxos de caixa mensais deste ano distribuídos em várias planilhas. Você pode pensar em infinitas aplicações semelhantes, eu dei apenas dois exemplos comuns.

Caso você ainda tenha alguma dúvida relacionada a este assunto, envie sua pergunta que terei imenso prazer em respondê-la.

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia: O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria: Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo. Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma: =B1/B2^2 Para entender entender melhor a fórm

Dr. Planilha: Como tirar pontos e traços do CPF no #Excel

Um leitor do blog postou uma dúvida recentemente sobre formatação de números de CPF. Na verdade, ele desejava remover todos os caracteres diferentes de números, no caso pontos e hífen, mantendo apenas os números. Segue a pergunta: "A minha planilha tem uma coluna de números de CPF. Gostaria de tirar os pontos e o traço de todos os números da coluna. Como faço isso?" Costumeiramente eu solucionaria essa necessidade usando uma fórmula para substituir os caracteres "." e "-" por <vazio>, o que resulta em uma sequência de apenas números. A seguir descrevo como ficaria essa fórmula.