quarta-feira, 16 de maio de 2012

Dr. Planilha: Qual a Diferença entre Pasta e Planilha do #Excel? #dica

Este é um artigo bastante básico de Excel, mas faz-se necessário para que os leitores iniciantes tenham a base para compreender os demais conteúdos do blog.

No Excel, a ideia é que uma planilha seja parte integrante de uma pasta e que uma pasta possa ter várias planilhas. Penso que quando essa nomenclatura foi estabelecida a ideia era a de correlacionar com pastas físicas, como as pastas suspensas que usamos em escritórios.


O mais comum é que usemos uma pasta com um objetivo comum para agrupar documentos que estejam relacionados entre si, considerando esse mesmo objetivo comum.

Por exemplo, podemos pensar em um arquivo de aço que é usado para guardar o dossiê dos funcionários de uma indústria ou comércio. Digamos que as gavetas sejam separadas em ordem alfabética, onde na primeira gaveta temos pastas de funcionários com nomes começando da letra "A" até "D". Cada pasta de funcionário terá vários documentos, entre eles ficha de dados pessoais, carta de recomendação, currículo atualizado, histórico de promoções, etc.

Fazendo uma analogia ao Excel, a pasta do funcionário seria a Pasta do Excel e os vários documentos seriam várias Planilhas do Excel.

O importante é que fique claro que, quando usarmos o termo "Planilha", o leitor deve ter em mente que ela faz parte de uma pasta e que, provavelmente, haverão outras planilhas na mesma pasta. A ilustração abaixo é mais um exemplo prático de como isso seria:


Apesar de ser um exemplo diferente do arquivo de funcionários, a ideia permanece a mesma. Temos aqui uma pasta chamada "Fluxo de Caixa 2012" que deverá conter todos os fluxos de caixa mensais deste ano distribuídos em várias planilhas. Você pode pensar em infinitas aplicações semelhantes, eu dei apenas dois exemplos comuns.

Caso você ainda tenha alguma dúvida relacionada a este assunto, envie sua pergunta que terei imenso prazer em respondê-la.

Um grande abraço do Dr. Planilha!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...