Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Dúvida do Leitor - Conhecimento em Planilhas e #Excel para Entrevista de Emprego

PERGUNTA
Fui a uma entrevista de emprego disseram que para assumir a vaga eu teria que saber fazer planilhas. Gostaria de uma ajuda, a empresa é uma construtora.
Leitora: Ediléia

RESPOSTA
Olá Ediléia! Olha só, são duas dicas importantes que o Dr. Planilha quer dar à você quanto à sua pergunta:

1. Não prometa algo que não pode entregar. Ao concorrer a uma vaga de trabalho estás oferecendo um produto a um possível cliente, se ao final você não entregar o que ele esperava, a transação será desfeita e você perderá sua confiança.

2. Se houver tempo, faça urgentemente um curso de Excel para que tenha as bases, entenda o que são planilhas e tenha condições de construir planilhas básicas. O Dr. Planilha está aqui para lhe ajudar posteriormente com as planilhas mais complexas, mas você precisa do curso básico. Como indicação eu sugiro que visite o artigo Os 10 Melhores Cursos Grátis de Excel na Internet que escrevi há algumas semanas. Se começar hoje quem sabe dê tempo de ir para a próxima entrevista afiada no Excel!

Por fim, não perca mais tempo, mesmo que não seja possível conseguir a vaga na construtora em função do tempo curto para fazer um curso, não deixe de fazer os cursos que indiquei no link acima. Invista em sua carreira, conhecimento técnico de informática é essencial e em Excel então, nem se fala.

Desejo que, se não for esse, consiga outro emprego bem bacana, você merece!

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou

Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia:
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria:

Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo.

Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma:

=B1/B2^2

Para entender entender melhor a fórmula:
B1 = PesoB2 = Al…

Dr. Planilha: Como Colar Valores Horizontais na Vertical e Vice-Versa no #Excel

Olá pessoal!

Trouxe uma dica rápida para vocês que ajuda muito no dia-a-dia e sei que muitas pessoas a desconhecem: colar valores com transposição da horizontal para a vertical ou da vertical para a horizontal.

Para explicar, vamos a um exemplo comum do quotidiano de quem trabalha com planilhas:

O departamento financeiro fornece à área de marketing um relatório com o valor total das vendas por vendedor, distribuído da seguinte forma:

O problema é que no relatório da área de marketing essas informações não estão distribuídas em colunas, mas sim, em linhas. Como resolver isso com o menor trabalho possível? Veremos a seguir.