Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: O Que é uma Fórmula no #Excel? #dica

Pode parecer para alguns uma pergunta de resposta muito óbvia, mas é fato que muitas pessoas estão engatinhando com planilhas e essa é uma das perguntas mais comuns entre usuários mais "verdes".

Pois bem, vamos então saber hoje o que são "as tais das fórmulas".

CONCEITO
Por definição, uma fórmula em Excel nada tem de diferente daquelas fórmulas que aprendemos nas aulas de matemática. Em suma, podemos ou não trabalhar com variáveis (incógnitas) como X, Y, Z, ou somente com valores constantes, porém, o mais comum, é que trabalhemos 99,99% com variáveis. O motivo é que ao usarmos variáveis estamos dando dinamismo às nossas planilhas e você irá entender isso melhor no tópico a seguir.

PRÁTICA
Vou usar como exemplo a fórmula matemática com variáveis que pode ser uma das mais usadas em nosso dia-a-dia, a regra de 3 simples, bastante comum quando queremos calcular percentuais ou proporções de alguma coisa. Em nosso exemplo usarei o seguinte problema:
O pintor Zé da Tinta previu que até o final da semana teria pintado aproximadamente 200m² das paredes de uma obra. Ao final da semana, após realizarmos uma medição, percebemos que ele havia pintado somente 150m² do que havia previsto. Quanto, em percentual, o Zé da Tinta conseguiu concluir da meta que ele mesmo propôs até o final da semana?
Resolveríamos essa questão rapidamente no papel, mais ou menos assim:

200m² --> 100%
150m² --> X%

X = (150*100)/200 --> 75%

E no Excel, uma possível solução seria a seguinte:

1. Na célula A1 preencha com o texto: Previsto (m²)
2. Na célula A2 preencha com o texto: Realizado (m²)
3. Na célula A3 preencha com o texto: % de conclusão
4. Na célula B1 preencha com o valor: 200
5. Na célula B2 preencha com o valor: 150
6. Na célula B3 preencha com a fórmula: =(B2*100)/B1

Observe que imediatamente após termos informado a fórmula o valor 75 será apresentado na célula B3. Estamos nesse exemplo do Excel trabalhando com duas variáveis, A2 e A1. Qual a vantagem disso? Podemos agora "brincar" com os valores de nosso problema sem ter que refazer a fórmula. Faça o teste substituindo os valores de B1 e B2.

Note uma coisa importante no item 6, antes do parêntesis há um sinal de igual (=), ele determina que o conteúdo da célula não é um valor, mas sim, um cálculo. Se você inserir a fórmula sem o sinal de igual antes, o Excel irá retornar um erro.

Espero que agora tenha ficado mais claro o que é e como podem ser usadas as fórmulas no Excel. De toda forma, se ainda tiver dúvidas, CLIQUE AQUI e pergunte o que quiser ao Dr. Planilha agora mesmo!

Abaixo a planilha usada no exemplo
Exemplo de Regra de Três.xls

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou

Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia:
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria:

Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo.

Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma:

=B1/B2^2

Para entender entender melhor a fórmula:
B1 = PesoB2 = Al…

Dr. Planilha: Como Colar Valores Horizontais na Vertical e Vice-Versa no #Excel

Olá pessoal!

Trouxe uma dica rápida para vocês que ajuda muito no dia-a-dia e sei que muitas pessoas a desconhecem: colar valores com transposição da horizontal para a vertical ou da vertical para a horizontal.

Para explicar, vamos a um exemplo comum do quotidiano de quem trabalha com planilhas:

O departamento financeiro fornece à área de marketing um relatório com o valor total das vendas por vendedor, distribuído da seguinte forma:

O problema é que no relatório da área de marketing essas informações não estão distribuídas em colunas, mas sim, em linhas. Como resolver isso com o menor trabalho possível? Veremos a seguir.