Pular para o conteúdo principal

Dúvida do Leitor - Como Pintar Células Conforme o Número de Dias de Diferença Entre Duas Datas no #Excel? #dúvida #dica

PERGUNTA:
Tenho uma tabela com várias datas e preciso fazer o seguinte:
Data inicial e da próxima manutenção, sabendo que, quando estiver faltando 30 dias para a
próxima manutenção, a data deve ficar na cor amarela, 15 dias na cor azul e com a data da
manutenção vencida na cor vermelha.

Autor: Edson

RESPOSTA:
Edson, a melhor forma de resolvermos essa questão é usando formatação condicional do Excel. Como não disseste a versão do teu Excel, vou descrever os passos considerando que seja a versão 2007. Caso as telas sejam muito diferentes, poste suas dúvidas como comentário que eu lhe darei as coordenadas para a sua versão.

Mencionaste duas colunas de datas, porém entendi que para nosso problema apenas a data da próxima manutenção que é relevante. Então criarei uma planilha de exemplo somente com a data da próxima manutenção e uma coluna contendo a quantidade de dias entre a data de hoje e a data da próxima manutenção. 

Um porém apenas, como não detalhou quais os limites inferiores e superiores de cada uma das faixas de cor, eu vou deduzir uma combinação de faixas e você irá adaptá-la, caso não esteja de acordo com sua necessidade.

VERDE: maior que 30 dias
AMARELO: entre 16 e 30 dias
AZUL: entre 1 e 15 dias
VERMELHO: igual a 0 ou negativo

Pintaremos o fundo das células da coluna da data com a cor conforme as faixas de valores que mencionaste na pergunta. A tabela vai ficar inicialmente da seguinte forma:


A fórmula da célula B2 ficou da seguinte forma: =HOJE()-A2. Faça para a célula B2 e copie posteriormente nas demais linhas. Esta coluna servirá para analisarmos se o resultado final está condizente com o que o problema propõe.

Feito isso, selecione a célula A2 e vá em formatação condicional para inserir uma nova regra. Escolha a opção "Fórmula" e crie as regras conforme descrito a seguir.


REGRA 1: Para a primeira regra pinte o fundo de verde (ou branco, se preferir):
=HOJE()-A2>30

REGRA 2: Para a segunda regra pinte o fundo de amarelo:
=HOJE()-A2>15

REGRA 3: Para a terceira regra pinte o fundo de azul:
=HOJE()-A2>0

REGRA 4: Para a primeira regra pinte o fundo de vermelho:
=HOJE()-A2<1

Agora uma observação muito importante, a sequência das regras deve ser EXATAMENTE igual a que apresentei acima, pois elas são mutuamente excludentes, ou seja, se a REGRA 1 for satisfeita, ele não executará as regras seguintes. Se a fórmula da REGRA 1 não for satisfeita, ele testará a REGRA 2 e assim subsequentemente.

Nossa tabela final ficou da seguinte forma:


Edson, repito que como não detalhou muito bem as faixas de valor, pode estar um pouco diferente do que realmente você precisa, no entanto é só ajustar as faixas nas fórmulas. Se tiver dificuldades em fazer isso sozinho, poste um comentário que eu lhe ajudarei a configurar.

Abaixo a planilha usada no exemplo:
Exemplo Formatação Condicional.xlsx (Excel 2007)
Exemplo Formatação Condicional.xls (Excel 97-2003)

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou

Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia:
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria:

Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo.

Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma:

=B1/B2^2

Para entender entender melhor a fórmula:
B1 = PesoB2 = Al…

Dr. Planilha: Como Colar Valores Horizontais na Vertical e Vice-Versa no #Excel

Olá pessoal!

Trouxe uma dica rápida para vocês que ajuda muito no dia-a-dia e sei que muitas pessoas a desconhecem: colar valores com transposição da horizontal para a vertical ou da vertical para a horizontal.

Para explicar, vamos a um exemplo comum do quotidiano de quem trabalha com planilhas:

O departamento financeiro fornece à área de marketing um relatório com o valor total das vendas por vendedor, distribuído da seguinte forma:

O problema é que no relatório da área de marketing essas informações não estão distribuídas em colunas, mas sim, em linhas. Como resolver isso com o menor trabalho possível? Veremos a seguir.