quarta-feira, 2 de maio de 2012

Dr. Planilha: Como Usar Intervalos Nomeados nas Fórmulas do #Excel #dica

Antes de mais nada vou explicar o que são intervalos nomeados. O objetivo principal é o de simplificar o acesso a intervalos que são acessados várias vezes dentro de uma mesma planilha.

Considerando que esse intervalo vá ser usado em várias pastas de nossa planilha, toda vez teríamos que ainda informar na frente da referência o nome da pasta na qual ela se encontra (Ex.: Pasta1!A2).

Vou supor que nesse intervalo o usuário tenha informado a cotação do dólar, que será usada para calcular várias fórmulas em várias pasta desta nossa planilha. O que você acha que seria mais fácil, lembrar do nome "Cotação" ou "Pasta1!A2"? Você há de concordar comigo que a primeira opção é muito mais prática e elegante.
Ok, entendido o conceito e combinados que intervalos nomeados são um recurso interessante, vamos à prática.

COMO CRIAR INTERVALOS NOMEADOS
É mais simples do que parece. Na Pasta1, informe na célula A1 o texto "Cotação do Dólar" e na célula A2 informe a cotação do dólar 1,85 (fictícia). Agora clique na célula A2 e em seguida digite o texto "Cotação" na "Caixa de nome" e pressione ENTER, conforme ilustrado abaixo.


O Intervalo já está nomeado, agora vamos ao uso.

COMO USAR INTERVALOS NOMEADOS
Suponho que queiramos converter um valor de reais para dólares, na Pasta2 informe em A1 o valor 185,00 e na célula A2 a fórmula:

=A1\Cotação

O resultado final pode ser observado na ilustração abaixo.


Agora você pode usar o termo "Cotação" em qualquer lugar onde precise fazer cálculos envolvendo a cotação e, quando tiver que atualizar a cotação, terá que fazer apenas em uma célula de toda a planilha para que todas as fórmulas estejam atualizadas também.

Se o seu intervalo não for de uma única célula, mas sim de uma matriz com várias colunas e linhas, poderá utilizar também o nome criado para simplificar fórmulas com funções que usam matriz, como PROCV e PROCH. Um exemplo:

=PROCV(A1;INFLAÇÃOPORANO;2;FALSO)

Essa fórmula supõe que temos uma tabela com duas colunas em algum lugar da planilha onde na primeira coluna temos os anos e na segunda coluna temos os índices de inflação. Ao usar o intervalo nomeado "INFLAÇÃOPORANO" na função PROCV, estamos simplificando seu uso porque não precisamos saber onde está essa matriz e nem qual o seu tamanho em linhas.

Planilha usada no exemplo:
Exemplo Intervalos Nomeados.xls

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...