Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Como Usar Menu Surpresa do #Excel para Datas (Alpha) #dica

Descobri quase sem querer um recurso muito interessante do Excel que chamo de "Menu Surpresa Alpha" e "Menu Surpresa Beta". Tratam-se de dois tipos de menus do tipo popup que oferecem ao usuário opções avançadas de formatação e preenchimento de células. Neste artigo falarei exclusivamente sobre o Menu Surpresa Alpha.

MENU SURPRESA ALPHA
O primeiro menu surpresa (apelidado carinhosamente de Alpha) é específico para aplicação com datas. Para usá-lo é muito simples, informe uma data em uma célula qualquer, selecione-a e então mova o mouse para o canto inferior direito da célula até que o cursor do mouse mude para uma cruz (ilustração abaixo).


Agora com o mouse posicionado, clique com o botão direito e arraste para onde quiser, na vertical ou horizontal (eu selecionei na horizontal até a coluna D). O Excel apresentará um menu como o abaixo:


Vamos analisar as opções do menu:
  • Copiar células: copia o valor da primeira célula para todas as demais selecionadas, ou seja, em nosso exemplo ele irá preencher até a célula D1 com o valor 03/05/2012.
  • Preencher Série: esta opção irá incrementar o dia a cada nova célula, o que significa que B1 receberá 04/05/2012, C1 receberá 05/05/2012 e D1, 06/05/2012.
  • Preencher formatação somente: neste caso não serão preenchidas com valor as células, mas sim, com  toda a formatação aplicada na célula A1. Significa que se na célula A1 houverem cores de fundo, de fonte, formatação de valores, bordas, formatação condicional, ou qualquer outro tipo de formato, tudo será replicado para as células destino, mas sem valores.
  • Preencher sem formatação: o resultado é similar com a opção "Preencher Série", com a diferença que os valores incrementados não terão qualquer tipo de formatação. No caso das datas, ao invés de termos a data no formato dd/mm/aaaa, ela será apresentada no formato geral, que interpreta datas como números (41033, 41034 e 41035).
  • Preencher dias: neste caso o resultado final é igual ao "Preencher Série". Pra falar a verdade, não consegui identificar o que uma opção faz de diferente da outra. Assim que descobrir eu aviso :)
  • Preencher dias da semana: este recursos é interessante, serão preenchidas as células com os dias subsequentes somente dos dias úteis da semana. Em nosso exemplo significa dizer que teríamos a seguinte sequência: A1 = 03/05/2012 (quinta) | B1 = 04/05/2012 (sexta) | C1 = 07/05/2012 (segunda) | D1 = 08/05/2012 (terça).
  • Preencher meses: nesta opção, as células subsequentes serão preenchidas com o mesmo dia, incrementando somente o mês. Significa que a célula D1 receberá o valor 03/08/2012.
  • Preencher anos: similar à anterior, com a diferença de que o que é incrementado é o ano. Nesse caso D1 receberá o valor 03/05/2015.
  • Série: similar também à opção "Preencher Série", com a diferença que abrirá uma nova tela que lhe permitirá configurar como a série será preenchida, conforme ilustração abaixo.

Se ficou alguma dúvida, fique à vontade e pergunte que o Dr. Planilha responde.

NOTA para os usuários da planilha de cálculo do LibreOffice: é possível fazer algo bem semelhante sem o uso do botão direito do mouse. Basta preencher a primeira célula da série com o primeiro valor da série, selecionar todas as células da série, clicar no menu "Editar" > "Preencher" > "Série". A tela, inclusive, é muito semelhante à do MS Excel.

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia: O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria: Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo. Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma: =B1/B2^2 Para entender entender melhor a fórm

Dr. Planilha: Como tirar pontos e traços do CPF no #Excel

Um leitor do blog postou uma dúvida recentemente sobre formatação de números de CPF. Na verdade, ele desejava remover todos os caracteres diferentes de números, no caso pontos e hífen, mantendo apenas os números. Segue a pergunta: "A minha planilha tem uma coluna de números de CPF. Gostaria de tirar os pontos e o traço de todos os números da coluna. Como faço isso?" Costumeiramente eu solucionaria essa necessidade usando uma fórmula para substituir os caracteres "." e "-" por <vazio>, o que resulta em uma sequência de apenas números. A seguir descrevo como ficaria essa fórmula.