Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Calcule seu IMC on-line


Boa noite galera!

Mais um post baseado no Google Docs, uma cortesia aos leitores com uma planilha parcialmente "protegida" feita na suíte Google em que qualquer um pode editar sem nem mesmo necessitar de uma conta Google para login.

A função dela é ajudar os interessados a calcularem seu IMC (Índice de Massa Corporal), e foi feita com base em um desafio imposto a mim pelo Dr. Planilha. A planilha deveria ser aberta ao público geral (sem necessidade de login) e apenas com "certos" campos editáveis. Ora, apenas "certos" campos porque se a planilha fosse totalmente aberta poderia facilmente - por qualquer erro/equívoco/sacanagem das pessoas ao preencher - ficar totalmente inutilizada.

Como o Google Spreadsheet (ou Planilhas, ou Drive, ou "Excel" do Google, etc) AINDA* não permite a proteção apenas de células específicas, foi feita uma adaptação com base em scripts, que retornam o valor e forma original das células que não devem ser modificadas. Obviamente, é uma adaptação de um recurso que não tem esse intuito, de forma amadora, para preencher uma lacuna do sistema.
Ela está aí para testarem, então, fiquem a vontade de tentar fazer o que quiserem com ela.


* Um fato interessante! Parece que o Google vai começar a disponibilizar os campos protegidos, ao invés da possibilidade de proteger apenas uma planilha inteira. Esse é um recurso que inibe o uso profissional do Google Drive por muitas pessoas. Segue uma imagem abaixo que comprova isto. Procurei em blogs que tratam do Docs e não achei nada a respeito, se alguém souber, comente para nós. Ao testar por aqui ainda não obtive êxito, parece que há umas falhas por enquanto, mas já é um bom sinal que vai resolver o problema de MUITA gente! :D


Obs.: Não me estendi no assunto do que é IMC, mas deixei um link da Wikipedia logo no começo para quem quer entender o que é esse Índice. Particularmente, não uso como padrão por ser praticamente de musculação, o que deixa os números bem fora dos padrões devido ao peso da "massa magra". Há meios mais precisos para calcular o percentual de gordura, qualquer dúvida procurem um médico ou nutricionista! A título de curiosidade, eu estaria com Obesidade Nível II (1,83m e 117kg). :O

Um grande abraço, do Filipe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou

Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia:
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria:

Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo.

Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma:

=B1/B2^2

Para entender entender melhor a fórmula:
B1 = PesoB2 = Al…

Dr. Planilha: Como Colar Valores Horizontais na Vertical e Vice-Versa no #Excel

Olá pessoal!

Trouxe uma dica rápida para vocês que ajuda muito no dia-a-dia e sei que muitas pessoas a desconhecem: colar valores com transposição da horizontal para a vertical ou da vertical para a horizontal.

Para explicar, vamos a um exemplo comum do quotidiano de quem trabalha com planilhas:

O departamento financeiro fornece à área de marketing um relatório com o valor total das vendas por vendedor, distribuído da seguinte forma:

O problema é que no relatório da área de marketing essas informações não estão distribuídas em colunas, mas sim, em linhas. Como resolver isso com o menor trabalho possível? Veremos a seguir.