quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Dr. Planilha: Calcule seu IMC on-line


Boa noite galera!

Mais um post baseado no Google Docs, uma cortesia aos leitores com uma planilha parcialmente "protegida" feita na suíte Google em que qualquer um pode editar sem nem mesmo necessitar de uma conta Google para login.

A função dela é ajudar os interessados a calcularem seu IMC (Índice de Massa Corporal), e foi feita com base em um desafio imposto a mim pelo Dr. Planilha. A planilha deveria ser aberta ao público geral (sem necessidade de login) e apenas com "certos" campos editáveis. Ora, apenas "certos" campos porque se a planilha fosse totalmente aberta poderia facilmente - por qualquer erro/equívoco/sacanagem das pessoas ao preencher - ficar totalmente inutilizada.

Como o Google Spreadsheet (ou Planilhas, ou Drive, ou "Excel" do Google, etc) AINDA* não permite a proteção apenas de células específicas, foi feita uma adaptação com base em scripts, que retornam o valor e forma original das células que não devem ser modificadas. Obviamente, é uma adaptação de um recurso que não tem esse intuito, de forma amadora, para preencher uma lacuna do sistema.
Ela está aí para testarem, então, fiquem a vontade de tentar fazer o que quiserem com ela.


* Um fato interessante! Parece que o Google vai começar a disponibilizar os campos protegidos, ao invés da possibilidade de proteger apenas uma planilha inteira. Esse é um recurso que inibe o uso profissional do Google Drive por muitas pessoas. Segue uma imagem abaixo que comprova isto. Procurei em blogs que tratam do Docs e não achei nada a respeito, se alguém souber, comente para nós. Ao testar por aqui ainda não obtive êxito, parece que há umas falhas por enquanto, mas já é um bom sinal que vai resolver o problema de MUITA gente! :D


Obs.: Não me estendi no assunto do que é IMC, mas deixei um link da Wikipedia logo no começo para quem quer entender o que é esse Índice. Particularmente, não uso como padrão por ser praticamente de musculação, o que deixa os números bem fora dos padrões devido ao peso da "massa magra". Há meios mais precisos para calcular o percentual de gordura, qualquer dúvida procurem um médico ou nutricionista! A título de curiosidade, eu estaria com Obesidade Nível II (1,83m e 117kg). :O

Um grande abraço, do Filipe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...