quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dr. Planilha: Como Criar Gráficos Dinâmicos no #Excel

Olá amigos, estava com saudades de postar aqui no blog!

Vamos começar com um assunto bacana, coisa que não havia explorado ainda por aqui: Como Criar Gráfico Dinâmico no Excel.

Na verdade essa postagem nasceu para atender a um pedido de um leitor do blog, nosso amigo Lázaro, que foi postado na forma de comentário em nossa página de contato.

O Lázaro possui uma planilha até bastante elaborada, mas está com uma dificuldade que é bastante comum. Ele precisa aplicar vários filtros em conjunto e que o resultado disso seja replicado em um gráfico. Ou seja, sem filtros o gráfico mostra todos os valores, ao aplicarmos os filtros, o gráfico deve mostrar apenas o universo de dados filtrado.

Acredito que seja possível resolver esse problema usando colunas filtradas em conjunto com a função SE e a função SUBTOTAL. Mas sinceramente, só de pensar já dá um cansaço, é muita "hora homem" pra resolver um problema que pode ser solucionado com alguns cliques usando Gráficos Dinâmicos.

Pois vamos ao dito, descreverei a seguir um passo-a-passo o mais simples possível para que você, leitor, e o meu amigo Lázaro, possam facilmente matar essa xarada em 5 minutinhos bem gastos.

Antes de mais nada, vou mostrar como está organizado meu arquivo do Excel.

Usei a mesma estrutura do arquivo enviado pelo Lázaro, com a diferença que removi algumas colunas que não fazem parte dos filtros que ele quer aplicar (poderia ter deixado, só quis simplificar). Também modifiquei os dados para não expor a empresa onde ele trabalha.

Observem que temos duas planilhas, uma chamada "Dados" e outra chamada "Gráfico Dinâmico". A planilha "Dados" deve conter as informações "cruas" sem filtros que usaremos para montar nosso gráfico. A segunda planilha é onde ficarão as opções de filtro e o gráfico, propriamente dito.

O primeiro passo é selecionar todas as colunas e linhas da planilha "Dados" e posteriormente clicar em "Inserir > Tabela Dinâmica > Gráfico Dinâmico".

O Excel abrirá uma janela como a ilustrada abaixo para fazermos algumas configurações iniciais antes de inserir o Gráfico Dinâmico.

Pois bem, por padrão a opção "Escolha o local no qual deseja..." vem marcada como "Nova Planilha", no entanto, em nosso exemplo eu escolhi inserir o gráfico na nossa planilha "Gráfico Dinâmico", como podem ver na figura acima. Depois disso, pode dar OK e vamos para a configuração dos campos. A figura abaixo mostra todos os campos já configurados.

Observe que o campo "REFERÊNCIA" ficou desmarcado e não foi usado em lugar algum. O objetivo foi somente o de mostrar que pode-se ter não somente os campos que vamos usar, sem que isso atrapalhe nosso gráfico. Basta deixar o campo desmarcado e não arrastá-lo para nenhuma das caixas de opção de campo.

Conforme pode ser visto na imagem acima, devem ser feitas 4 configurações de campos, a saber:

  • Filtros de Relatório: clique a arraste TODOS os campos listados na caixa sublinhada de vermelho para a caixa inferior à esquerda correspondente. Isso vai nos permitir fazer uma série de combinações de filtros.
  • Campos de Eixos (Categoria): clique e arraste APENAS o campo "ATIVIDADE" para o quadro correspondente mais abaixo à esquerda, para que seja adicionado ao eixo X do gráfico.
  • Campos de Legenda (Série): no nosso exemplo não será usado.
  •  Valores: clique e arraste APENAS o campo "ATIVIDADE", pois desejamos que ele seja contado para que os valores apareçam no gráfico.

Uma vez configurados os campos, teremos um resultado parecido com o da imagem abaixo:

Como é de se imaginar, o quadro "FILTROS" apresenta todos os campos que podemos filtrar para dar a flexibilidade que desejarmos ao gráfico. O quadro "RESUMO" apresenta os dados consolidados que são apresentados no gráfico, conforme os filtros selecionados.

Este passo-a-passo foi preparado considerando apenas o Excel 2007/2010, todavia, é possível fazer o mesmo tipo de trabalho para o Excel 2003. Se alguém desejar é só pedir que eu disponibilizo em outro post.

Perdoem-me se o texto estiver com algum erro de português, priorizei a velocidade para poder dar vazão nos pedidos do pessoal. Mais tarde faço uma revisão para ver se ficou alguma coisa pra trás.

E caso tenha ficado alguma dúvida o espaço dos comentários está à disposição.

Segue o link do exemplo:
Exemplo Gráfico Dinâmico.xlsx

Um grande abraço do Dr. Planilha!

5 comentários:

  1. Doutor, muito obrigado pela ajuda! Caso surja alguma dúvida, entrarei em contato! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há o que agradecer Lázaro.

      Com certeza, se ficar alguma dúvida sinta-se à vontade para postar que responderei assim que possível.

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Dr, gostaria que me ajudasse numa demanda.
    Quando crio um gráfico dinâmico, faço a seleção dos dados e monto as informações. Por exemplo: produção por dia. Daí o gráfico mostra as informações, dia 01, 100ton, dia 02, 200ton e dia 03, 300ton, por exemplo. Já vi uns gráficos que além desta informação, no final do lado direito, aparece uma barra com o total. Pelo exemplo, 600ton. Você sabe colocar esse total?

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Uma forma simples de fazer isso é adicionar uma nova série que conterá os valores totalizados. Aliás, independente de ser gráfico estático ou dinâmico, esse é um recurso que eu uso muito.

      Ao final, você pode configurar essa série para ser exibida como um novo eixo vertical, ou no mesmo eixo dos demais valores. Quando os totais apresentam valores muito extremos, o melhor é exibir em um eixo secundário para evitar que o gráfico fique muito "esticado".

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  3. Tenho uma tabela, com a seguinte configuração:

    ......Janeiro....fevereiro.....março.......abril
    a.........8..........7...........5...........3
    b.........5..........2...........3...........9
    c.........0..........1...........9...........4

    preciso fazer uma tabela onde eu possa filtrar os meses, no caso coloquei até abril mas será até dezembro, onde ele vai mostrar a comparação de "a" "b" "c" durante os meses que eu selecionei.

    Como faria isso?
    Att, Matheus

    ResponderExcluir

Use esse espaço para enviar suas dúvidas ou fazer críticas e sugestões. Todos os comentários serão postados após passarem pela moderação do Dr. Planilha para que seja mantido o alto nível do conteúdo do blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...