quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dr. Planilha: Como Criar Gráficos Dinâmicos no #Excel

Olá amigos, estava com saudades de postar aqui no blog!

Vamos começar com um assunto bacana, coisa que não havia explorado ainda por aqui: Como Criar Gráfico Dinâmico no Excel.

Na verdade essa postagem nasceu para atender a um pedido de um leitor do blog, nosso amigo Lázaro, que foi postado na forma de comentário em nossa página de contato.

O Lázaro possui uma planilha até bastante elaborada, mas está com uma dificuldade que é bastante comum. Ele precisa aplicar vários filtros em conjunto e que o resultado disso seja replicado em um gráfico. Ou seja, sem filtros o gráfico mostra todos os valores, ao aplicarmos os filtros, o gráfico deve mostrar apenas o universo de dados filtrado.

Acredito que seja possível resolver esse problema usando colunas filtradas em conjunto com a função SE e a função SUBTOTAL. Mas sinceramente, só de pensar já dá um cansaço, é muita "hora homem" pra resolver um problema que pode ser solucionado com alguns cliques usando Gráficos Dinâmicos.

Pois vamos ao dito, descreverei a seguir um passo-a-passo o mais simples possível para que você, leitor, e o meu amigo Lázaro, possam facilmente matar essa xarada em 5 minutinhos bem gastos.

Antes de mais nada, vou mostrar como está organizado meu arquivo do Excel.

Usei a mesma estrutura do arquivo enviado pelo Lázaro, com a diferença que removi algumas colunas que não fazem parte dos filtros que ele quer aplicar (poderia ter deixado, só quis simplificar). Também modifiquei os dados para não expor a empresa onde ele trabalha.

Observem que temos duas planilhas, uma chamada "Dados" e outra chamada "Gráfico Dinâmico". A planilha "Dados" deve conter as informações "cruas" sem filtros que usaremos para montar nosso gráfico. A segunda planilha é onde ficarão as opções de filtro e o gráfico, propriamente dito.

O primeiro passo é selecionar todas as colunas e linhas da planilha "Dados" e posteriormente clicar em "Inserir > Tabela Dinâmica > Gráfico Dinâmico".

O Excel abrirá uma janela como a ilustrada abaixo para fazermos algumas configurações iniciais antes de inserir o Gráfico Dinâmico.

Pois bem, por padrão a opção "Escolha o local no qual deseja..." vem marcada como "Nova Planilha", no entanto, em nosso exemplo eu escolhi inserir o gráfico na nossa planilha "Gráfico Dinâmico", como podem ver na figura acima. Depois disso, pode dar OK e vamos para a configuração dos campos. A figura abaixo mostra todos os campos já configurados.

Observe que o campo "REFERÊNCIA" ficou desmarcado e não foi usado em lugar algum. O objetivo foi somente o de mostrar que pode-se ter não somente os campos que vamos usar, sem que isso atrapalhe nosso gráfico. Basta deixar o campo desmarcado e não arrastá-lo para nenhuma das caixas de opção de campo.

Conforme pode ser visto na imagem acima, devem ser feitas 4 configurações de campos, a saber:

  • Filtros de Relatório: clique a arraste TODOS os campos listados na caixa sublinhada de vermelho para a caixa inferior à esquerda correspondente. Isso vai nos permitir fazer uma série de combinações de filtros.
  • Campos de Eixos (Categoria): clique e arraste APENAS o campo "ATIVIDADE" para o quadro correspondente mais abaixo à esquerda, para que seja adicionado ao eixo X do gráfico.
  • Campos de Legenda (Série): no nosso exemplo não será usado.
  •  Valores: clique e arraste APENAS o campo "ATIVIDADE", pois desejamos que ele seja contado para que os valores apareçam no gráfico.

Uma vez configurados os campos, teremos um resultado parecido com o da imagem abaixo:

Como é de se imaginar, o quadro "FILTROS" apresenta todos os campos que podemos filtrar para dar a flexibilidade que desejarmos ao gráfico. O quadro "RESUMO" apresenta os dados consolidados que são apresentados no gráfico, conforme os filtros selecionados.

Este passo-a-passo foi preparado considerando apenas o Excel 2007/2010, todavia, é possível fazer o mesmo tipo de trabalho para o Excel 2003. Se alguém desejar é só pedir que eu disponibilizo em outro post.

Perdoem-me se o texto estiver com algum erro de português, priorizei a velocidade para poder dar vazão nos pedidos do pessoal. Mais tarde faço uma revisão para ver se ficou alguma coisa pra trás.

E caso tenha ficado alguma dúvida o espaço dos comentários está à disposição.

Segue o link do exemplo:
Exemplo Gráfico Dinâmico.xlsx

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...