Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Como Migrar a Função PROCV do Excel para o Google Docs


Boa noite galera!

O Dr. Planilha me trouxe uma dúvida de um leitor do blog acerca do Google Docs e estou aqui para resolvê-la. Segue o questionamento enviado:
"Dr. Planilha, poderia me ajudar. Tenho 2 planilhas no google docs originais do google. Usando essas mesmas 2 planilhas no excel eu tenho a função procv onde eu na planilha 1 C1 eu coloco =procv(a2;'planilha2'!$a$2:$L$300;6;falso) como ficaria essa função na planilha do google?"
A primeira reação que eu tive ao ler a pergunta foi: será que são dois arquivos diferentes? Ou são duas planilhas (abas) do mesmo arquivo? Bom, para não ficar devendo nada a ninguém, vamos deixar já as duas soluções.

Problema 1: Função PROCV do Excel transportada para o Google Spreadsheet, buscando os dados na mesma planilha.


Solução: Para começar, a função PROCV do Excel (PT-BR) é utilizada tal como no Excel internacional, chamada de VLOOKUP. Possui a mesma sintaxe, vejam:

Excel: PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo

Google Drive: VLOOKUP(critério_pesquisa; matriz; índice; ordem_classificação)

Logo, a fórmula exemplo utilizada na pergunta, ficaria praticamente igual, modificando apenas o nome da função. Considerando que na planilha do Google ao remeter para outra aba não precisa dos apóstrofos e ao invés de "Falso" se utiliza "False". Assim, teremos:

Fórmula Excel: =procv(a2;'planilha2'!$a$2:$L$300;6;falso)
Fórmula GDocs: =vlookup(A2;planilha2!$A$2:$L$300;6;FALSE) 


Problema 2: Utilizar função equivalente ao PROCV para fazer uma consulta referente a dados de uma planilha externa.


Solução: Esse já é um e pouco mais trabalhoso. Vamos precisar combinar duas funções do Google Drive, são elas: VLOOKUP (já vista acima) e a ImportRange. Por que isso? Porque ainda não existe maneira de fazer uma consultar baseada nos dados de outro arquivo (faz tempo que não utilizo o Excel intensamente, mas acredito que nele tenha uma maneira de fazer isso diretamente).

Sobre a VLOOKUP já vimos como funciona na solução do "Problema 1", então resta explicar como funciona esta função chamada "ImportRange". O objetivo dela é importar determinado intervalo de um arquivo diferente (IMPORTANTE, você precisa ser proprietário ou ter sido adicionado como colaborador ou visualizador do arquivo para a função agir corretamente)

Um grande abraço!

Filipe Menezes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou

Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia:
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria:

Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo.

Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma:

=B1/B2^2

Para entender entender melhor a fórmula:
B1 = PesoB2 = Al…

Dr. Planilha: Como Colar Valores Horizontais na Vertical e Vice-Versa no #Excel

Olá pessoal!

Trouxe uma dica rápida para vocês que ajuda muito no dia-a-dia e sei que muitas pessoas a desconhecem: colar valores com transposição da horizontal para a vertical ou da vertical para a horizontal.

Para explicar, vamos a um exemplo comum do quotidiano de quem trabalha com planilhas:

O departamento financeiro fornece à área de marketing um relatório com o valor total das vendas por vendedor, distribuído da seguinte forma:

O problema é que no relatório da área de marketing essas informações não estão distribuídas em colunas, mas sim, em linhas. Como resolver isso com o menor trabalho possível? Veremos a seguir.