Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Conteúdo Dinâmico para Caixas de Texto, Balões Explicativos e Títulos de Gráfico no Excel

O leitor Rafael Almeida nos enviou uma dúvida essa semana sobre gráficos dinâmicos que achei muito pertinente. Lembrei imediatamente de uma solução bastante flexível para essa situação e outras tantas mais, já que não se aplica somente à gráficos.

Segue a dúvida do Rafael:
"Boa tarde, estou trabalhando com um Gráfico Dinâmico, este contém um campo de Filtro, gostaria de levar o valor do filtro para o título do gráfico, por exemplo: Em um gráfico pizza, de total de vendas por grupo de produto, onde eu tenho os vendedores no filtro, gostaria q ao filtrar o vendedor o nome do mesmo fosse ao titulo do gráfico. Existe uma alternativa para isto?"
A solução que proponho é bastante simples.

O título de um gráfico nada mais é do que um objeto gráfico, nesse caso, uma caixa de texto que está acoplada ao gráfico. Todos os objetos gráficos que apresentam texto em seu conteúdo podem ser vinculados à uma célula qualquer da nossa planilha, ou seja, ao invés de informarmos o conteúdo do título manualmente, basta ligarmos ele à uma célula.

Como se faz isso? Muito muito fácil, basta clicar no objeto e, em seguida, na barra de fórmulas, inserirmos a célula desejada precedida do sinal de igual. A figura abaixo ilustra na prática como fazer:

Com isso é possível uma variedade muito grande de soluções, pois você poderá usar outras fórmulas para compor o conteúdo da célula que vai receber o título juntando diferentes tipos de informações, como o nome do gráfico, o nome do vendedor e o período, por exemplo.

Como não fiz o teste usando gráficos dinâmicos, não posso afirmar com toda certeza, mas pelo que me lembro os gráficos dinâmicos já oferecem essa possibilidade também de uma forma mais automatizada e, provavelmente, um pouco menos flexível como nossa proposta.

Rafael, se sua necessidade não foi completamente atendida, sinta-se à vontade para fazer seus comentários com mais informações, farei o possível para tirar suas dúvidas.

Lembro que esse exemplo pode ser usado com outros objetos gráficos, como balões de texto explicativos. Pode ser muito interessante para indicar valores ou áreas de gráficos que contém informações importantes que precisam ser destacadas, vinculando os balões diretamente com os valores (células) que geraram aquela plotagem do gráfico.

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou

Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia:
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria:

Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo.

Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma:

=B1/B2^2

Para entender entender melhor a fórmula:
B1 = PesoB2 = Al…

Dr. Planilha: Como Colar Valores Horizontais na Vertical e Vice-Versa no #Excel

Olá pessoal!

Trouxe uma dica rápida para vocês que ajuda muito no dia-a-dia e sei que muitas pessoas a desconhecem: colar valores com transposição da horizontal para a vertical ou da vertical para a horizontal.

Para explicar, vamos a um exemplo comum do quotidiano de quem trabalha com planilhas:

O departamento financeiro fornece à área de marketing um relatório com o valor total das vendas por vendedor, distribuído da seguinte forma:

O problema é que no relatório da área de marketing essas informações não estão distribuídas em colunas, mas sim, em linhas. Como resolver isso com o menor trabalho possível? Veremos a seguir.