quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dr. Planilha: Exemplo de SOMASE para totalizar Formas de Pagamento no #Excel

Este exemplo foi inspirado na dúvida de um dos nossos leitores sobre como usar o SOMASE para totalizar formas de pagamento, a qual copio abaixo:
Meu nome e thiago e estou com uma duvida quanto a soma por exemplo tenho uma planilha de gastos com tres colunas: Descricao do gasto, valor, e tipo de pagamento(dinheiro, cartao, cheque), gostaria de somar ao final o valor total de cada tipo de pagamento. Tentei usar a formula somase mas nao obtive sucesso.
O exemplo é bastante simples, com poucos registros, mas bastante didático. Afigura a seguir nos apresenta todas informações que precisamos saber.

Expus a fórmula da célula F3 para facilitar a compreensão, vamos então analisá-la:

=SOMASE($B$2:$B$9;E3;$C$2:$C$9)

Antes de mais nada, observe que os intervalos B2:B9 e C2:C9 foram fixados, pois os intervalos dos critérios não devem mudar quando a fórmula for copiada para as células abaixo para os outros tipos de pagamento.

A fórmula do SOMASE possui 3 parâmetros, ou seja, temos que alimentá-la com 3 tipos de dados diferentes para que ela funcione, como podemos ver na imagem acima.

Parâmetro "intervalo": este intervalo é aquele onde estão as células que serão usadas como fonte para comparação. Em nosso exemplo, esses dados estão no intervalo B2:B9, que são justamente as formas de pagamento.

Parâmetro "critérios": este parâmetro deve ser alimentado com o valor que desejamos usar como base para a comparação. Na fórmula em destaque que foi criada exclusivamente para o "Visa", este parâmetro foi alimentado com a célula E3, porque ela contém o valor "Visa". Poderíamos inserir manualmente em nossa fórmula o texto "Visa", mas isso tiraria um pouco da praticidade da fórmula. Veja abaixo como essa mesma fórmula ficaria usando o texto "Visa" no lugar da célula E3:

=SOMASE($B$2:$B$9;"Visa";$C$2:$C$9)

Parâmetro "intervalo_soma": o nome já diz tudo, trata-se do intervalo que será usado para realizarmos a somatória, em nosso exemplo C2:C9.

Depois de pronta, basta copiar e colar nas células abaixo para cada uma das formas de pagamento seguintes.

Para facilitar o aprendizado, disponibilizei abaixo a planilha usada como modelo.

Exemplo SOMASE totalização de valores por forma de pagamento.xls

É fato que existem centenas de outras formas de se resolver o mesmo problema, algumas talvez até mais interessantes, mas lembremo-nos que o objetivo deste exemplo é o de compreender o funcionamento da fórmula.

Por fim, espero que sua dúvida tenha sido respondida Thiago.

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...