Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Exemplo de SOMASE para totalizar Formas de Pagamento no #Excel

Este exemplo foi inspirado na dúvida de um dos nossos leitores sobre como usar o SOMASE para totalizar formas de pagamento, a qual copio abaixo:
Meu nome e thiago e estou com uma duvida quanto a soma por exemplo tenho uma planilha de gastos com tres colunas: Descricao do gasto, valor, e tipo de pagamento(dinheiro, cartao, cheque), gostaria de somar ao final o valor total de cada tipo de pagamento. Tentei usar a formula somase mas nao obtive sucesso.
O exemplo é bastante simples, com poucos registros, mas bastante didático. Afigura a seguir nos apresenta todas informações que precisamos saber.

Expus a fórmula da célula F3 para facilitar a compreensão, vamos então analisá-la:

=SOMASE($B$2:$B$9;E3;$C$2:$C$9)

Antes de mais nada, observe que os intervalos B2:B9 e C2:C9 foram fixados, pois os intervalos dos critérios não devem mudar quando a fórmula for copiada para as células abaixo para os outros tipos de pagamento.

A fórmula do SOMASE possui 3 parâmetros, ou seja, temos que alimentá-la com 3 tipos de dados diferentes para que ela funcione, como podemos ver na imagem acima.

Parâmetro "intervalo": este intervalo é aquele onde estão as células que serão usadas como fonte para comparação. Em nosso exemplo, esses dados estão no intervalo B2:B9, que são justamente as formas de pagamento.

Parâmetro "critérios": este parâmetro deve ser alimentado com o valor que desejamos usar como base para a comparação. Na fórmula em destaque que foi criada exclusivamente para o "Visa", este parâmetro foi alimentado com a célula E3, porque ela contém o valor "Visa". Poderíamos inserir manualmente em nossa fórmula o texto "Visa", mas isso tiraria um pouco da praticidade da fórmula. Veja abaixo como essa mesma fórmula ficaria usando o texto "Visa" no lugar da célula E3:

=SOMASE($B$2:$B$9;"Visa";$C$2:$C$9)

Parâmetro "intervalo_soma": o nome já diz tudo, trata-se do intervalo que será usado para realizarmos a somatória, em nosso exemplo C2:C9.

Depois de pronta, basta copiar e colar nas células abaixo para cada uma das formas de pagamento seguintes.

Para facilitar o aprendizado, disponibilizei abaixo a planilha usada como modelo.

Exemplo SOMASE totalização de valores por forma de pagamento.xls

É fato que existem centenas de outras formas de se resolver o mesmo problema, algumas talvez até mais interessantes, mas lembremo-nos que o objetivo deste exemplo é o de compreender o funcionamento da fórmula.

Por fim, espero que sua dúvida tenha sido respondida Thiago.

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

  1. Obrigado pela dica...

    Entendi melhor e da sua forma ficou ate mais facil

    Eu fiz dessa forma, mas no meu caso o ultimo parametro eu tenho que escreve, mas que poderia ser uma celula por exemplo

    =SOMASES(B6:B50; C6:C50; "=VISA")

    No mais obrigado. Thiago

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só que seu último parâmetro está incorreto Thiago, o "Visa" seria o segundo e não o terceiro. Também não sei se é necessário colocar o "=" na frente do "Visa", no meu exemplo fiz sem e funcionou, apenas com "Visa".

      Se tiver mais alguma dúvida fique à vontade para perguntar.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir

Postar um comentário

Use esse espaço para enviar suas dúvidas ou fazer críticas e sugestões. Todos os comentários serão postados após passarem pela moderação do Dr. Planilha para que seja mantido o alto nível do conteúdo do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia: O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria: Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo. Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma: =B1/B2^2 Para entender entender melhor a fórm

Dr. Planilha: Como tirar pontos e traços do CPF no #Excel

Um leitor do blog postou uma dúvida recentemente sobre formatação de números de CPF. Na verdade, ele desejava remover todos os caracteres diferentes de números, no caso pontos e hífen, mantendo apenas os números. Segue a pergunta: "A minha planilha tem uma coluna de números de CPF. Gostaria de tirar os pontos e o traço de todos os números da coluna. Como faço isso?" Costumeiramente eu solucionaria essa necessidade usando uma fórmula para substituir os caracteres "." e "-" por <vazio>, o que resulta em uma sequência de apenas números. A seguir descrevo como ficaria essa fórmula.