terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dr. Planilha: Como somar horas ou minutos em uma planilha do #Excel

Recebi através do Twitter essa semana uma dúvida bastante comum e que não tem uma solução tão óbvia assim, especialmente para quem não possui muita experiência com Excel. Vejamos a dúvida:
"@marcioalmartins
@DrPlanilha Boa Tarde!!! Como fazer calculos com horas... Por exemplo, uma progressao de 45 em 45 minutos?"
Para solucionar o problema proposto pelo Marcio podemos adotar dois caminhos. O primeiro é mais flexível, o segundo um pouco mais rígido, mas nos dá uma ideia bastante clara de como o cálculo deve ocorrer em sua essência.

PRIMEIRA OPÇÃO: Somando duas células com valores do tipo hora/minuto
Começamos inserindo na célula B1 o valor em minutos que desejamos que seja a base para o incremento, no caso do Marcio, 00:45. Em seguida, na célula A1, inserimos o valor 12:00 e, na célula A2, a fórmula descrita abaixo:

=A1+$B$1

Isso fará com que a célula B2 receba o valor 12:45, simples assim. Observe que fixei a coluna e a linha da célula B usando o sinal de $, pois presumo que essa fórmula será copiada e colada para as linhas abaixo a fim de criar a sequência desejada. Se a célula B1 não for fixada, a fórmula não funcionará a partir da próxima linha.

SEGUNDA OPÇÃO: Somando os minutos manualmente
A segunda forma é bastante simples também de se resolver, só que perdemos a flexibilidade de poder alterar os minutos do incremento apenas alterando o conteúdo de uma célula (B1, no exemplo anterior). No entanto, essa fórmula nos dá uma ideia de como devemos proceder para fazer operações com dados do tipo hora. 

Para começar, insira na célula A1 o valor 12:00 e, em seguida, a seguinte fórmula na célula A2:

=A1+"00:45"

O resultado disso será 12:45 e agora você já pode copiar e colar essa fórmula para as células abaixo para que o Excel faça o restante do trabalho. Lembro apenas que, nesse caso, não é necessário fixar células como fizemos no primeiro exemplo, pois os minutos foram inseridos manualmente e a célula da hora queremos que seja incrementada automaticamente.

Um grande abraço do Dr. Planilha!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...