Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Como calcular o PACE médio de suas corridas no #Excel

Este artigo foi elaborado para responder a pergunta deixada por um de nossos leitores do blog, conforme descrito a seguir:
"Estou montando uma planilha de treinamento e não consigo terminar a fórmula para o cáculo do PACE ( em quantos minutos:segundos uma pessoa percorre 1 km)
Por exemplo:
Tempo Distância (km) Total (segundos) Total (minutos) Pace (min/Km)
00:25:00    3,200                           1500                     25                       7,8125"
Antes de mais nada, vamos saber um pouco mais sobre o PACE.
O PACE nada mais é do que um indicador de performance para corredores, além de ser usado em alguns tipos de maratonas para determinar a posição de largada dos competidores. A fórmula para calcular é simples: Minutos/KM. Como dado no problema do nosso leitor, 25 minutos para percorrer 3,2 KM resulta em um pace médio de 7,8125 minutos.

O desejo do leitor é apresentar o pace médio no formato "mm:ss" e não na forma numérica com casas decimais. Resolveremos isso facilmente, usando apenas o recurso de formatação personalizada de células, mas antes disso, façamos um rápido exercício de matemática.

Como pode-se erradamente pensar na primeira análise, os 0,8125 não podem ser vistos como segundos absolutos (8125 segundos). Na verdade, ao informarmos que temos 0,8125 minutos é o mesmo que dizer que temos 81,25% de um minuto. Esse valor está na medida de minutos, sendo assim, se quisermos saber quanto isso equivale realmente em segundos, precisamos multiplicar esse número (81,25%) por 60 (1 minutos) para saber quanto ele equivale a um minuto, em segundos.

Nesse caso, o resultado seria 48,75 segundos, arredondando, 49 segundos. A representação em "mm:ss" ficaria assim: 07:49, ou seja 7 minutos e 49 segundos.

Chega de matemática, vejamos como ficará nossa fórmula e o resultado já formatado.

PASSO 1: Preparando a fórmula e os valores para o cálculo
1. Na célula A1 colocarei o texto "Minutos decorridos"
2. Na célula A2 colocarei o valor 25
3. Na célula B1 colocarei o texto "KM percorridos"
4. Na célula B2 colocarei o valor 3,2
5. Na célula C1 colocarei o texto "Pace médio"
6. Na célula C2 colocarei a fórmula =TEMPO(0;A2;0)/B2

NOTA: usei a função TEMPO() para que o Excel entenda que o valor que queremos dividir está na escala de minutos, informando o primeiro critério (horas) e o terceiro critério (segundos) com o valor 0 (zero). Se tentássemos dividir o 25 diretamente pelo conteúdo da célula B2 (A2/B2), ao formatarmos o resultado como um valor do tipo "Tempo", ele não reconheceria como minutos, mas sim, como horas.

PASSO 2: Formatando o resultado para "mm:ss"
1. Clique com o botão direito do mouse na célula C2
2. Selecione a opção "Formatar célula"
3. Na aba "Número", selecione a categoria "Personalizado"
4. No campo "Tipo" digite o seguinte valor: mm:ss (ilustração abaixo)
5. Pressione OK para salvar a configuração de formatação de células


Disponibilizei abaixo a planilha de exemplo para download nos formatos Office 2003/2007/2010:

Excel 2003
Excel 2007/2010

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

  1. ola ! Corro há 2 anos, mas meu tempo nas provas de 5 km sempre é 36 min e de 10 km não é menor do que 1:15. o que devo fazer para diminuir este tempo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Use esse espaço para enviar suas dúvidas ou fazer críticas e sugestões. Todos os comentários serão postados após passarem pela moderação do Dr. Planilha para que seja mantido o alto nível do conteúdo do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou

Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia:
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria:

Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo.

Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma:

=B1/B2^2

Para entender entender melhor a fórmula:
B1 = PesoB2 = Al…

Dr. Planilha: Como Colar Valores Horizontais na Vertical e Vice-Versa no #Excel

Olá pessoal!

Trouxe uma dica rápida para vocês que ajuda muito no dia-a-dia e sei que muitas pessoas a desconhecem: colar valores com transposição da horizontal para a vertical ou da vertical para a horizontal.

Para explicar, vamos a um exemplo comum do quotidiano de quem trabalha com planilhas:

O departamento financeiro fornece à área de marketing um relatório com o valor total das vendas por vendedor, distribuído da seguinte forma:

O problema é que no relatório da área de marketing essas informações não estão distribuídas em colunas, mas sim, em linhas. Como resolver isso com o menor trabalho possível? Veremos a seguir.