Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Como Colar Valores Horizontais na Vertical e Vice-Versa no #Excel

Olá pessoal!

Trouxe uma dica rápida para vocês que ajuda muito no dia-a-dia e sei que muitas pessoas a desconhecem: colar valores com transposição da horizontal para a vertical ou da vertical para a horizontal.

Para explicar, vamos a um exemplo comum do quotidiano de quem trabalha com planilhas:

O departamento financeiro fornece à área de marketing um relatório com o valor total das vendas por vendedor, distribuído da seguinte forma:

O problema é que no relatório da área de marketing essas informações não estão distribuídas em colunas, mas sim, em linhas. Como resolver isso com o menor trabalho possível? Veremos a seguir.

Estamos acostumados com o simples Ctrl+C e Ctrl+V, no entanto, os aplicativos do Office oferecem uma gama maior de possibilidades de colagem, chamadas de "Colar Especial".

Em nosso caso, queremos um recurso em específico, chamado "Transpor". Em resumo, ele inverte a ordem horizontal para vertical e vice-versa. Ou seja, se você copiou valores na horizontal e colar especial usando a opção "Transpor", os valores serão colados na vertical e vice-versa.

Nosso objetivo será mudar a distribuição do relatório que recebemos do financeiro, de forma que seja apresentado como ilustração abaixo:

O passo-a-passo é muito simples:

PASSO 1: Selecionar e copiar
  1. Selecione todos os dados na vertical, tanto a linha do cabeçalho com os nomes, quanto a dos valores de vendas.
  2. Pressione as teclas Ctrl+C, ou clique com o direito do mouse e depois em "Copiar".

PASSO 2: Colar especial com transposição
  1. Selecione a célula que receberá o primeiro valor, tendo em mente que os nomes ficarão à esquerda e os valores à direita.
  2. Clique com o botão direito do mouse e depois na opção "Colar Especial".
  3. Marque a opção "Transpor" e clique em "OK" para confirmar.
Está feito, o resultado final deve ser algo parecido com a segunda imagem.

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

  1. Olá:

    Obrigado pela dica. Mas ainda tenho uma dúvida.

    Como faço este mesmo procedimento, de tal maneira que quando eu atualizar os dados na horizontal, atualize também na vertical. Se eu alterar o valor da comissão do vendedor Cristiano, na horizontal, por exemplo, como proceder para que este mesmo valor atualize automaticamente na vertical?

    Abs.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Anônimo!

      Veja se esse artigo que publiquei recentemente lhe ajuda:

      http://www.doutorplanilha.com.br/2013/05/como-transpor-uma-tabela-como-vinculo-no-excel.html

      Abraços do Dr. Planilha!

      Se gostou do blog ou da solução, compartilhe com seus amigos e colegas.

      Excluir

Postar um comentário

Use esse espaço para enviar suas dúvidas ou fazer críticas e sugestões. Todos os comentários serão postados após passarem pela moderação do Dr. Planilha para que seja mantido o alto nível do conteúdo do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia: O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria: Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo. Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma: =B1/B2^2 Para entender entender melhor a fórm

Dr. Planilha: Como tirar pontos e traços do CPF no #Excel

Um leitor do blog postou uma dúvida recentemente sobre formatação de números de CPF. Na verdade, ele desejava remover todos os caracteres diferentes de números, no caso pontos e hífen, mantendo apenas os números. Segue a pergunta: "A minha planilha tem uma coluna de números de CPF. Gostaria de tirar os pontos e o traço de todos os números da coluna. Como faço isso?" Costumeiramente eu solucionaria essa necessidade usando uma fórmula para substituir os caracteres "." e "-" por <vazio>, o que resulta em uma sequência de apenas números. A seguir descrevo como ficaria essa fórmula.