domingo, 17 de março de 2013

Dr. Planilha: Como Colar Valores Horizontais na Vertical e Vice-Versa no #Excel

Olá pessoal!

Trouxe uma dica rápida para vocês que ajuda muito no dia-a-dia e sei que muitas pessoas a desconhecem: colar valores com transposição da horizontal para a vertical ou da vertical para a horizontal.

Para explicar, vamos a um exemplo comum do quotidiano de quem trabalha com planilhas:

O departamento financeiro fornece à área de marketing um relatório com o valor total das vendas por vendedor, distribuído da seguinte forma:

O problema é que no relatório da área de marketing essas informações não estão distribuídas em colunas, mas sim, em linhas. Como resolver isso com o menor trabalho possível? Veremos a seguir.

Estamos acostumados com o simples Ctrl+C e Ctrl+V, no entanto, os aplicativos do Office oferecem uma gama maior de possibilidades de colagem, chamadas de "Colar Especial".

Em nosso caso, queremos um recurso em específico, chamado "Transpor". Em resumo, ele inverte a ordem horizontal para vertical e vice-versa. Ou seja, se você copiou valores na horizontal e colar especial usando a opção "Transpor", os valores serão colados na vertical e vice-versa.

Nosso objetivo será mudar a distribuição do relatório que recebemos do financeiro, de forma que seja apresentado como ilustração abaixo:

O passo-a-passo é muito simples:

PASSO 1: Selecionar e copiar
  1. Selecione todos os dados na vertical, tanto a linha do cabeçalho com os nomes, quanto a dos valores de vendas.
  2. Pressione as teclas Ctrl+C, ou clique com o direito do mouse e depois em "Copiar".

PASSO 2: Colar especial com transposição
  1. Selecione a célula que receberá o primeiro valor, tendo em mente que os nomes ficarão à esquerda e os valores à direita.
  2. Clique com o botão direito do mouse e depois na opção "Colar Especial".
  3. Marque a opção "Transpor" e clique em "OK" para confirmar.
Está feito, o resultado final deve ser algo parecido com a segunda imagem.

Um grande abraço do Dr. Planilha!

2 comentários:

  1. Olá:

    Obrigado pela dica. Mas ainda tenho uma dúvida.

    Como faço este mesmo procedimento, de tal maneira que quando eu atualizar os dados na horizontal, atualize também na vertical. Se eu alterar o valor da comissão do vendedor Cristiano, na horizontal, por exemplo, como proceder para que este mesmo valor atualize automaticamente na vertical?

    Abs.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Anônimo!

      Veja se esse artigo que publiquei recentemente lhe ajuda:

      http://www.doutorplanilha.com.br/2013/05/como-transpor-uma-tabela-como-vinculo-no-excel.html

      Abraços do Dr. Planilha!

      Se gostou do blog ou da solução, compartilhe com seus amigos e colegas.

      Excluir

Use esse espaço para enviar suas dúvidas ou fazer críticas e sugestões. Todos os comentários serão postados após passarem pela moderação do Dr. Planilha para que seja mantido o alto nível do conteúdo do blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...