Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Como Formatar Números com Zeros à Esquerda no #Excel

Recebi recentemente uma dúvida do leitor +Gustavo Santana de Oliveira, onde perguntava o seguinte:
"tenho uma planilha para formatar com os dados de 20 mil alunos. Preciso deixar no campo de número de RA do aluno a quantidade de dígitos padronizada(no caso, a quantidade é de 8 dígitos). Contudo, não sei como fazer isso.Para detalhar melhor: a coluna que contém o RA dos alunos astá toda fora de padrão. Por exemplo:
RA 3088551 (necessário complementar com um zero inicialmente)
RA 399885 (necessário complementar com dois zeros inicialmente)
Os RAs que não contam com exatos 8 dígitos devem ser inseridos dígitos "0" inicialmente para complementá-lo. Gostaria de saber se há algum modo de se fazer isso?"
A dúvida é bastante comum entre os leitores do blog, principalmente porque a solução não é tão óbvia assim. Vamos à ela!
Em resumo o que faremos será aplicar uma formatação personalizada ao número, nada demais.

PASSO 1: Acessando as configurações
Clique com o botão direito do mouse sobre o número (ou números) que deseja formatar e acesse a opção "Formatar Células". Na janela que se abre, clique na aba "Número" e em seguida na categoria "Personalizado".

PASSO 2: Inserindo a máscara para os números
No campo "Tipo", insira a máscara a seguir: "RA" 00000000
Clique em OK e o número estará formatado com zeros à esquerda e o texto RA à sua frente.


Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia: O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria: Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo. Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma: =B1/B2^2 Para entender entender melhor a fórm

Dr. Planilha: Como tirar pontos e traços do CPF no #Excel

Um leitor do blog postou uma dúvida recentemente sobre formatação de números de CPF. Na verdade, ele desejava remover todos os caracteres diferentes de números, no caso pontos e hífen, mantendo apenas os números. Segue a pergunta: "A minha planilha tem uma coluna de números de CPF. Gostaria de tirar os pontos e o traço de todos os números da coluna. Como faço isso?" Costumeiramente eu solucionaria essa necessidade usando uma fórmula para substituir os caracteres "." e "-" por <vazio>, o que resulta em uma sequência de apenas números. A seguir descrevo como ficaria essa fórmula.