Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Como Apresentar um Valor de Hora por Extenso no #Excel

Respondendo a outra dúvida postada por um autor Anônimo no blog:
"Como calcular a diferencia de data em tempo?ex.: tenho na data1 hora e minuto e data1 hora e minuto
a1 30/05/2008 08:41:20b1 01/06/2008 17:25:10
Preciso do resultado +- assim: Tivemos uma indisponibilidae de 48 horas e N segundos"
Existem dois caminhos para solucionar esse problema depois que calculamos o tempo total de indisponibilidade diminuindo um valor do outro:

1. Converter o valor numérico obtido em horas, minutos e segundos, através de regra básica de 3.
2. Formatar o valor da célula usando formatação personalizada.

Não é preciso dizer que a solução nr. 2 é muito mais simples, não é mesmo? Então mãos na massa!

Como mencionei acima, a solução 2 foi escolhida por ser a mais simples e, portanto, a melhor solução a ser adotada (se alguém souber uma forma mais simples, manifeste-se!).

Vamos ao nosso passo-a-passo.

PASSO 1: Preparando os dados.
1. Preencher a célula A1 com o texto "Início"
2. Preencher a célula A2 com o valor 30/05/2008 08:41:20
3. Preencher a célula B1 com o texto "Fim"
4. Preencher a célula B2 com o valor 01/06/2008 17:25:10
5. Preencher a célula C1 com o texto "Tempo total por extenso"
6. Preencher a célula C2 com a fórmula =B2-A2

O item 6 irá calcular a diferença total entre as duas datas/horas.

PASSO 2: Formatando a célula C2 para hora por extenso
1. Clique com o botão direito do mouse na célula C2 e acesse a opção "Formatar células"
2. Acesse a aba "Número" e selecione a categoria "Personalizado"
3. No campo "Tipo" insira a seguinte máscara: [h] "horas," mm "minutos e" ss "segundos";@
4. Clique no botão OK para aplicar a formatação.

Está feito! Vejamos na figura abaixo o resultado final.

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia: O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria: Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo. Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma: =B1/B2^2 Para entender entender melhor a fórm

Dr. Planilha: Como tirar pontos e traços do CPF no #Excel

Um leitor do blog postou uma dúvida recentemente sobre formatação de números de CPF. Na verdade, ele desejava remover todos os caracteres diferentes de números, no caso pontos e hífen, mantendo apenas os números. Segue a pergunta: "A minha planilha tem uma coluna de números de CPF. Gostaria de tirar os pontos e o traço de todos os números da coluna. Como faço isso?" Costumeiramente eu solucionaria essa necessidade usando uma fórmula para substituir os caracteres "." e "-" por <vazio>, o que resulta em uma sequência de apenas números. A seguir descrevo como ficaria essa fórmula.