Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Como contar as ocorrências de um número em uma célula no #Excel

Recebi recentemente a seguinte dúvida do leitor Atrios:
"É possível dentro de uma mesma célula separar números iguais e depois saber quantos tem?. Ex:1111111222221111444443333, separar os números 1 e saber que eu tenho 11 deles nesta sequência, preciso fazer com os outros números também, vou usar somente do 1 ao 5. Obrigado."
Caríssimo Atrios, não só é possível como é bastante fácil resolver essa questão, senão vejamos:
Você já delimitou que o universo de números vai do 1 ao 5, o que simplifica em muito a solução do nosso problema.

Nossa fórmula funcionará da seguinte maneira:

Passo 1: Calcular o total de caracteres da sequência completa de números
1. Usando a função NÚM.CARACT() contaremos o total de dígitos dessa sequência.

NÚM.CARACT($B$1)

Com isso teremos obtido o número 10 como resultado, no entanto, precisamos saber ainda a quantidade de ocorrências do número 1, que é o primeiro valor a ser contabilizado.

Passo 2: Substituir o número a ser contabilizado na sequência por VAZIO
1. Usando a função SUBSTITUIR() trocaremos todas as ocorrências do primeiro número por VAZIO, para que restem na sequência apenas os demais números.

SUBSTITUIR($B$1;A4;"")

Passo 3: Calcular o total de caracteres da sequência de números, substituindo o número desejado por VAZIO
1. Usando a função novamente a função NÚM.CARACT, contaremos quantos caracteres restaram após aplicarmos a função SUBSTITUIR(). Para isso, basta usarmos a fórmula do Passo 2 como argumento para a função NÚM.CARACT().

NÚM.CARACT(SUBSTITUIR($B$1;A4;""))

Passo 4: Calcular a diferença entre os dois tamanhos calculados no Passo 1 e Passo 2
1. Agora ficou fácil. É só usarmos a função do Passo 1, diminuindo da função do Passo 3.

=NÚM.CARACT($B$1)-NÚM.CARACT(SUBSTITUIR($B$1;A4;""))

Como estamos calculando para o número 1, considerando nossa tabela de exemplo, o total que essa fórmula deverá retornar é 4, conforme podemos visualizar na tabela acima.

Basta repetir essa fórmula para os demais números na coluna B e está feito.

Observe que essa solução considera que os números contabilizados são da mesma quantidade de dígitos (um dígito em nosso exemplo), números com quantidade de dígitos variável demandam uma solução um pouco mais complexa.

Disponibilizei abaixo a planilha usada no exemplo nas versões Excel 2003 e Excel 2007/2010.

Excel 2003
Excel 2007/2010

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

  1. gostaria de sabe como fazer um planilha de ocorrência de produção.
    quero coloca nela pq a produção parou qual o setor qual a data pq parou.
    quero ajuda quero fazer um bem bacana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Use esse espaço para enviar suas dúvidas ou fazer críticas e sugestões. Todos os comentários serão postados após passarem pela moderação do Dr. Planilha para que seja mantido o alto nível do conteúdo do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou

Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia:
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria:

Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo.

Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma:

=B1/B2^2

Para entender entender melhor a fórmula:
B1 = PesoB2 = Al…

Dr. Planilha: Como Colar Valores Horizontais na Vertical e Vice-Versa no #Excel

Olá pessoal!

Trouxe uma dica rápida para vocês que ajuda muito no dia-a-dia e sei que muitas pessoas a desconhecem: colar valores com transposição da horizontal para a vertical ou da vertical para a horizontal.

Para explicar, vamos a um exemplo comum do quotidiano de quem trabalha com planilhas:

O departamento financeiro fornece à área de marketing um relatório com o valor total das vendas por vendedor, distribuído da seguinte forma:

O problema é que no relatório da área de marketing essas informações não estão distribuídas em colunas, mas sim, em linhas. Como resolver isso com o menor trabalho possível? Veremos a seguir.