Pular para o conteúdo principal

O Blog do Dr. Planilha não pára de crescer!

Resolvi fazer este registro hoje por um motivo especial: o volume espetacular de gente postando comentários e dúvidas e o fato de o blog estar completando 1 ano no neste mês de abril.

O blog era uma ideia antiga, mas difícil de ser implementada na época por conta de outros compromissos. O fato é que quando escrevi o post inaugural, não imaginava que o crescimento do blog seria da forma como foi, com a intensa participação dos visitantes e aumento constante no volume de visitas. Na minha mais recente consulta ao Google Analytics, o blog computava exatas 57.614 visualizações de página e um crescimento na média de visitas diárias de 114% entre Setembro de 2012 e Março de 2013.


O que me traz maior satisfação e motivação para continuar é a interação com os leitores, pois significa que o blog realmente está servindo para ajudar as pessoas, o que sempre foi o objetivo principal deste projeto. Quanto à interação, os leitores perceberão que todos os comentários passam por moderação antes de serem publicados, o que significa que antes de aparecerem no blog, terão que ser lidos por mim para evitar que o blog receba uma enxurrada com spam ou comentários ofensivos. Isso implica em os comentários não serem publicados imediatamente à sua postagem.

Além disso, desde o início sempre fiz questão de liberar o comentário já com a resposta, o que no caso das dúvidas, implica em o comentário demorar um pouco mais para ser publicado, especialmente quando a resposta é um pouco mais complexa, ou envolve a publicação de um artigo com maior detalhamento para resolver o problema levantado. A questão é que essa demora faz com que esses leitores fiquem com a sensação de que suas dúvidas "ficaram no vácuo" e não quero passar essa imagem.

Por esse motivo, a partir de hoje continuarei mantendo a moderação para garantir o conteúdo de alto nível no blog, mas liberarei os comentários na medida em que forem postados pelos leitores, para que saibam que sua dúvida já foi visualizada e que será respondida em breve.

Agradeço à todos que têm visitado o blog postando suas dúvidas, são elas que fazem esse blog crescer e com elas posso ajudar mais pessoas todos os dias.

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou

Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia:
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria:

Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo.

Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma:

=B1/B2^2

Para entender entender melhor a fórmula:
B1 = PesoB2 = Al…

Dr. Planilha: Como Colar Valores Horizontais na Vertical e Vice-Versa no #Excel

Olá pessoal!

Trouxe uma dica rápida para vocês que ajuda muito no dia-a-dia e sei que muitas pessoas a desconhecem: colar valores com transposição da horizontal para a vertical ou da vertical para a horizontal.

Para explicar, vamos a um exemplo comum do quotidiano de quem trabalha com planilhas:

O departamento financeiro fornece à área de marketing um relatório com o valor total das vendas por vendedor, distribuído da seguinte forma:

O problema é que no relatório da área de marketing essas informações não estão distribuídas em colunas, mas sim, em linhas. Como resolver isso com o menor trabalho possível? Veremos a seguir.