Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Calendário Infinito ou Plurianual no #Excel

Disponibilizo aos leitores uma planilha que é um calendário definitivo, ou seja, ano que vêm você poderá usar o mesmo calendário.

Este calendário já calcula automaticamente os feriados básicos e permite que você possa adicionar novos feriados personalizados, como estaduais, municipais e outros feriados facultativos. A seguir explico como adicionar esses feriados ao seu calendário.

Os feriados personalizados deverão ser adicionados na planilha "DADOS".

1. Vá até a primeira linha em branco, na coluna A para inserir a fórmula:

=DATA(ANO;[MES];[DIA])

Substitua [MES] pelo número do mês do seu feriado.
Substitua [DIA] pelo número do dia do seu feriado.

Como exemplo, caso quiséssemos adicionar o dia 13/05 como um feriado, preencheríamos a célula com a fórmula da seguinte forma:

=DATA(ANO;05;13)

2. Na coluna B informe o nome do feriado (nomes muito extensos ficarão truncados no calendário)
3. Se quiser que o dia apareça em vermelho e negrito no calendário, coloque a letra S na coluna F do seu novo feriado.

Está feito, seu feriado já está adicionado.

Duas observações sobre este calendário

  1. Este calendário foi adaptado a partir do calendário plurianual modelo existente no próprio Excel 2010. O original não possui a possibilidade de personalizar os feriados e também não exibe o nome dos feriados abaixo dos dias de cada mês. Como o autor é desconhecido, não foi citado no artigo.
  2. O calendário está preparado para exibir abaixo das datas de cada mês até 4 feriados, significa que se você adicionar feriados personalizados e o mês ficar com mais de 4 feriados, serão exibidos no calendário apenas os 4 primeiros.

Abaixo o link para download do calendário:
Excel 2003
Excel 2007/2010

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

  1. Parabéns pelo seu Blog!!! Mto legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Eu é que lhe agradeço por prestigiar o blog com sua visita e seu comentário.

      Um grande abraço do Dr. Planilha!

      Excluir
  2. Ola, parabéns pelo blog.Só peço para que veja o link do calendario em questão, pois esta corrompido.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Use esse espaço para enviar suas dúvidas ou fazer críticas e sugestões. Todos os comentários serão postados após passarem pela moderação do Dr. Planilha para que seja mantido o alto nível do conteúdo do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia: O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria: Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo. Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma: =B1/B2^2 Para entender entender melhor a fórm

Dr. Planilha: Como tirar pontos e traços do CPF no #Excel

Um leitor do blog postou uma dúvida recentemente sobre formatação de números de CPF. Na verdade, ele desejava remover todos os caracteres diferentes de números, no caso pontos e hífen, mantendo apenas os números. Segue a pergunta: "A minha planilha tem uma coluna de números de CPF. Gostaria de tirar os pontos e o traço de todos os números da coluna. Como faço isso?" Costumeiramente eu solucionaria essa necessidade usando uma fórmula para substituir os caracteres "." e "-" por <vazio>, o que resulta em uma sequência de apenas números. A seguir descrevo como ficaria essa fórmula.