Pular para o conteúdo principal

Dr. Planilha: Como Transpor uma Tabela como Vínculo no #Excel

Vou mostrar hoje como resolver um probleminha bem chato quando queremos criar uma cópia de uma tabela que está em um determinado formato de coluna x linha, para um outro formato de coluna linha,  colando como vínculos.

Vejamos esse exemplo:

Copiar disso:

Para isso (como vínculo):

Você pode perguntar - "mas não é possível fazer isso com o Colar Especial?" - a resposta é não. Assim que você marca a opção "Transpor" o Excel irá desabilitar o botão Colar Vínculo.

Mas tudo bem, apesar de não ser possível fazer isso através do Colar Especial, o Excel disponibilizou uma função que oferece esse recurso, é um pouco mais trabalhoso, mas resolve muito bem. A função chama-se TRANSPOR() e seu uso é relativamente simples, só exige que você conte as colunas e linhas da tabela original antes de usá-la. Vamos ao passo-a-passo, é bem simples!

PASSO 1: Contar as linhas e colunas da tabela original e selecionar as células destino
Pois é, essa é o único "porém" dessa função, ela não é capaz de selecionar sozinha as células destino, então temos que contar as linhas e colunas da tabela origem para selecionarmos as células onde será copiada a nossa tabela vinculada e transposta.

Depois que contamos as linhas e colunas, selecionamos a área para transpor nossa tabela com vínculos trocando as linhas pelas colunas, por exemplo: contamos 2 linhas e 3 colunas na tabela origem, então temos que selecionar 3 linhas e duas colunas em um espaço livre da planilha para inserir nossa função.

Considerando as duas figuras coladas acima, na origem temos 4 linhas por 3 colunas, significa que temos que selecionar em uma área livre 3 linhas e 4 colunas, no mesmo formato que ficou nossa tabela da segunda figura.

PASSO 2: Inserir a função e transpor a tabela
Considerando que a nossa tabela de exemplo começa em A1 e termina em C4, assim que você selecionou as células onde quer transpor a sua tabela com vínculos, digite =TRANSPOR(A1:C4) e pressione a combinação de teclas [Ctrl] + [Shift] + [Enter].

Está feito! O resultado final é sua tabela transposta e vinculada à tabela original. Infelizmente o formato não é copiado junto, você terá que fazer isso manualmente.

Se gostou do artigo compartilhe com seus amigos e colegas!

Um grande abraço do Dr. Planilha!


Comentários

  1. Parabéns. Resposta bastante objetiva e com exemplo simple, muito fácil de entender.

    FKempf at GMail

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dr. Planilha,

    Venho por esta pedir uma informação.
    Tenho uma planilha de ponto já formatada pelo RH, mais deveis em quando eles demoram para mandar a dos meses seguintes.
    Em uma planilha dessas com conseguiria eu alterar o mês dela como Outubro 2013, Novembro 2013 ... etc
    Para somente alterar e salvar uma nova para continuar adicionando meus pontos.

    Ruy Filho.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Planilha, como faço para criar um link entre o excel e um arquivo de banco de dados .mdb? Por exemplo: no banco de dados temos o campo Nome: Marcos Luiz e o Excel abrindo a planilha aparece esse nome Marcos Luiz e há uma correção no Nome, Agora Marcos da Silva ... Minha pergunta como criar esse link entre o Excel e o Banco de dados onde ao abrir o Excel ele sempre tenha a celular atualizada com o banco de dados, é possível?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Use esse espaço para enviar suas dúvidas ou fazer críticas e sugestões. Todos os comentários serão postados após passarem pela moderação do Dr. Planilha para que seja mantido o alto nível do conteúdo do blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia: O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria: Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo. Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma: =B1/B2^2 Para entender entender melhor a fórm

Dr. Planilha: Como tirar pontos e traços do CPF no #Excel

Um leitor do blog postou uma dúvida recentemente sobre formatação de números de CPF. Na verdade, ele desejava remover todos os caracteres diferentes de números, no caso pontos e hífen, mantendo apenas os números. Segue a pergunta: "A minha planilha tem uma coluna de números de CPF. Gostaria de tirar os pontos e o traço de todos os números da coluna. Como faço isso?" Costumeiramente eu solucionaria essa necessidade usando uma fórmula para substituir os caracteres "." e "-" por <vazio>, o que resulta em uma sequência de apenas números. A seguir descrevo como ficaria essa fórmula.