segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dr. Planilha: Como Transpor uma Tabela como Vínculo no #Excel

Vou mostrar hoje como resolver um probleminha bem chato quando queremos criar uma cópia de uma tabela que está em um determinado formato de coluna x linha, para um outro formato de coluna linha,  colando como vínculos.

Vejamos esse exemplo:

Copiar disso:

Para isso (como vínculo):

Você pode perguntar - "mas não é possível fazer isso com o Colar Especial?" - a resposta é não. Assim que você marca a opção "Transpor" o Excel irá desabilitar o botão Colar Vínculo.

Mas tudo bem, apesar de não ser possível fazer isso através do Colar Especial, o Excel disponibilizou uma função que oferece esse recurso, é um pouco mais trabalhoso, mas resolve muito bem. A função chama-se TRANSPOR() e seu uso é relativamente simples, só exige que você conte as colunas e linhas da tabela original antes de usá-la. Vamos ao passo-a-passo, é bem simples!

PASSO 1: Contar as linhas e colunas da tabela original e selecionar as células destino
Pois é, essa é o único "porém" dessa função, ela não é capaz de selecionar sozinha as células destino, então temos que contar as linhas e colunas da tabela origem para selecionarmos as células onde será copiada a nossa tabela vinculada e transposta.

Depois que contamos as linhas e colunas, selecionamos a área para transpor nossa tabela com vínculos trocando as linhas pelas colunas, por exemplo: contamos 2 linhas e 3 colunas na tabela origem, então temos que selecionar 3 linhas e duas colunas em um espaço livre da planilha para inserir nossa função.

Considerando as duas figuras coladas acima, na origem temos 4 linhas por 3 colunas, significa que temos que selecionar em uma área livre 3 linhas e 4 colunas, no mesmo formato que ficou nossa tabela da segunda figura.

PASSO 2: Inserir a função e transpor a tabela
Considerando que a nossa tabela de exemplo começa em A1 e termina em C4, assim que você selecionou as células onde quer transpor a sua tabela com vínculos, digite =TRANSPOR(A1:C4) e pressione a combinação de teclas [Ctrl] + [Shift] + [Enter].

Está feito! O resultado final é sua tabela transposta e vinculada à tabela original. Infelizmente o formato não é copiado junto, você terá que fazer isso manualmente.

Se gostou do artigo compartilhe com seus amigos e colegas!

Um grande abraço do Dr. Planilha!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...