Pular para o conteúdo principal

Como Consolidar Duas Planlhas em Uma com PROCV no #Excel. #dica

Acho que já disse isso antes, mas não custa repetir: o PROCV é uma das funções mais importantes e úteis para se usar em planilhas, sejam elas do Excel, Calc ou Google Spreadsheets, pois ambos implementam funções similares.

Nesta dica vamos resolver dois tipos de problemas comuns onde o PROCV tem especial importância. O primeiro problema é integrar em uma única planilha, informações que estão pulverizadas em duas ou mais planilhas. O outro problema consiste em comparar dados provenientes de duas planilhas diferentes para identificar se são iguais ou não.

O exemplo em questão foi inspirado em um problema proposto pelo amigo @marcioalmartins, embora esteja um pouco modificado e em escala muito menor, tanto de volume de dados, quanto em complexidade das tabelas. Mesmo em pequena escala, creio que será possível passar uma boa noção de como usar essa versátil função chamada PROCV para resolver situações deste tipo.

Vejamos a seguir como serão construídas as planilhas de nosso problema exemplo.

Exemplo PROCV Histórico Alunos - Cadastro.xlsx
Esta planilha é onde alimentamos todo o tipo de informação cadastral dos alunos da Instituição X. Nossa cadastro foi simplificado e conterá apenas 4 informações diferentes: CPF, Nome, Nome da Mãe e Telefone. Veja abaixo nosso Cadastro de Alunos já preenchido.


Exemplo PROCV Histórico Alunos - Histórico.xlsx
A planilha de histórico é utilizada apenas para alimentar informações sobre o histórico escolar do aluno. Os dados disponíveis nesta planilha são: CPF, Matrícula e Telefone. A tabela de Histórico deverá ser preenchida conforme podemos observar abaixo.

Antes de prosseguirmos façamos uma breve análise destas duas planilhas. Observamos que duas informações são comuns a ambas, uma é o CPF e a outra é o Telefone. Cada uma das duas informações será usada de forma diferente em nossa planilha consolidada, o CPF será usado para localizar informações e o Telefone das duas será comparado na planilha consolidada para identificarmos possíveis inconsistências.

O CPF, por ser uma informação única, que não se repete, será chamado de "chave de pesquisa".

Vamos preparar agora a planilha consolidada que apresentará informações das outras duas usando o CPF como "chave de pesquisa" para localizar os respectivos dados de cada aluno.

Um grande abraço do Dr. Planilha!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dr. Planilha: Como Remover Linhas de Grade no #Excel #dica

As linhas de grade do Excel não aparecerão em relatórios impressos, mas pode ser que você também deseje que elas fiquem ocultas quando estiver trabalhando com a planilha por uma questão de estética ou

Antes de mais nada é importante ainda que se diga que "linha de grade" não é a mesma coisa que "borda".

Dr. Planilha: Como Fazer Cálculo do IMC no #Excel

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é IMC, emprestando a definição da wikipédia:
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A fórmula para calcular o IMC é bastante simples, vamos precisar apenas de duas informações, seu Peso em quilogramas e sua Altura em metros. O cálculo consiste em dividir seu peso pela sua altura ao quadrado. Vejamos como ficaria:

Ora, isso parece bastante fácil de se fazer no Excel, e de fato é. Vamos à prática! Para começar, faça uma planilha igual à do exemplo abaixo.

Agora preencheremos a fórmula para o cálculo na célula B3, ela deve ficar da seguinte forma:

=B1/B2^2

Para entender entender melhor a fórmula:
B1 = PesoB2 = Al…

Dr. Planilha: Como Colar Valores Horizontais na Vertical e Vice-Versa no #Excel

Olá pessoal!

Trouxe uma dica rápida para vocês que ajuda muito no dia-a-dia e sei que muitas pessoas a desconhecem: colar valores com transposição da horizontal para a vertical ou da vertical para a horizontal.

Para explicar, vamos a um exemplo comum do quotidiano de quem trabalha com planilhas:

O departamento financeiro fornece à área de marketing um relatório com o valor total das vendas por vendedor, distribuído da seguinte forma:

O problema é que no relatório da área de marketing essas informações não estão distribuídas em colunas, mas sim, em linhas. Como resolver isso com o menor trabalho possível? Veremos a seguir.