Pergunte ao Dr. Planilha!

  • Está com dificuldades para resolver um problema com planilhas? 
  • Gostaria de deixar suas planilhas mais dinâmicas, automatizadas e profissionais? 
  • Quer uma ideia para desenvolver algum trabalho em planilhas?
Aqui não tem pergunta boba, PERGUNTE QUALQUER COISA que queira ou precise saber sobre planilhas que o Dr. Planilha aqui vai te responder!

Um grande abraço do Dr. Planilha!

494 comentários:

  1. Prezado Dr Planilha, boa noite! Usei a seguinte fórmula em uma planilha: =SE(F6<18,5;"Desnutrição";SE(F6>=18,5;"Eutrofia";SE(F6>24,9;"Sobrepeso";SE(F6>29,9;"Obesidade GI";SE(F6>34,9;"Obesidade GII";SE(F6>40;"Obesidade GIII"))))))
    No entanto, só me retornam dois resultados (Desnutrição e Eutrofia), mas as colunas "F" tem valores que se classificam desde "Desnutrição" até "Obesidade GIII". O que eu fiz de errado? Pode me ajudar? Grata, Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine!

      Sua resposta está disponível no link abaixo:

      http://doutorplanilha.blogspot.com/2012/05/pergunta-como-testar-faixas-de-valor.html

      Um grande abraço do Dr. Planilha!

      Excluir
    2. Dr. Planilha... apareceu um vínculo antigo em minha planilha, quando tento excluir usando o procedimento que seria o comum, não consigo excluir o vínculo: "dados > conexões > editar links" seleciono o vínculo e clico em > "quebrar vínculo". não dá certo ele permanece lá! (excel 2010)

      Excluir
  2. como fazer uma tabela de destinatarios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!

      Para que eu entenda melhor o que você precisa, diga-me que informações teríamos nessa tabela e qual seria o objetivo dela?

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  3. Como transportar um dado de uma planilha para outra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Bom, existem várias maneiras de se fazer isso, dependendo do tamanho do seu problema.

      De toda forma, posso lhe dar duas dicas para fazer isso facilmente e, caso precise de algo mais elaborado, peço que comente novamente fornecendo mais detalhes do que precisa fazer e de como são suas planilhas.

      DICA 1:
      1. Mantenha os dois arquivos abertos.
      2. Na planilha destino, na célula que deseja que receba o valor transportado, digite o sinal de = e em seguida alterne para a janela do Excel que contem a célula de origem da informação e clique nela. Isso criará um link entre as duas.

      DICA 2:
      1. Abra os dois arquivos.
      2. Pressione CTRL+V na célula origem da planilha origem.
      3. Alterne para a janela da planilha destino, na célula de destino clique com o botão direito, selecione a opção "Colar Especial" e depois clique no botão "Colar vínculo".

      O resultado final da dica 1 e 2 é o mesmo, são só duas formas de se fazer a mesma coisa. A dica 2 é mais interessante se você precisar fazer isso com várias células de uma só vez, então ao invés de selecionar uma célula origem você selecionará todas as que contém os dados que deseja transportar.

      Um detalhe importante que você precisa ter em mente, ao atualizar os dados origem a planilha destino também será atualizada, MAS, você precisa abrir a tabela destino e, quando lhe for perguntado para "Atualizar dados de vínculo" você deverá clicar em SIM. Sem sua intervenção os dados não serão atualizados na planilha de destino.

      Espero ter esclarecido sua dúvida. Este é um bom tema para explorar em um próximo artigo, quem sabe em breve.

      Grande abraço do Dr. Planilha!

      Excluir
    2. Dr. Planilha,
      eu tenho varias planilhas com operacoes de medias e desvios padroes.
      Eu agora pensei em criar uma outra planilha e linkar as tres outras. Mas eu queria que a celula que tem media e desvio, contenham estas infos na nova planilha, eu nao tenho certeza se eu juntar via =, eu mantenho isso, tenho impressao que somente copia o numero. Da'i tentei a segunda opcao que o senhor sugeriu, mas nao acho que ctrl+v tenha funcionado, da'i eu tentei ctrl+c e tenho varias opcoes de colar...infelizmente nao sei qual usar, tentei varios mas nao tenho certza que faz o que eu quero, alguma ajuda? Obrigada

      Excluir
  4. Ótimo blog! Explicando de uma forma bem simplificada.

    Queria pedir explicação de uma função que eu vejo muito aqui no trabalho, mas não consigo entender como ela funciona,

    PROCV

    Já procurei em vários blogs, tutoriais, site da microsoft, mas não vejo nada de novo, é um copiando e colando de outro, quem sabe nesse seu blog eu entenda essa função.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Léo!

      Os conteúdos são escolhidos e desenvolvidos pensando em ajudar as pessoas, por isso fico muito feliz que tenha gostado do blog.

      Já publiquei um artigo explicando detalhadamente como usar o PROCV no link abaixo, espero que lhe ajude:

      http://www.doutorplanilha.com.br/2012/04/usando-procv.html

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
    2. Dr. Planilha, boa tarde.

      Tenho uma planilha, que utilizo como lançamento de fluxo de caixa, esta que faço os lançamentos e controle diários das despesas. Nesta planilha contém os seguintes cabeçalhos: venc., despesa, histórico, descrição, débito, status, data pagto., esta planilha utilizo como base de dados, depois faço um relatório, resumindo os pagtos para mostrar quanto cada categoria utilizou no mês, ou seja, trago o histórico e a descrição com a soma de cada item. No entanto tenho que fazer isto de forma manual, não consegui colocar uma fórmula que reconheça os valores e traga a somatória no campo desejado, já tentei utilizar o PROCV, mas da erro na fórmula, já tentei planilha dinâmica, mas não consigo deixa-la de forma mais sucinta, fica mil linhas, só que eu não sou a Expert no Excel e sempre apanho muito ou tenho que fazer as somas de forma manual, procuro, pesquiso na internet e nunca consigo aplicar as forma de maneira mais clara, você pode me ajudar?
      Fico no aguardo Dr. Planilha.

      Excluir
  5. Olá bom dia!

    Gostari de ajuda gostaria de montar uma planilha onde essa me informa-se a data de manutençao das maquinas preventiva - se estou no perido certo se estou atrasada com essa maquina mas nao consigo pode me ajuda - como um carro daki a tantos dias vc deve trocar o oleo..

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Diga-me quais são os dados que serão inseridos manualmente e também que informações o Excel deverá calcular automaticamente nesta planilha, para que eu possa ter uma ideia do que você precisa.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  6. Tenho um gráfico onde o eixo x é o tempo, em minutos, representando um dia, entre 04h e 20h. Existem dados das 04h às 08h, e depois, apenas a partir das 16h. Tem algum modo de ocultar do gráfico o perído entre as 8h e as 16h, para realmente não aparecer? Usei o N/D, mas este criou uma linha no gráfico, e eu quero que o eixo X "pule" diretamente das 08h para as 16h. Obrigada. Gabriela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabiih!

      Troque o texto N/D pela função NÃO.DISP() e diga-me se funcionou. A célula ficaria assim:

      =NÃO.DISP()

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
    2. Não funciona. O gráfico cria uma linha no centro, entre as áreas com dados, mas as colunas centrais nao desaparecem. Eu queria ocultar o "pedaço" central do eixo X.

      Excluir
    3. Gabiih,

      Tens como disponibilizar essa planilha para que eu possa dar uma olhada nela?

      Pode mandar para o e-mail pergunte"arroba"doutorplanilha.com.br

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
    4. Gabihh,

      Com sua planilha em mãos compreendi o que desejas. Digamos que você tenha uma medição que inicia às 05:00 da manhã e termina às 19:00. Das 08:00 às 16:00 não temos medição alguma, deixando um "vazio" entre a última medição da manhã e a primeira medição da tarde.

      Esse vazio acontece porque o Excel trabalha com escalas uniformes nos eixos x e y, independentemente de haver valores relacionados. Isso acontece para que visualmente o gráfico não pareça "cortado", pulando em determinado ponto de um valor para outro da escala.

      Resumindo, a escala sempre irá respeitar uma sequência de unidade padrão, sem a possibilidade de "quebrar" essa sequência no meio do gráfico.

      Considerando o que disse acima, nesse momento não creio que seja possível fazer o gráfico da forma como pensou, mas quem sabe haja uma alternativa se explicar melhor o motivo pelo qual quer que as duas faixas de medição apareçam unidas, ignorando o "vão" que se formou no meio do gráfico.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
    5. Era apenas por motivo estético, para não aparecer essa descontinuidade. Mas obrigada. ^^

      Excluir
    6. Não há o que agradecer Gabihh, se descobrir uma forma de melhorar isso visualmente eu lhe aviso.

      Abraços!

      Excluir
  7. Gostaria de formatar um texto (p.e.= "Texto1"&"Texto2"&Célula) em uma dada célula. No caso em tela, seria escrever "Semana Data1-Data2 do ano 2012. Estou tendo dificuldade para criar uma fórmula que resultasse nessa separação semanal de datas. Espero que tenha me expressado claramente. Desde já, agradeço. Ass.: Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cesar!

      Não entendi muito bem seu objetivo com o cálculo das datas e a relação disso com semana. Quem sabe se me deres mais informações e um exemplo completo eu consiga lhe ajudar.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  8. Prezado Dr. Planilha, por favor, me ajude.
    Tenho aqui uma planilha com três colunas. Na coluna A há nomes de pessoas, na coluna B, valores, na coluna C coloco se a pessoa pagou ou não. Eu gostaria de que na última linha dos nomes, na coluna com os valores, houvesse um total dos que pagaram à medida que eu fosse trocando o "não pagou" da coluna C pela data do pagamento. Já tentei o SOMASE, o SE e não consigo! Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliel!

      Primeiramente perdoe-me pela demora na resposta, meu TCC me manteve longe do blog por várias semanas, mas agora estamos de volta!

      Acredito que no link abaixo você tenha a resposta que precisa sobre como usar SOMASE:

      http://www.doutorplanilha.com.br/2012/04/como-usar-o-somase.html

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  9. Dr. Planilha preciso contar localidades com nomes iguais (isso em uma coluna que aparece), só que existe outra coluna com cidades. Entenda: tem os clientes(numa coluna), em outra a cidade a que pertence cada clientes e na outra coluna as localidades(destas cidades.As vezes as localidades tem o mesmo nome, em diferentes cidades). Preciso saber a quantidade de clientes de cada localidade dentro de cada cidade. Como faço? Qual fórmula posso utilizar. (Cont.se)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Andrea!

      Como não vi sua tabela, ficou um pouco difícil de entender seu objetivo, mas, parece-me que uma tabela dinâmica do Excel resolveria o problema.

      Não tivemos no blog ainda nenhum post falando sobre tabela dinâmica, apenas gráfico dinâmico (que é um tanto parecido).

      Sendo assim, recomendo que dê uma olhada no artigo do link abaixo e faça o exemplo do gráfico dinâmico. Se o gráfico não lhe for útil, pelo menos a tabela do gráfico será, pois ela trará as totalizações com os agrupamentos que parece-me que você precisa.

      http://www.doutorplanilha.com.br/2012/08/como-criar-graficos-dinamicos-no-excel.html

      Se quiser uma ajuda mais específica com sua tabela, preencha o formulário do link abaixo com seus dados que eu lhe retorno para você enviar-me sua planilha por e-mail.

      https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dDZnSFAtY3lrWE1LTFZzYXhrWHlPS2c6MQ#gid=0

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  10. Boa Tarde, como não existe pergunta boba, aí vai:
    Eu criei uma planilha simples para controlar minha movimentação bancária. Em uma das pastas de trabalho faço o Balanço Geral do ano, onde criei uma planilha com as Categorias e o quanto movimentou a cada mês, porém para criar essa planilha criei fórmulas simples de soma e dentro de cada célula há o resultado. Como faço para utilizar essa planilha (copiar e colar em outra pasta de trabalho por exemplo) apenas com o resultado, e não com a fórmula contida em cada célula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luiz Felipe!

      Com certeza, sua dúvida certamente é dúvida de muitos.

      Se eu entendi bem o que você precisa, eu faria o seguinte para resolver este problema.

      1. Selecione toda a tabela que contém o balanço geral e pressione Ctrl + C para copiar.

      2. Vá para a pasta destino, posicione na célula desejada e clique com o botão direito do mouse, depois vá em "Colar Especial". Então selecione a opção "Valores" e clique em OK.

      3. Clique novamente na mesma célula com o botão direito do mouse, "Colar Especial". Selecione a opção "Formatos" e clique em OK.

      Com isso você terá uma tabela igual à do balanço geral, só que sem as fórmulas.

      Existem outras formas semelhantes de fazer a mesma coisa, mas penso que desta forma ficará mais fácil de entender a ideia e depois você pode variar como lhe for mais produtivo.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  11. Boa tarde, estou trabalhando com um Gráfico Dinâmico, este contém um campo de Filtro, gostaria de levar o valor do filtro para o título do gráfico, por exemplo:
    Em um gráfico pizza, de total de vendas por grupo de produto, onde eu tenho os vendedores no filtro, gostaria q ao filtrar o vendedor o nome do mesmo fosse ao titulo do gráfico.

    Existe uma alternativa para isto?

    Obrigado e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!

      Primeiramente obrigado pelo elogio e, principalmente, por prestigiar o blog.

      Postei a resposta para sua dúvida no link abaixo:

      http://www.doutorplanilha.com.br/2012/10/conteudo-dinamico-para-caixa-de-texto-balao-explicativo-e-titulo-de-grafico.html

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  12. Bom dia

    Meu nome e thiago e estou com uma duvida quanto a soma

    por exemplo tenho uma planilha de gastos com tres colunas: Descricao do gasto, valor, e tipo de pagamento(dinheiro, cartao, cheque), gostaria de somar ao final o valor total de cada tipo de pagamento. Tentei usar a formula somase mas nao obtive sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago!

      Publiquei um exemplo para responder à sua dúvida, veja mais no link abaixo:

      http://www.doutorplanilha.com.br/2012/10/exemplo-de-SOMASE-para-totalizar-formas-de-pagamento-no-Excel.html

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  13. Boa tarde! Gostaria de saber como faço para quebrar o eixo x no gráfico do excel. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Anônima!

      Me dê mais alguns detalhes sobre o que você precisa fazer, um exemplo quem sabe?

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  14. Tenho que calcular o dia da entrega de relatórios, nos são fornecidos a data do fechamento, sempre o último dia útil do mês e como exemplo tenho que entregar um relatório 1 dia antes do fechamento: D-1, se for no dia do fechamento: D0, se for no primeiro dia útil após o fechamento: D+1, como defirnir a data (dia do mês) a ser entregue cada trabalho, considerando os feriados, Sábados e Domingos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Verifique se esses dois artigos não atendem sua dúvida:

      http://www.doutorplanilha.com.br/2013/03/dr-planilha-como-calcular-dias-uteis.html

      http://www.doutorplanilha.com.br/2012/05/como-calcular-dias-uteis-com-feriados.html

      Avise-me se conseguiu resolver seu problema, ou se a dúvida persiste.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  15. Boa tarde,

    Estou com imensa dificuldade em criar um grafico combinado entre colunas agrupadas e empilhadas....

    ...só consigo deixar ou uma ou outra....

    poderia me ajudar?!

    muk_oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Claro, gráficos empilhados são relativamente fáceis de se fazer. Dê-me um exemplo do dados que estás querendo plotar no gráfico que faço uma postagem durante a semana para tentar lhe ajudar.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  16. Boa dia Dr. Planilha.
    É possível dentro de uma mesma célula separar números iguais e depois saber quantos tem?. Ex:1111111222221111444443333, separar os números 1 e saber que eu tenho 11 deles nesta sequência, preciso fazer com os outros números também, vou usar somente do 1 ao 5. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Atrios,

      Perdoe-me pela demora na resposta, não sei se ainda precisa da dica, ou se já está sanada sua dúvida.

      Escrevi um artigo para resolver seu problema. Veja se lhe atende, ou se ainda resta alguma dúvida.

      http://www.doutorplanilha.com.br/2013/04/como-contar-as-ocorrencias-de-um-numero-em-uma-celula-no-excel.html

      Abraços do Dr. Planilha.

      Excluir
  17. O total de faturamento de um produto está representado na célula C6. O total de faturamento de todos os produtos da empresa está representado na célula B18. A fórmula que representa a porcentagem de vendas do produto, em relação ao faturamento da empresa, com a célula do faturamento da empresa fixada. Queria saber como monta esta operação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a),

      Se entendi bem, o objetivo é saber, em percentual, quanto o faturamento de um determinado produto representa sobre o faturamento de todos os produtos.

      Se eu entendi bem o seu problema, a fórmula simples para gerar esse percentual implica apenas em dividir C6 por B18:

      =C6/B18

      Caso não seja isso que deseja saber, envie-me mais informações, ou quem sabe um exemplo real, para que eu possa lhe dar uma resposta mais adequada.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  18. Boa tarde, tenho algumas planilhas dinâmicas, que ao atualizar pede-se uma confirmação "Deseja Substituir o conteúdo das células de destino..." Isso não acontece em todas somente em algumas. Não consegui encontrar qual opção defini se esta confirmação deve ou não ser exibida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rafael,

      Você quer que o diálogo de confirmação não seja exibido? Se for isso eu confesso que não encontrei opções para desabilitar, nem no office 2003, nem no office 2007/2010.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
    2. Pois é também não encontrei, o mais curioso é que tenho várias planilhas com tabelas dinâmicas e essa "confirmação" só aparece em algumas.

      Excluir
  19. Gostaria de saber se tem como inserir a tabela dentro do Grafico no excel 2010

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      De fato é possível exibir a tabela de dados no gráfico e isso é bastante simples de se fazer. Veja abaixo a descrição do passo-a-passo:

      1. Clique na borda do gráfico para selecioná-lo.
      2. Clique na aba de menu chamada "Ferramentas de Gráfico - Layout".
      3. Clique no botão "Tabela de Dados" e selecione a opção que melhor se adequar a sua necessidade.

      Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para perguntar.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  20. Boa noite, Dr
    A minha planilha tem uma coluna de números de CPF.
    Gostaria de tirar os pontos e o traço de todos os números da coluna.
    Como faço isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo(a) Anônimo!

      Sua pergunta foi respondida no link abaixo:

      http://www.doutorplanilha.com.br/2013/01/Como-tirar-pontos-e-tracos-do-CPF-no-Excel.html

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  21. Dr. Planilha, Estou com uma dúvida! Qual é a sintaxe que devo utilizar na função hyperlink (google docs)que me leve a uma célula específica de outra planilha (página)? O máximo que consigo é saltar para esta outra planilha, mas cai exatamente na célula A1 e não na célula B7 que desejo. Certo de sua valiosa ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a)!

      Realmente, esta é uma atualização que carece o Google Drive. Buscamos inclusive em diversos fóruns estrangeiros, e não há nenhuma solução básica para isso. Nem mesmo utilizando dos novos intervalos nomeados, liberados em atualização um tanto recente, consegui uma alternativa por aqui. TALVEZ, utilizando de algum script personalizado se consiga o desejado por completo.

      Porém, obviamente que dependendo da aplicação de cada planilha, há meios para improvisar algumas soluções. E certamente em outros tipos de planilha esses improvisos sejam inúteis. Mas não custa tentar.

      Por exemplo, para viajar entre abas (páginas) no Google Docs a gente utiliza da sintaxe "#gid=?", em que o "?" é o número fornecido pelo próprio Spreadsheet, certo?. Criando uma aba oculta com os dados do destino desejado, e no seu conteúdo ter simplesmente a função 'ImportRange' para colher eles, teremos os dados importados e atualizados ali automaticamente. Agora, pode-se criar um link até ela (ver o número fornecido pelo Drive e inserir no link após o "#gid="), e como não vai "ocupar espaço" nas guias, talvez sirva de solução para ALGUNS casos.

      Espero ter ajudado.

      Abraços!

      Filipe

      Excluir
  22. Bom dia Dr. Planilha!
    Fiz uma planilha no excel com as minhas senhas pessoais, então gostaria de bloquear esta planilha, para que ninguém mais tenha acesso.. Apenas eu!
    Mas quero bloquear as células, para que não seja possível alterá-la. Minha intenção é bloquear a planilha toda, para que ninguém consiga abri-la e visualizar o conteúdo (que é minhas senhas).

    O que preciso fazer, neste caso?!
    Desde já agradeço..

    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Aline,

      Se seu office for 2007 ou 2010, basta clicar no menu "Arquivo" > "Informações" > "Proteger Pasta de Trabalho" > "Criptografar com Senha".

      No office 2003 o caminho é diferente, acesse o menu "Ferramentas" > "Opções" > "Segurança".

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  23. TENHO UMA PLANILHA COM OS SEGUINTES DADOS
    CELULA A1=1 2 3 10 B1=1 8 10
    A2=4 6 9 20
    A3=2 3 4 19
    A4=1 10 11 13
    A5=1 4 10 15
    PRECISO DE UMA FÓRMULA QUE ME RESPONDA QUANTAS CELULAS DA
    COLUNA A1:A5 POSSUEM 2 DADOS DE B1,NO CASO ACIMA SERIAM 3 QUE
    CONTEM OS NUMEROS 1 E 10.JA TENTEI COM O CONT.SE ,MAS NÃO DEU CERTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Sua solução foi publicada no artigo do link abaixo:

      http://www.doutorplanilha.com.br/2013/01/como-testar-numeros-em-sequencia-de-texto.html

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  24. Olá, tudo bem? Tenho uma dúvida. Imagine uma lista suspensa, em que estejam listados os estados brasileiros. Eu gosria de passar o mouse em cima de cada nome e que aparecesse a bandeira do estado, semelhante ao que acontece se eu coloco um comentário com imagem em uma célula qualquer.
    Aguardo sua ajuda. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edson!

      Sua ideia é bem bacana, mas vou ter que dar uma pesquisada para ver se é possível fazer isso. Se houver como, farei um artigo explicando e lhe avisarei assim que ficar pronto.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  25. Células excel, digitar 2 igual a 00:02:00.

    ResponderExcluir
  26. Olá Dr. Planilha!

    Eu gostaria que uma senha fosse aplicada AO FECHAR a planilha automaticamente. Assim, se o usuário portador da senha esquecer de proteger a planilha os dados não fiquem vulneráveis para os que podem apenas visualizá-la.

    É possível auto bloquear ao sair a planilha?

    Desde já agradeço o auxílio.
    Felipe Vaz
    vaz.felipe@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. Boa Noite.

    Estou começando a trabalhar com o Google Drive e transferi uma planilha de controle financeiro do excell para ela. Deu tudo certo, porém quando eu quero retirar um intervalo de uma determinada linha, eu não consigo. Vou tentar deixar mais claro. No mês de janeiro tenho um pagamento na linha 3 por exemplo que não terei mai no mês de fevereiro. Para facilitar, estou copiando todas as colunas do mês de janeiro e colando na próxima coluna livre posterior. A partir daí, tenho que retirar as linhas que não serão necessárias. Aí que esta o problema, não consigo retirar aquele intervalo da linha. Voc~e tem como me ajudar. De antemão agradeço muito.

    ResponderExcluir
  28. Ola Dr. Planilha, estou com uma duvida na planilha tabela de jogos onde b1 é uma equipe e d1 é outra equipe, onde coloco =se(b2>d2;3;se(b2<d2;0;se(b2=d2;1))), logo se b2 for maior que d2, ai é 3pontos, se b2 for menos que d2, ai 0pontos, se b2 for igual d2, ai é 1ponto, a duvida é antes de colocar os valores em b2 e d2 a resposta ja ta ficando automoticamente 1, por ja estar reconhecendo igual. como eu faço pra antes de colocar qualquer valor nessas celulas b2 e d2 e apareca o valor vazio? sem aparecer resultado 1?. me ajuda ai, obrigado

    a1 b1 x d1 e1
    time1 ? ? time2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Não sei se entendi bem, mas experimente substituir a fórmula do SE por essa abaixo:

      =SE(OU(B2="";D2="");"";SE(B2>D2;3;SE(B2<D2;0;SE(B2=D2;1))))

      Abraços!

      Excluir
  29. Dr. Planilha,

    Tenho uma planilha onde lanço dados númericos em linhas as quais tem em suas primeiras células os dias do mês, ou seja a primeira coluna é o dia 1, a segunda o dia 2, etc. Sendo assim, como lanço os dados em cada coluna com base nos dias indicado na primeira célula, gostaria de saber como bloquear a entrada de dados na coluna do dia anterior. Entendeu? Gostaria de proteger as colunas de acordo com as datas do dia, ou seja, os dados da coluna do dia 1 não poderão ser mudado no dia 2, e assim por diante...grato

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde Doutor Planilha!

    Possuo um arquivo do excel que configurei uma conexão para um banco de dados oracle.

    Através desta conexão, criei um gráfico dinâmico com as informações que necessito para tomada de decisão e configurei para de tempos e tempos, as informações sejam atualizadas diretamente do banco de dados.

    Preciso compartilhar esse arquivo em modo leitura com outras pessoas, entretanto minhas informações de conexão com o banco de dados (user e senha) ficam visiveis.

    É possível compartilhar esse arquivo, permitindo que as informações se atualizem nos momentos pré-configurados, sem que as pessoas visualizem meus dados de conexão?

    Tenho uma outra dúvida, na query colocada na "Propriedade de conexão" é possível eu estar inserindo parâmetros dinâmicos, ou seja, é possível que eu insira dados de forma pontual para que a consulta seja realizada?

    Desde já, agradeço!
    Abração.

    Thiago Teles

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde!
    Criei uma planilha simples, somente para inserção de dados de pedidos da seguinte forma. São 17 colunas (Nº pedido, Cliente, Cidade, Estado, Valor, etc...). Nessa planilha, inseri um botão (controle de formulário) para classificar de AZ. Em todas as linhas, existe uma formatação condicional e em uma coluna também tem formatação condicional. O fato é que exclusivamente nessa planilha, cada vez que digito (insiro) um dado na célula e "dou" enter, ele fica pensando no mínimo 10 segundos para selecionar a célula seguinte, atrasando muito o trabalho. Aparece a seguinte inscrição no rodapé da planilha:
    Calculando: (1 Processador(es): 1%)) - Sabe me dizer se isso é um erro e como corrigi-lo.
    Edson Nóbrega - comercial@machinho.com.br

    ResponderExcluir
  32. Ola Dr. Planilha boa tarde, estou com uma duvida na planilha, uso a formula abaixo para poder buscar valores em outra planilha.
    =SE(ÉERRO(SE(ÉCÉL.VAZIA(G47);"";PROC(G47;[Lista_Produtos.xls]Vendas_2013!Cod_Mat;[Lista_Produtos.xls]Vendas_2013!FEVEREIRO)));""; SE(ÉCÉL.VAZIA(G47);"";PROC(G47;[Lista_Produtos.xls]Vendas_2013!Cod_Mat;[Lista_Produtos.xls]Vendas_2013!FEVEREIRO)))
    Pergunta: Como posso substituir a palavra “FEVEREIRO” constante na formula, por uma célula com o texto “FEVEREIRO” em uma nova planilha e a formula continuar funcionando, sendo que a palavra “FEVEREIRO” e referencia a uma coluna renomeada, seria mais ou menos concatenar uma formula com um texto?
    Desde já agradeço e fico no aguardo.
    José Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Francisco!

      Escrevi um artigo que pretende responder a sua dúvida, dê uma olhadinha no link abaixo:

      http://www.doutorplanilha.com.br/2013/02/como-pesquisar-em-varias-planilhas-usando-a-funcao-indireto-no-excel.html

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  33. Boa tarde, elaborei uma planilha para facilitar levantamento de dados mensais.
    Agora o excel está apresentando erro em algumas fórmulas.
    Exemplo: Em uma célula quero somar o valor de uma célula + procv de outra aba. Coloco a fórmula, mas o excel retorna um valor errado.
    O excel tem máximo de fpormulas por arquivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micheli!

      Não, certamente o problema não é este. É bastante provável que o erro ocorre porque a função PROCV está retornando um erro e, ao tentar somar com o valor da célula, o Excel acusa esse erro porque os valores não são compatíveis (valor+erro=erro).

      Verifique se a função PROCV() sozinha está retornando os valores corretamente. Caso não esteja, acesse o artigo do link abaixo para tirar suas dúvidas sobre como usar o PROCV().

      http://www.doutorplanilha.com.br/2012/04/usando-procv.html

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  34. Boa noite Dr. Planilha! A dúvida e o seguinte: tenho uma relação de nomes, veículos e seus dados (placa, modelo, cor), montei em outra planilha uma pesquisa com apenas o nome da pessoa retornando seus veículos, porém utilizei a função PROCV e ela retorna apenas o primeiro veículo, o que devo fazer??? Gilson Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Se puderes colar sua fórmula quem sabe eu possa lhe ajudar.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
    2. aí vai a fórmula e a dúvida persiste caso o cidadão tenha mais de um veículo como pesquisar??? =SE(G21="";"";PROCV(G21;'Banco de dados'!K$6:Q$1700;5;0))

      Excluir
    3. Olá Gilson!

      Acho que agora entendi sua dúvida. A função PROCV() não é capaz de realizar pesquisas incrementais, portanto, ele sempre retornará a primeira ocorrência para aquele intervalo.

      Como não sei exatamente qual o objetivo dessa pesquisa e nem como você utilizará essa informação, por alto eu diria que o melhor caminho seria através de macro ou tabela dinâmica, aplicando um filtro no nome do condutor.

      Se puderes me dar mais informações sobre os dados da tabela dos veículos e como funciona sua pesquisa, tentarei lhe dar mais alguma dica.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
    4. Obrigado Dr. Planilha, se vc tiver um e-mail disponível envio uma planilha para que veja e compreenderás melhor. Grato até o momento.
      Gilson - gilson.2002@hotmail.com

      Excluir
    5. Claro que sim Gilson!

      Envie sua planilha para pergunteARROBAdoutorplanilha.com.br (troque ARROBA por @) que darei uma olhada.

      Se você gostou do blog, compartilhe com seus amigos e colegas.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  35. Olá, gostaria de esclarecer algumas duvidas:
    tenho uma planilha para formatar com os dados de 20 mil alunos. Preciso deixar no campo de número de RA do aluno a quantidade de dígitos padronizada(no caso, a quantidade é de 8 dígitos). Contudo, não sei como fazer isso.
    Para detalhar melhor: a coluna que contém o RA dos alunos astá toda fora de padrão. Por exemplo:
    RA 3088551 (necessário complementar com um zero inicialmente)
    RA 399885 (necessário complementar com dois zeros inicialmente)

    Os RAs que não contam com exatos 8 dígitos devem ser inseridos dígitos "0" inicialmente para complementá-lo.
    Gostaria de saber se há algum modo de se fazer isso?

    Agradeço imensamente a ajuda! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo!

      Sua dúvida foi respondida no artigo do link abaixo.

      http://www.doutorplanilha.com.br/2013/03/como-formatar-numeros-com-zeros-a-esquerda-no-excel.html

      Poste novamente suas dúvidas caso tenha ficado alguma aresta.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  36. Boa Tarde Dr Planilha, preciso de ajuda, possuo duas planilhas no mesmo arquivo excel, a primeira contem dados pessoais como nome, telefone e data de aniversário, ordenados por nome, na segunda planilha preciso colocar apenas as colunas de nome e telefone acrescentando outras colunas com outras informações vinculadas aos respectivos nomes.
    Gostaria se possível de quando atualizar as informações na primeira planilha e segunda planilha atualizasse automaticamente as informações. Ocorre que seguindo sua informação consegui vincular os campos, ficou ótimo, quando atualizava as informações na planilha de origem automaticamente atualizava na planilha de destino.Agora vem o problema, quando coloco um novo contato(lembrando que minha planilha esta organizada pro nome)inserindo uma nova linha, esta nova linha com as informações não aparece na tabela de destino. Como resolver tal problema? Espero que tenha conseguido explicar o problema de forma clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a)!

      Bom, não sei como fizeste para conectar os dados entre as duas pastas desta planilha, no entanto, imagino que o problema esteja na pasta destino, que não mostra os dados novos.

      Com esses elementos apenas fica um pouco difícil te dar uma solução, mas se quiseres que eu lhe ajude, envie um exemplo de sua planilha para o e-mail pergunteARROBAdoutorplanilha.com.br (troque ARROBA por @).

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  37. Boa Tarde,

    Estou tetando passar algumas informações de uma tabela do word pro excel, porém ocorre o seguinte problema:

    A tabela no word está com 2 colunas e 5 linhas. A primeira coluna tem uma linha de texto em cada célula, mas a segunda coluna tem várias linhas de texto numa mesma célula, da seguinte forma:
    linha de texto1
    linha de texto2
    linha de texto3
    linha de texto4
    linha de texto5

    Estas linhas estão separadas numa mesma célula por enter.

    Quando passo pro excel ele fica assim:
    célula A1: texto célula B1: linha de texto1
    célula A2: mesclada célula B2: linha de texto2
    célula A3: mesclada célula B3: linha de texto3
    célula A4: mesclada célula B4: linha de texto4
    célula A5: mesclada célula B5: linha de texto5

    célula A6: texto célula B6: linha de texto1
    célula A7: mesclada célula B7: linha de texto2
    célula A8: mesclada célula B8: linha de texto3
    célula A9: mesclada célula B9: linha de texto4
    célula A10: mesclada célulaB10: linha de texto5

    Nas respostas nos fóruns recomendaram usar o F2: Copiar o texto individualmente de cada célula do Word, no Excel clica na célula que vc quer Colar, aperta F2 e cola.

    Porém o que eu quero fazer é colar todas as células de uma vez, pois tenho mais de 300 para fazer... não dá para colar de uma em uma, e quando cola de uma vez toda a tabela do word, ele fica cada linha numa célula embaixo da outra.

    Obs: não adianta tentar mesclar, pois vou fazer mala direta e aí não aceita por mesclas.
    Aguardo solução urgente! Dr. Planilha, você sabe como resolver isso?

    Liliane Guimarães. Diretora de Ensino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liliane!

      Fiz alguns testes por aqui, cheguei até a usar alguns aplicativos externos para tentar formatar a tabela de ma forma que pudesse gerar o resultado esperado ao colar no Excel.

      Apesar de não ter conseguido chegar a um resultado concreto, dependendo de como estiver sua tabela, é possível que se possa fazer algumas formatações em um documento do Word intermediário, com apoio de um editor de textos avançado (Notepad++), para então colar no Excel de uma forma que a quebra de linhas possa ser controlada.

      Como não tenho suas tabelas aqui, fica difícil saber se poderemos usar esse artifício ou não para solucionar o problema.

      Se quiseres enviar um documento do Word com dados fictícios, mas rigorosamente com a mesma formatação, posso tentar lhe ajudar com essa tarefa. Nesse caso, envie o documento para o e-mail pergunteARROBAdoutorplanilha.com.br (troque ARROBA por @).

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  38. Amigo, quero copiar varios textos do word em uma unica celula do excel, porem a cada enter quem tem no word passa para uma nova celula no excel, tem como me ajudar ?

    ResponderExcluir
  39. Bom dia!

    Gostaria de saber se no excel tem alguma formula que calcula a indisponibilidade em tempo, dia, hora e semana.

    Exemplo:
    Tenho as colunas
    Data de fechamento
    Data Atual
    Data prevista para termino do serviço
    e a coluna indisponibilidade

    como faço para fazer uma formula que compare se a coluna esta com a data de fechamento preechida e verificar cm a data de inicio qual o tempo de indisponibilidade total em dias semana horas e minutos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Verificar se a célula está vazia não é difícil, basta usar uma fórmula como a abaixo usando a função SE():

      =SE(A1="";"Vazia";"Preenchida")

      Basta trocar A1 pela célula a ser testada e os textos "Vazia" e "Preenchida", pelos valores ou fórmulas que desejar aplicar.

      Quanto à pergunta sobre "indisponibilidade", confesso que não entendi muito bem como você determina isso. Quem sabe se der mais detalhes sobre como calcular.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
    2. Como calcular a diferencia de data em tempo?
      ex.: tenho na data1 hora e minuto e data1 hora e minuto

      a1 30/05/2008 08:41:20
      b1 01/06/2008 17:25:10

      Preciso do resultado +- assim: Tivemos uma indisponibilidae de 48 horas e N segundos

      Excluir
    3. Olá amigo(a) Anônimo!

      Sua dúvida foi respondida no artigo do link abaixo.

      http://www.doutorplanilha.com.br/2013/03/como-formatar-um-valor-de-hora-por-extenso-no-excel.html

      Caso tenha ficado alguma dúvida, não exite em postar seus comentários no artigo, responderei assim que possível.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  40. Nossa, muito obrigada pela sua resposta.
    Preciso calcular a indisponibilidade de um sistema entao pra isso, preciso ter certeza que a DATA DE FECHAMENTO esta preenchido, pq se tiver em branco não deverar fazer nada ou apenas aparecer uma msn "informe a data de fechamento para realizar o Tempo de indisponibilidade do sistema"....a indisponibilidade deve ser calculada com as duas colunas data
    datadeinicio - datadefechamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga!

      Considerando que na célula A2 está a data de início e na B2 está a data de fim, na célula C2 você colocará a seguinte fórmula:

      =SE(B2<>"";B2-A2;"informe a data de fechamento para realizar o Tempo de indisponibilidade do sistema")

      Traduzindo, ao usarmos a função SE() como descrita acima, estamos dizendo o seguinte:

      Se a célula B2 (Data de fim) não estiver vazia (<>""), então apresente em C2 o resultado de B2-A2 (data de fim-data de início), caso contrário, exiba a mensagem "informe a data de fechamento para realizar o Tempo de indisponibilidade do sistema".

      Se entendi bem sua dúvida, isso deverá resolver a questão, basta aplicar essa fórmula para todas as linhas em sua planilha.

      Se ainda ficou alguma dúvida, fique à vontade para postá-la nos comentários, responderei assim que possível.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  41. Boa tarde.
    Tenho dados em uma planilha que controla os produtos.

    Planilha 1 - Entrada de Produtos
    Data de Entrada | Nome Produto | Quantidade | Valor
    5/3 peça 1 10 R$ 4,90
    5/3 peça 3 15 R$ 4,00
    5/3 peça 1 35 R$ 5,00

    Gostaria de criar uma nova planilha que se chama Estoque, esta planilha filtra os produtos para remover as repetições e conta quantos

    Planilha 2 - Estoque
    Nome Produto | Quantidade | Valor de Venda
    peça 1 45 R$ 6,00
    peça 3 15 R$ 5,50

    Você teria alguma sugestão pra mim?

    obs.: a planilha Estoque teria somente aditada no campo valor de venda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas!

      Bom, eu gostaria de fazer duas recomendações para o seu problema:

      1. Adote um campo/coluna a mais para um identificador numérico único para cada produto. Um controle de estoque com produtos sem código não tem muitas chances de dar certo.

      2. Em um controle de estoque, seja ele feito em planilhas, ou em um sistema específico para isso, considera-se como ponto de partida o "Cadastro de Produtos" e não os "Lançamentos de Estoque". O que quero dizer é que a sequência lógica seria: 1. Cadastrar os produtos; 2. Lançar a movimentação usando o código dos produtos cadastrados; 3. Adicionar no Cadastro de Produtos um campo que pesquisa nos lançamentos a quantidade atual de um produto pelo seu código.

      Não sei se isso vai lhe ajudar, ou se complicou suas ideias mais ainda (rsss). Mande-me mais informações sobre esse seu controle de estoque: quantos produtos em média terá, quando o volume médio de lançamentos de estoque (entrada/saída) você terá semanalmente, que tipo de produto vende, que informações são importantes visualizar no cadastro dos produtos, etc.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  42. Olá Dr Planilha, preciso de ajuda!
    tenho uma pasta na qual está montado um relatório de movimento financeiro, cada planilha é referente a um mês do ano.. as pessoas responsáveis devem preencher a planilha e me enviar por email.. para validar o documento a função assinatura foi inserida em cada planilha... ocorre que quando uma planilha é assinada, todas as seguintes tbém ficam bloqueadas... como fazer para que apenas as planilhas já assinadas estejam bloquedas enquanto as dos meses seguintes continuem abertas para preenchimento? grato pela atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá mais uma vez Pastor!

      De que tipo de assinatura estás falando? Eu realmente desconheço esse recurso do Excel, mas se me der mais detalhes, posso fazer uma pesquisa para ajudá-lo.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
    2. Comando "Inserir" "linha de assinatura" "linha de assinatura do microsoft office", daí estabeleço os parâmetros a respeito de quem deve assinar... quando a pessoa baixa a planilha e preenche os dados, clica duas vezes na célula de assinatura e insere a assinatura dela; fecha a planilha e me envia.. até aí tudo bem... o que acontece é que são várias planilhas na mesma pasta, que devem ser preenchidas mes a mes.. no entanto, quando apessoa assina eme envia a do mes de fevereiro, por exemplo, o excel automaticamente trava a de março e as seguintes....

      Excluir
    3. Boa noite Pastor Samuel,

      Andei estudando o recurso de linha de assinatura do Microsoft Office e só pude chegar a uma conclusão: um documento só poderá ser assinado por uma pessoa por vez, no se caso, cada responsável teria que ter sua própria pasta do Excel para assinar.

      Eu sugiro usar um arquivo que faça a consolidação de cada uma das pastas enviadas. Se elas tiverem uma nomenclatura padrão, ficaria fácil atualizar as informações neste arquivo consolidado. A origem dos dados ficará assinada.

      Sinto não poder ajudar mais.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  43. Olá Pastor Samuel!
    Diga-me qual a versão do seu Office que tentarei ajudá-lo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dr. Planilha... trabalho com duas versões: a 2007 em casa e 2010 no escritório, porém a mais usada é a 2007...
      obrigado pelo retorno... abçs

      Excluir
  44. Dr Planilha, gostaria de saber, como faço para inserir cálculos em planilha, e automaticamente serem atualizados em outa planilha (ABA) no excel?

    Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Bom, a pergunta ficou um tanto abrangente, um exemplo ajudaria a compreender melhor o que queres fazer.

      De toda forma, se queres que na Plan2 apareçam automaticamente as modificações feitas na Plan1, basta criar um vínculo entre as células que serão atualizadas na Plan1 e as células que exibirão a mudança na Plan2.

      Para fazer o vínculo podemos usar vários caminhos, vou citar dois:

      1. Na Plan1, copie a célula ou células que serão atualizadas. Depois vá para a Plan2 e, no lugar que achar mais adequado, clique com o direito do mouse, vá em Colar Especial e cole apenas "vínculo".

      2. Vá na Plan2, na célula que receberá as atualizações que virão da Plan1 e digite "=" (sem aspas. Logo depois de digitar o "=", vá para a Plan1, clique na célula que será a fonte e pressione "ENTER".

      Não sei se era o que precisava, dê-me mais detalhes que farei o possível para ajudá-lo.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  45. boa tarde Dr. Planilha

    Parabens pelo seu site, vc tem ajudado muito com suas dicas e conhecimento.

    Estou com um prolbema para criação de uma planilha com a função "PROCV".

    A planilha até que esta funcionando, o que ocorre é que se eu nao informar um codgo de referencia para que ela faça os calculos, ela fica mostrando "#N/D", na planilha e isso tem poluido a imagem da mesmo.

    O que eu gostarai era uma forma de resolver esse erro ou mesmo omiti-lo.

    Abaixo um exemplo do que estou fando:

    item Cod.Ref. Descrição Dados Adc. preço Total
    1 #N/D #N/D #N/D #N/D
    2 11233 tal coisa fulano de tal 54,9 0,00

    Desde ja agradeço pela sua colaboração.

    Batista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Batista!

      Obrigado pelo elogio, a maior motivação para manter o blog sempre atualizado é saber que o conteúdo está ajudando as pessoas a resolverem seus problemas do dia-a-dia.

      Quanto ao seu problema, é fácil de resolver, o segredo é usar a função SE() em conjunto com a função ÉERROS().

      Ao informarmos para a função ÉERROS() uma função PROCV() que retorna #N/D, receberemos de volta o valor VERDADEIRO, ou seja, ÉERROS() serve para testarmos se uma sentença gera um erro ou não (outro exemplo é divisão por zero).

      Então primeiro testamos o resultado de ÉERROS() passando nosso PROCV(), se retornar VERDADEIRO, preenchemos com "", ou zeros, como preferir. Caso o resultado for FALSO, preenchemos com o próprio PROCV.

      Um exemplo abaixo para facilitar a compreensão:

      =SE(ÉERROS(PROCV(H18;B2:D4;2;FALSO));"";PROCV(H18;B2:D4;2;FALSO))

      Espero que ajude.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  46. Boa Tarde,

    Dr. voce consegue ajudar...
    Me atrapalhei nessa formula...
    =SE([Data Fechamento]<>"";"Fechado";SE([Data Prevista Termino]>=HOJE());"Andamento";"Expirada";SE([Cancelar]=VERDADEIRO;"Cancelado";"xxxx"))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Claro que ajudo, mas precisa me dizer qual o problema com essa fórmula.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
    2. O Problema e que eu não consigo ver onde esta o erro nessa formula, até a parte de aparecer FECHADO, ABERTO E EXPIRADO esta certa...
      Essa parte de cancelado esta errada, tenho um combox que ex:
      Se o chamado foi cancelado marque um sim,se nao não faça nada.
      E a opção cancelado precisa aparecer no menu status e nao aparece.

      Excluir
    3. Mande um exemplo da sua planilha com anomalia para o e-mail abaixo que darei uma olhada:

      pergunteARROBAdoutorplanilha.com.br (troque ARROBA por @)

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  47. senhor planilha estou com problema em uma formula
    =PROC(B31;Import_Inventario!$F$1:$F$1;Import_Inventario!$E$1:$E$1)ela mostrea data mas simples mente sumiu a data

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite amigo(a) Anônimo!

      Não entendi muito bem o seu problema, disseste que mostra a data, mas a data sumiu?

      Experimente substituir PROC por PROCV, é só um palpite, mas pode ser o motivo do problema, visto que PROC é uma versão antiga desta função que foi substituída pelo PROCV.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  48. Tenho uma planilha onde lanço vários dados e preciso procurar onde eles estão; gostaria de saber como faço para facilitar isso?
    Se dá para fazer algum atalho ou formula.

    ResponderExcluir
  49. Olá amigo!

    Dê-me algum exemplo ou envie sua planilha para pergunteARROBAdoutorplanilha.com.br (troque ARROBA por @) para facilitar a compreensão da sua necessidade.

    Abraços do Dr. Planilha!

    ResponderExcluir
  50. Olá Dr Planilha como faço para adicionar mais linhas na Planilha de Premiação da Lotofacil ?

    ResponderExcluir
  51. Olá Dr Planilha como faço para inserir mais linhas na Planilha de Premiação da Lotofacil ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando!

      Responderei sua dúvida hoje há noite. Estou pensando em adicionar diretamente na planilha modelo disponibilizada on-line maiores instruções sobre como expandir o seu uso para mais registros.

      Abraços e obrigado por prestigiar o blog!

      Excluir
  52. Olá , boa noite!

    Primeiro queria parabenizá-lo pelo site!

    Bem, no meu trabalho temos uma planilha de controle de processo de produção onde são lançados vários dados por pessoas diferentes e isso resulta em uma coluna com a função média. Eu precisava de um gráfico que fosse atualizado conforme se adiciona valores na planilha. Nós até conseguimos fazer o gráfico atualizar automaticamente a cada 50 itens lançados, porém pra fazer isso precisei selecionar toda a planilha, inclusive as células sem conteúdo e a coluna contendo a fórmula, mas então, como essa coluna contém fórmula ela é considerada no gráfico, mesmo que ainda não tenham sido lançados valores entendeu? Eu precisava que o gráfico considerasse apenas as células com conteúdo e fosse atualizado automaticamente conforme se lança dados na planilha para a coluna que contém fórmula. Por favor, agradeço muito se puder me ajudar.

    Abraço

    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila!

      Eu é que agradeço por prestigiar o blog com sua visita e envio de dúvidas.

      Penso que o artigo já publicado no blog do link abaixo pode atender sua necessidade, veja e me diga se funcionou:

      http://www.doutorplanilha.com.br/2012/04/pergunta-como-oculto-colunas-de-um.html

      Se gostou do blog, compartilhe com seus amigos e colegas.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  53. Olá Dr. Planilha... Primeiramente gostaria de parabenizar pelo Blog...

    Tenho uma divida e gostaria de sua ajuda:

    Tenho uma tabela de comissões com muitas variaveis, exemplo: 1 produto me gerou uma margem de lucro em 99% e dei 3% de desconto para meu cliente, portanto para achar o indice de comissão de meu vendedor sigo a tabela abaixo:
    0% 1% 2% 3%
    0,99 0,60 0,58 0,56 0,54
    0,98 0,58 0,56 0,54 0,52
    0,97 0,56 0,54 0,52 0,50
    0,96 0,54 0,52 0,50 0,48

    Portanto linha 1 e coluna 4 - valor 0,54%

    Em uma outra planilha eu tenho o valor de venda, o percentual (coluna A da planilha acima) e o desconto (linha A da planilha acima)...
    Ex: R$ 200,00 - 0,01 - 3% - XXXX - 1,08

    Gostaria que minha planilha trouxe-se automaticamente este intervalo (XXXX) , como faço ???

    Muito obrigado pela ajuda...

    Michel Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michel!

      Eu é que agradeço por prestigiar o blog e peço desculpas pela demora em postar seu comentário. Fiz um post ontem para explicar porque a moderação estava um tanto demorada. Os comentários novos não terão que aguardar uma resposta definitiva para serem publicados, para que não fiquem com uma sensação de que o comentário foi excluído ou esquecido.

      Quanto à sua dúvida, poderia responder em um comentário, mas a resposta não ficaria tão rica, então peço um pouquinho da sua paciência e tentarei até a segunda-feira postar um artigo explicando como fazer isso de uma forma elegante e efetiva.

      Se gostou do blog, compartilhe com seus amigos e colegas.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
    2. OK Dr. Planilha... Fico no aguardo e muito obrigado pela resposta...

      Excluir
  54. Dr. Planilha, Parabéns pelo Blog!! Tenho certeza que vou conseguir a solução que procuro.

    Tenho a seguinte situação: Consumo (de água) até a faixa de 10m3 (cúbicos) o cliente pagará R$ 4,134 por litro consumido. Consumo a partir de 10m3 ele pagará R$ 6,861 por litro consumido que exceder os 10m3, mais o consumido até 10m3.

    Já usei a fórmula =F3*SE(OU(F3<=10);4,134;6,861) mas quando excede os 10m3 o valor aumenta muito.

    Preciso de uma fórmula que me dê o valor para pagamento (rateio).

    Muito Obrigado,

    Márcio Maurino - Floripa/SC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio!

      Fico feliz que tenha gostado do blog, não deixe de compartilhar com seus amigos e colegas.

      Quanto à dúvida, vamos por partes. Se entendi bem, a fórmula para calcular o valor a ser pago é:

      consumo x tarifa

      No entanto, a tarifa pode variar de acordo com o consumo, no caso, se ultrapassar os 10 m³. Pelo que pude abstrair, quando o consumo for superior a 10 m³ o cliente pagará a tarifa mais baixa para a parte do consumo até 10 m³ e o restante será calculado pela tarifa maior. Ou seja, considerando um consumo de 11 m³ teríamos:

      10 x 4,134 = 41,34
      1 x 6,861 = 6,861
      TOTAL = R$ 48,20

      Se a minha compreensão estiver correta, sua fórmula está multiplicando a tarifa mais cara pelo consumo total e não pela parte excedente apenas. Eu alteraria a fórmula da seguinte maneira:

      =SE(F3<=10;F3*4,134;((F3-10)*6,861+(10*4,134)))

      Resumindo:

      - Retirei a função OU() por ser desnecessária.
      - Ao invés de multiplicar o consumo pelo resultado do SE(), inseri o consumo DENTRO da fórmula do SE().
      - No cálculo da tarifa excedente, adicionei o "F3-10" para que a tarifa maior seja aplicada só à parte que excede os 10 m³ e no final aplico a tarifa menor na parte que não excede.

      Recomendo ainda você tirar o 10 de dentro da fórmula e fazer referência a uma célula que contenha o valor de consumo máximo, pois se algum dia esse limite mudar, você não precisará modificar a fórmula, apenas a célula que contém o limite.

      Se minha compreensão do problema estiver equivocada, por favor responda com algum exemplo completo do cálculo que tentarei ajudá-lo.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  55. Bom dia, Doutor Planilha
    Vinha trabalhando normalmente com uma planilha. Salvei ontem, antes de sair do escritório. Ao chegar, hoje, o excel informa o seguinte erro: "O Excel encontrou conteúdo ilegível em 'NOME DA PASTA'. Deseja recuperar o conteúdo da pasta de trabalho? Se você confia na origem desta pasta de trabalho, clique em Sim." Ao clicar em sim, eu consigo ver a planilha que estava trabalhando, porém em poucos segundos ela fica em branco e surge o seguinte comentário:
    "O Excel não pôde abrir o arquivo reparando ou movendo o conteúdo ilegível.
    Parte substituída: Parte de /x/worksheets/sheet6.xml com erro XML. Esperado um espaço em branco. Linha 2, coluna 11376168.
    Registros Removidos: Fórmula de parte de /x/calcChainxml (Propriedades do cálculo)"
    Já tentei algumas soluções sugeridas pela microsoft e nada...
    Será que existe uma solução?
    Abraços e, desde já, meu agradecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigues!

      Sugiro tentar 3 coisas:

      1. Tentar abrir a planilha no Open Office
      2. Tentar abrir a planilha nas planilhas do Google
      3. Se sua planilha estiver no Excel 2003, tente abrí-la no 2007/2010

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
    2. Muito obrigado.
      O Blog é muito bom, recomendo a todos que conheço.
      Abraço

      Excluir
  56. Olá Dr. Planilha, obrigada por compartilhar seus conhecimentos, parabéns pelo blog e pelo seu trabalho. Estou com uma dúvida sobre a utilização da função PROCV, quero comparar duas tabelas que possuem nomes e CPF's que a tabela 1 tem nomes que não tem na 2 e vice versa, quero colocar em uma terceira tabela os nomes da 1º que não tem na 2ºe os nomes da 2º que não tem na 1º. Não consigo fazer a fórmula do procv já usei a função SE tmb, mais ela me retorna é os nomes repetidos. Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Anônima!

      Essa unificação será usada no dia-a-dia, ou é um procedimento que tens que fazer uma única vez para consolidar os dados? Preciso saber disso para lhe dar o melhor caminho sobre como solucionar isso.

      Se puderes, envie sua planilha com alguns dados fictícios para o e-mail pergunteARROBAdoutorplanilha.com.br (troque ARROBA por @).

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  57. Olá..
    Super legal a ideia do Blog.

    Estou elaborando uma planilha de vendas e preciso de uma fórmula para "linkar" outra planilha no mesmo arquivo, mas que filtre e some também.

    Por exemplo:
    Primeira Planilha:
    Mês Abril:
    Vendedor I: R$ 150.000,00
    Vendedor II: R$ 250.000,00
    Vendedor III: R$ 290.000,00
    Vendedor I (de novo): R$ 160.000,00
    Vendedor II (de novo): R$ 300.000,00

    Segunda Planilha:
    Valor total do Vendedor I
    Valor total do Vendedor II
    Valor total do Vendedor III

    Observações: Não é possível deixar separado por vendedor, separamos mensalmente.

    Agradecerei muito se conseguir me ajudar a desenrolar.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!

      Pelo que estás me dizendo, me parece ser a melhor solução a criação de uma "Tabela Dinâmica". Escrevi um artigo há algum tempo atrás mostrando como criar uma com um gráfico demonstrativo (o gráfico é opcional).

      Dê uma olhada no artigo e veja se isso lhe ajuda:

      http://www.doutorplanilha.com.br/2012/08/como-criar-graficos-dinamicos-no-excel.html

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  58. Boa tarde

    trabalho com estoque e gostaria de poder por 1 unica planilha que todos os demais dados sejam alterados na planilha seguinte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano,

      O controle de estoque varia muito de acordo com o tipo de material que é estocado e de acordo com as normas e processos internos da empresa. Na verdade, um controle de estoque, mesmo que implementado no Excel, pode ser tão complexo quanto um software feito exclusivamente para isso.

      Se tiveres pelo menos um esboço de planilha para eu dar uma olhada, posso lhe dar algumas dicas sobre como melhorá-la.

      Independente disso, prometo escrever no futuro um artigo mostrando como planejar e construir um controle de estoque.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  59. Olá, primeiramente, parabéns pelo site, simplesmente genial. Tem me salvado muito em meus experimentos no excel.

    Porém, estou com uma idéia para implantar em uma planilha minha, mas não conseguirei me expressar muito bem, sem poder te mostrar na planilha o que eu pretendo fazer.

    Tem algum e-mail que eu possa te mandar minha dúvida, com algumas imagens para que você possa entender melhor?

    Abraço,
    Luis Gustavo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo!

      Fico feliz que tenha gostado do blog, é isso que me motiva a continuar ajudando os leitores e publicando conteúdo novo.

      Pode enviar sua planilha para pergunteARROBAdoutorplanilha.com.br (troque ARROBA por @).

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  60. Boa tarde!
    Meu nome é Jennifer.

    Preciso de ajuda com a elaboração de uma planilha mas não sei como fazer..

    Tipo eu preciso fazer uma planilha que:

    Na plan 1 tenho os nomes das pessoas cada uma com um numero. Ex: 1 Rosa Maria Almeida
    2 Alberto de Campos
    3 Sueli Fernandes...

    Preciso que ao jogar o numero da pessoa desejada na plan 2 ja apareça o nome dela. Será que isso é possível?

    Aguardo seu retorno

    Tenha uma boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jennifer!

      Claro que tem como fazer isso e o caminho é utilizando a função PROCV().

      Para saber como usar essa função, acesse o artigo já publicado no blog do link que copio abaixo:

      http://www.doutorplanilha.com.br/2012/04/usando-procv.html

      Se gostou do blog, compartilhe com seus amigos e colegas.

      Um grande abraço do Dr. Planilha!

      Excluir
  61. olá boa Tarde!
    tenho uma planilha de controle de estoque e uma que baixo via sistema. pergunta 1 . existe um jeito de copiar os dados da planilha que baixo para a outra.como? pergunta 2. essa planilha que baixo modifica algumas vezes já que é uma posição de estoque , exemplo plan de posição de estoque célula a1 açúcar 190 unidades mes seguinte não tem acucar e na célula a1 ha um outro material,o que fazer já que o saldo que tem lá e de outro material quando for atualizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!

      Pelo que pude entender do seu problema você tem uma planilha construída por você mesmo e que usa informações desta segunda planilha, que é exportada pelo sistema.

      Bom, se os dados da planilha exportada estão tabulados corretamente, entendo que a única informação que você poderia ter que copiar para a sua planilha seriam os códigos de identificação dos produtos, pois o restante poderia ser consultado na última versão da planilha exportada em tempo real usando PROCV(), por exemplo.

      De fato, sem poder ver a estrutura das duas planilhas e sem conhecer melhor a finalidade da planilha que você construiu, fico um pouco no escuro para poder lhe dar uma orientação mais específica.

      Se quiser enviar alguma informação adicional por e-mail, envie para pergunteARROBAdoutorplanilha.com.br (troque ARROBA por @).

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  62. Boa tarde !
    Tenho duas planilhas, digamos Plan1 e plan2 onde o coluna B são iguais em ambas. porém na plan2 a coluna A possui o código das informações da coluna B(na plan2). a pergunta é a seguinte como faço para trazer para a plan1 a coluna A quando plan1.b3=plan2.b3 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno!

      Moleza, você vai resolver isso usando a função PROCV(), conforme descrevi no artigo do link abaixo:

      http://www.doutorplanilha.com.br/2012/04/usando-procv.html

      Se gostou do blog compartilha com seus amigos!

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  63. Olá ! Eu gostaria de parabeniza-lo por este site, que esta repleto de
    informações boas, e ao mesmo tempo de agradece-lo, porque ele
    esta sendo de um valor imenso para nós que queremos melhorar
    nossos conhecimentos no excel.
    Dr. Planilha, Como faço para enviar informações de uma planilha
    a outra? Ex.: Eu tenho uma planilha que é entrada de informação,
    e outra que recebe as informações, quando executada a planilha
    entrada e após a entrada das informações na que recebe as
    informações, a planilha entrada volta a forma normal, com os campos
    em brancos, para entrada de novas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo do blog ;)

      Poderia me dar um exemplo de que tipo de informações você tem nas duas planilhas e que dados quer transportar para a planilha destino?

      Explique-me também qual o uso delas para que eu possa lhe ajudar melhor.

      Não deixe de compartilhar o blog com seus amigos e colegas!

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  64. A planilha 1 seria para fazer cadastro e logo que assim feito ela voltaria em branco para um novo cadastro e a planilha 2 guardar as informações destes clientes. como posso fazer isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Não sei se isso lhe atenderá, mas já experimentou utilizar os formulários do Excel?

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  65. boa noite esta usando =C17/C16 e está aparecendo um erro
    #DIV/0! como arrumo esse erro para aparecer assim ( - )
    tentei =SE(ÉERROS((D17/D16)-1);"-";(D17/D16)-1) mais o resultado eh outro..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente =SE(ÉCÉL.VAZIA(D16);"-";D17/D16)

      Um abraço!

      André B

      Excluir
  66. Tenho duas planilhas a 1ª com um relatório geral de todos os funcionario com todos os dados, e o 2° só com determinados usuarios que estão na planilha 1 mas sem data de nascimento...

    Eu queria uma forma de transplantar SÓ os usuários da planilha 1 que estão na planilha 2 para a 2°, junto com seus Dados sem transferir todos da planilha 1.

    Existe algum forma..? ( desculpa se compliquei... )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça um PROCV em cada coluna de dados.

      Dica: Quando for selecionar a matriz do PROCV, não se esqueça de colocar "$" entre a letra da coluna e o numero da linha do intervalo matriz para mantê-lo constante! Ex.: se o intervalo for A1:Z100, digite A$1:Z$100.

      Um abraço!

      André B.

      Excluir
  67. Dr. Planilha,
    Possuo duas planilhas e quero que atraves de um teste lógico ele copie outas tres celular para a outra planilha. ex: plan2 1010 - fornecedor - data - valor - urgente
    O teste precisa validar se a coluna 5 linha 1 é igual a "urgente", se verdadeiro ele copia as colunas 1, 2, 3, 4 da linha 1 para plan1.
    É possível fazer esta formula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Você mencionou "copiar" entre as planilhas. Não poderíamos apenas criar um vínculo entre a origem e o destino, ao invés de termos a mesma informação copiada em lugares diferentes?

      O vínculo com o teste lógico poderia ser criado utilizando a função PROCV() para localizar a informação... pense nisso.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  68. Tenho uma planilha com alguns dados sobre vendas e fiz um gráfico de faturamento por produto, mas quando vou filtrar um produto especifico ele aparece com 100% do faturamento sendo que ele representa somente 16% do faturamento total, como faço pra filtrar um produto e ele me mostrar seu faturamento entre os outros?

    ResponderExcluir
  69. Boa noite!
    Preciso de uma ajuda para resolver o problema abaixo.
    Em uma célula (neste caso a célula será F4)quero colocar números de 1 a 60 (um número de cada vez) e obter um retorno em outra célula (no caso P5) que está em outra planilha numa tabela (plan 2). por ex: Se F4=1 quero que em P5 apareça a palavra que está na plan 2 em A1. Se F4=2 quero que em P5 apareça a palavra que está na plan 2 em A2 e assim sucessivamente até F4= 60.....P5 = palavra que está em Plan 2 A60. É possível. Agradeço a atenção. Leandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Sim, é possível e você fará isso utilizando a função INDIRETO(). Você informa para a função o endereço de uma planilha/célula entre aspas e ela te retorna o conteúdo desse endereço.

      Se quiséssemos, por exemplo, pegar o conteúdo de A3 da Plan2 faríamos assim:

      =INDIRETO("Plan2!A3")

      Para resolver o seu problema em especial, trocaremos o número da linha (3) pelo conteúdo que estiver preenchido na célula F4. Ficaria assim:

      =INDIRETO("Plan2!A"&F4)

      O caractere & é usado para juntar "Plan2!A" com o conteúdo da célula F4.

      Veja se isso resolve o seu problema.

      Se gostou da solução e do blog, compartilhe com seus amigos e colegas!

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  70. Preciso de uma ajuda criei uma planilha onde é somado as celulas Q1+R1 total esta no S2. Quando eu copio e colo o resultado do S2 em outra planilha, aparece isto #REF!
    o que fazer por favr me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LL!

      Use a opção "Colar Especial" e depois cole como vínculo. Isso fará com que a célula destino receba um link para a célula original que contém o cálculo. Isso certamente evitará o erro e você terá as duas células interconectadas.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  71. Bom, não custa tentar: alguém sabe se é possível usar um intervalo de células nomeado como referência em uma tabela dinâmica do google docs??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Breno!

      Pesquisei sua dúvida, que aliás, é bem incomum, rsss. Vasculhei as referências do Google Spreadsheets, sites brasileiros e gringos, mas não encontrei nada.

      Me parece que o Spreadsheets ainda não implementou recurso que permita fazer o que você quer, de toda forma, vou ficar de olho e trocar uma ideia com desenvolvedores e pessoas que usam profissionalmente o sistema para saber a viabilidade disso.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  72. Boa tarde Dr. Planilha
    Tenho uma agenda com um formulário de busca, criado com uma caixa para procura do nome e as outras células são preenchidas utilizando a função DESLOC, buscando as informações em um Banco de Dados na plan2, e esta funcionando muito bem; porém o que estou precisando é o seguinte: Em algumas células do Banco de Dados, preciso adicionar um hiperlink, até ai tudo bem; mas preciso que este hiperlink também seja enviado para a célula correspondente no formulário de pesquisa, de forma que eu possa clicar no próprio formulário e ser direcionado para o hiperlink.
    Att.
    Cesio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Cesio!

      Se entendi bem sua dúvida, você poderia fazer o seguinte:

      1. No banco de dados, adicionar uma coluna com o endereço do hiperlink.

      2. No formulário, na célula que buscará o conteúdo pesquisado, usar a função HIPERLINK() para criar um link usando a coluna que contém o endereço.

      Veja se isso lhe atende, ou comente para ver se posso dar mais alguma dica.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
    2. Boa noite Dr. Planilha,
      Antes de mais nada, gostaria de parabeniza-lo pelo blog. Tentei usar a função HIPERLINK() mas não deu certo. Em outras palavras o que preciso é que um hiperlink vinculado a uma célula no Banco de Dados seja transferido junto com o valor(conteúdo) para o formulário de busca, só vai o valor sem o hiperlink.
      Abraços
      Cesio

      Excluir
  73. Dr. Planilha,

    Preciso bloquear um intervalo de células (Para alteração de Dados) dependendo do valor contido em uma outra célula.

    Ex Celula A1 = Bloqueado, não permitir entrada de dados no intervalo de células de B2 até B140.

    Grato
    Daniel Bolorini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel!

      Entendo que seu problema só possa ser resolvido através do uso de macro em VBA. O algoritmo não é tão complexo, no entanto, consideravelmente trabalhoso.

      Gostaria de poder lhe ajudar nesse momento, mas só poderei tocar nesse tema em algumas semanas, pois há um volume muito grande de dúvidas acumuladas mais simples para serem respondidas no blog.

      Farei um esforço para escrever esse artigo ainda no mês de Maio, mas não prometo nada, ok?

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  74. Boa noite Dr. Planilha...
    Gostaria de sua ajuda quanto ao meu posto do dia 09/04, mesmo que seja por comentário...
    Agradeço...

    Michel Gomes...

    ResponderExcluir
  75. Dr. Planilha,

    Necessito copiar uma célula especifica em outra planilha (arquivo), isso é simples, mas toda vez que se adiciona ou exclui uma linha da planilha base, perco a fidelidade da informação na planilha receptora dos dados.
    Exemplo: na célula da planilha receptora tenho "saldo anterior" ='c:\financeiro\[Banco HSBC Janeiro.xls]Periodo 4'!$D59
    Vamos supor que na planilha base se adiciona 10 linhas no intervalo da soma (então a célula correta, que seria "saldo atual" na planilha base) para se buscar a informação seria a $D69, mas o excel não faz essa correção automática.
    Como fazer isso sem ter que corrigir manualmente toda vez que adicionam ou excluem linhas?

    Responder

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde!
    estou com problema no excel; Formatar Células

    tenho um número ex: 1.000,00 quero que ao digitar nas linhas ou colunas os números digitados tenham essa formatação, pois bem, sigo os seguintes passos: vou em Formatar Células, Número, seleciono 2 casas decimais, e clico em usar separador de 1.000 (.) antes de clicar no separador os números negativos ele esta na forma -1234,10 ao clicar "usar separador" o exemplo aparece na forma: -1.10/.10 ao dar ok o resultado é 1000.0.00 é estranho não consigo dar a forma 1.000,00 o que faço?

    ResponderExcluir
  77. CARO DR PLANILHA, PARABÉNS PELO SITE EXCELENTE!
    PRECISO DE UMA SOLUÇÃO PARA UMA PLANILHA MINHA QUE PRECISA SER CONSTANTEMENTE POR OUTRA PLANILHA SALVA DE UM PROGRAMA QUE USO. EXPLICO, NESTE PRIMEIRO ARQUIVO POSSUO 4 PLANILHAS E OS DADOS DA 1ª, 2ª E 3ª ALIMENTAM A QUARTA AUTOMATICAMENTE POR FÓRMULA DE SOMAR, MAS ESTA QUARTA PLANILHA QUE É UMA ARQUIVO SEPARADO E CONSTANTEMENTE É SALVO DO PROGRAMA QUE CITEI COM MESMO NOME SENDO SUBSTITUÍDA CONSTANTEMENTE, ATRAVÉS DE ALGUMA FÓRMULA TERIA COMO EU AUTOMATIZAR ESTE PROCESSO AÍ? DETALHE OS DADOS DA PLANILHA QUEM VEM DO PROGRAMA NEM SEMPRE POSSUEM A MESMA ORDEM.

    ResponderExcluir
  78. Olá... Eu tenho uma planilha pronta com relaçao de vendas, como data de emissao/nome do cliente/vencimento/valor e etc.. e tenho outra planilha que é em formato de uma nota aonde faço a emissao do pedido, eu gostaria de quando eu enviar os dados pra planilha no formato de nota fiscal, os dados ja fossem pra outra planilha, fiz a o colar especial, porém toda vez que eu preencho os dados da nota fiscal, na outra planilha ele nao preenche so uma linha, ele preenche todas as linhas que estao com aquela função, tem como me ajudar? att Pedro...

    ResponderExcluir
  79. Olá Dr. Planilha. parabéns pelo blog, tem ótimas ajudas.
    tenho a seguinte dúvida: preciso fazer uma planilha dinâmica em linhas (se existir!?) com os seguintes eixos - Horizontal os meses - vertical locais - os dados são os consumos de água. Como são vários locais se eu colocar em um grafico, fica muito poluido a visualização do mesmo, enão eu gostaria de selecionar qual eu quero visualizar no grafico. Tem como ? grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a funcionalidade é igual a esta http://www.youtube.com/watch?v=26IGeumqaRk porém eu não consigo visualizar as formulas, o video esta muito ruim, consegue me ajudar? abraço

      Excluir
  80. Dr. Planilha, tentarei explicar minha dificuldade:

    Tenho uma planilha com inúmeras descrições de serviços, como EX: "Prestação de serviços de consultoria".
    Numa outra planilha, tenho uma categoria (número) e uma descrição separadas em 2 colunas, como EX: SV.17.09.04. CONSULTORIA.

    Preciso saber uma forma de procurar uma determinada palavra (nesse caso: consultoria) numa outra planilha onde há inúmeras descrições de consultoria e que me resulte nos números de categoria. Como se fosse um PROCV, porém eu só tenho uma palavra para achar dentro de um texto e esse texto corresponde ao número de categoria que é o resultado que eu preciso.

    consegui ser clara???

    espero que possa me ajudar, pois tenho uma planilha de mais de 2000 linhas e fazer uma a uma vai levar 25 anos!!rs

    Obrigada

    ResponderExcluir
  81. Dr boa noite!

    Tenho duas planilhas uma com os campos codigo e descrição e na outra só codigo. De acordo com o codigo da planilha 2 gostaria que mudasse automaticamente a descrição da planilha 1 com um valor qualquer, como fazer isso?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  82. Boa Noite Dr. Planílha!
    Com relação ao meu post de 09 de maio, funcionou perfeitamente. Agradeço a atenção prestada. Estou postando aqui, porque não consegui responder imediatamente abaixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Não há o que agradecer, fico feliz que a solução tenha resolvido seu problema.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  83. Prezado Dr. Planilha,

    Possuo uma planilha de gestão de contratos de Obras, e na guia "Pagamentos" lanço Notas Fiscais, Medição, Obra, Valor liquidado, etc...
    Na Coluna Medição eu informo se é a 1ª, 2ª, 3ª ou medição final.

    Preciso de uma fórmula que retorna o status da medição, ou seja, quando pagar duas notas fiscais da mesma obra, retornará na Guia "Resumo", se é a 1ª, 2ª... ou medição final.

    caso necessite, darei mais detalhes.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  84. Dr. Planilha, estou com um problema aqui em uma planilha e preciso de um auxilio. Passei por todos seus posts, mas não encontrei nada sobre o assunto.

    Estou criando uma planilha que recebe dados externos de um arquivo de texto, a fim de criar uma espécie de banco de dados no excel a partir desse arquivo. No entanto, na medida em que novos dados são inseridos no arquivo de texto os dados mais antigos vão sendo excluídos.

    Exemplo do arquivo de texto:

    D-2 (dia 09/05/2013)
    5/7/2013,54.79,55.24,54.75,55.15,1121500
    5/8/2013,55.9,56.18,55.9,56.15,1397500
    5/9/2013,55.77,55.92,55.68,55.92,1220800

    D-1 (dia 10/05/2013)
    5/8/2013,55.9,56.18,55.9,56.15,1397500
    5/9/2013,55.77,55.92,55.68,55.92,1220800
    5/10/2013,55.16,55.28,54.83,55,2062300

    D-0 (dia 13/05/2013)
    5/9/2013,55.77,55.92,55.68,55.92,1220800
    5/10/2013,55.16,55.28,54.83,55,2062300
    5/13/2013,54.83,54.85,54.37,54.44,1814300

    Resultado (desejado) na planilha:

    D-2 (dia 09/05/2013)
    5/7/2013,54.79,55.24,54.75,55.15,1121500
    5/8/2013,55.9,56.18,55.9,56.15,1397500
    5/9/2013,55.77,55.92,55.68,55.92,1220800

    D-1 (dia 10/05/2013)
    5/7/2013,54.79,55.24,54.75,55.15,1121500
    5/8/2013,55.9,56.18,55.9,56.15,1397500
    5/9/2013,55.77,55.92,55.68,55.92,1220800
    5/10/2013,55.16,55.28,54.83,55,2062300

    D-0 (dia 13/05/2013)
    5/7/2013,54.79,55.24,54.75,55.15,1121500
    5/8/2013,55.9,56.18,55.9,56.15,1397500
    5/9/2013,55.77,55.92,55.68,55.92,1220800
    5/10/2013,55.16,55.28,54.83,55,2062300
    5/13/2013,54.83,54.85,54.37,54.44,1814300

    Gostaria de saber se o excel consegue buscar no arquivo de texto apenas o “novo” dado e manter os dados antigos dos arquivos de texto anteriores?

    Eu poderia abrir o texto e copiar para a planilha somente o novo dado. No entanto eu pretendo criar uma pasta com varias planilhas linkando vários arquivos de texto. A ideia é montar o banco de dados simples. Como nunca trabalhei com Access ou Mysql achei melhor buscar uma solução no excel onde tenho certa afinidade.

    Desde já agradeço a atenção e peço desculpa pelo tamanho do texto, espero ter conseguido me fazer entender. Grande abraço e parabéns pelo blog =)

    p.s.: Se necessário posso lhe enviar a planilha e o arquivo de texto.

    ResponderExcluir
  85. estou usando a formula =PROCV para buscar dados de uma planilha para outra, até aí deu tudo certo. Só que o banco de dados possui cores diversas em suas linhas como faço para puxar as cores respectivas, para que o seu preenchimento seja automático, que assim que eu digitar a palavra no campo que criei de busca o resultado mostrado nas demais linhas seja preenchido com os dados e suas respectivas cores. Agradeço sua atenção. fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  86. BOM DIA DR.PLANILHA
    A MINHA DÚVIDA É SEGUINTE:
    TENHO TRINTA E UMA PLANILHAS CRIADAS DENTRO DE UMA PASTA DE TRABALHO DO EXCEL COM O FIM DE CRIAR UM BALANCETE DIÁRIO,PORTANTO A FILOSOFIA É QUE O RESULTADO DE UM DIA É O SALDO INICIAL DO OUTRO ASSIM SUCESSIVAMENTE ATÉ A ÚLTIMA DATA,GOSTARIA DE SABER COMO FAZER ESSA TRANSIÇÃO DA CÉLULA DE UMA PLANILHA PARA OUTRA MAS ATRAVÉS DO CÓDIGO VBA.AGRADEÇO

    ResponderExcluir
  87. Bom dia Dr. Planilha, tenho a seguinte duvida, estou montando uma planilha para realização de Pregão tipo menor preço, para prefeitura onde trabalho, então, o que quero saber é o seguinte tenho 5 planilhas de lances por fornecedor eu quero que o excel me mostre o menor valor por lance de cada um dos fornecedores e os coleque em um sexta planilha que será a tabela oficial para o fornecimento. Qual fórmula eu aplico???

    ResponderExcluir
  88. Bom dia Doutor Planilha;
    Estou elaborando uma planilha, e nela estou usando a formula procv.Mais estou com uma grande dificuldade de encontrar os resultados em um banco de dados onde encontram-se os valores a serem encontratos.
    O que eu quero é o seguinte: quando eu digitar um codigo na coluna A ele me de o valor da culuna A do banco de dados, e quando eu digitar tambem na coluna A a procura do codigo ele me informe o valor da coluna B do banco de dados.

    Fico muito agradecido se puderes me ajudar neste trabalho.

    walax.silva1@yahoo.com.br

    Atenciosamente;

    Walax Silva

    ResponderExcluir
  89. Boa tarde!
    Como eu faço uma planilha de 57 linhas e 2 colunas em uma única folha?

    ResponderExcluir
  90. Boa Tarde Dr. Planilha, tudo bem?
    Seguinte, preciso de um grande favor seu. Como faço para passar dados de uma planilha (produtos previamente cadastrados com preço e modelo) para uma outra planilha como se fosse mandar a relação de apenas alguns produtos para alguém, sem ter que digitar um à um. É possível fazer isso automaticamente?
    Muito Obrigada,
    ;*

    ResponderExcluir
  91. Bom Dia,

    Tudo bem?

    Vi que muita gente conseguiu solucionar seus problemas aqui, e gostaria da ajuda de alguém para solucionar o seguinte problema:

    RESUMO: A partir de uma planilha quero gerar várias outras planilhas, a partir de um outra planilha modelo com um determinado nome e atribuir valores a algumas células, a partir da primeira planilha.

    DETALHAMENTO: Eu tenho uma planilha onde tem coluna de "Descrição", para cada descrição tem um "Objetivo", e o conjunto de objetivos tem um determinado "Tempo" para ser realizado. Entretanto esta lista é muito grande e para cada "Descrição" eu tenho que fazer uma nova planilha, sendo que o nome do arquivo da planilha é a própria descrição, e o Layout desta nova planilha (cor, fonte, tamanho de fonte, etc) segue um padrão que já existe uma planilha de modelo para seguir, neste padrão os "Objetivos" e o "Tempo" da primeira planilha tem que ser gravados em algumas células determinadas.

    Existe a possibilidade de criar isso? Se sim poderia passar exemplos?

    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  92. Boa tarde

    Como eu faço para uma fórmula levar em consideração o valor que
    aparece na célula, e não o conteúdo dela em si?


    Exemplo: estou querendo usar uma função somase com 2 argumentos: 1 de
    número (que já está ok), e outro de data...

    só que, para levar em consideração o argumento de data, minha intenção é transformar todas as datas de um mês no formato MAI/13, assim sendo eu não precisaria preocupar se é dia 1 ou 31, estando em Maio tudo iria virar MAI/13

    só que a fórmula leva em consideração o conteúdo da célula (a data inteira, ex. 01/05/2013) ao invés do valor que aparece nela(MAI/13)


    Como eu faço pra ele considerar o valor da célula?

    ResponderExcluir
  93. Dr. Planilha, como transportar os dados para uma determinada celula: ex: na coluna A72 tenho a data 04/03/2010 e na coluna B72 tenho um valor de 500,00 tenho outra coluna que gera a data que esse valor precisa ser transportado então teria que colocar esses 500,00 na coluna C77 que corresponde a data 09/05/2010, mas o excel teria que procurar a data especifica e transportar os dados para uma cela referente a essa data.

    ResponderExcluir
  94. Olá doutor, preciso digitar dados em uma planilha (Plan1) do Excel, e esses dados seja transladados e salvos em outra (Plan2) planilha. A medida que for sendo digitada, seja salva no local em questão.
    Grato Manoel.
    manoelcdh@gmail.com

    ResponderExcluir
  95. Olá!!

    Encontrei o site, e achei espetacular, a interação e a ajuda é enorme, gostaria de dar os meus parabéns.

    Tenho um problema, preciso em uma coluna, seria a aba1, eu vou colocar por exemplo nomes, podem se repetir, e preciso que gere um "relatório" em outra aba na mesma planilha, copiando automaticamente o nome, caso não tenha o nome na lista da aba2, que seja inserido o nome da lista e na célula da frente informe quantas vezes esse nome se repetiu na listagem da aba1.
    Na parte da contagem de quantos se repetem eu consigo fazer, mas estou apanhando para tentar fazer esse ctrl c, ctrl v, automático...

    ResponderExcluir
  96. Dr. Planilha, tenho uma planilha onde:
    Na coluna A, estão nomes de clientes.
    Na coluna B, estão produtos que os clientes compraram. Ex.: Alface,Tomate, etc...Assuma-se que o mesmo cliente compre "Alface", em dias diferentes... e isso seria registrado em linhas diferentes na minha planilha.

    Como faço para que quando eu pesquisar o nome do cliente na Célula D1, o nome do produto comprado apareça na célula E1? e a quantidade de vezes que o cliente comprou determinado produto na Célula F1.

    ResponderExcluir
  97. salvei a planilha e nao consigo achar a planilha no pc como faco pra recuperar ?

    ResponderExcluir
  98. Boa tarde Dr. Planilha, Estou com dificuldade para fazer uma macro de atualização nos eixos de um gráfico dinâmico!
    A macro não consegue encontrar o gráfico:

    Sub autualiza_eixo()

    ActiveSheet.ChartObjects("Gráfico 1").Activate
    ActiveChart.Axes(xlValue, xlSecondary).Select
    ActiveChart.Axes(xlValue, xlSecondary).MaximumScale = 3
    End Sub

    ResponderExcluir
  99. por favor gostaria de que me ajudasse em colocar na planilha um relógio que rode segundo a segundo, já tentei no excel 2010 mas vive dando erro, que não esta na planilha, etc.. sou leigo. agradeceria

    ResponderExcluir
  100. Parabens pelo blog!
    Gostaria de fazer um soletrando no execell, ou seja, eu iria colocar os alunos em uma sala com uma Tv ligada no note, ligar o excell e o aluno que que estiver ditando, estaria de costas para a Tv, porem eu digitaria o que ele falasse. Quando acabadar de digitar e dar enter, o excell iria mostrar se esta certo ou errado, emitindo uma frase com cor diferente ou ate mesmo um som...Eu poderia digitar uma biblioteca de palavras para ele verificar se preciso, mas nao estou conseguindo, se possivel me ajude. Grato Jackson.

    ResponderExcluir
  101. Bom dia Dr. Planilha! Possuo uma planilha com serviços a serem realizados, porém preciso mostrar em gráfico a evolução dos serviços, mais não possuo números exatos de execução dos mesmos. Preciso de uma planilha onde eu possa mostrar nos gráficos a evolução em %.

    Exemplo:

    Serviço: Grelha de exaustão apresenta rebarbas internas na região de fixação.
    Trens: J31, J32, J33, J34 e J35

    O serviço será realizado em cada trem, sendo que totatiza 100%. Mais não sei como mostrar estes valores no gráfico, por favor me ajude!

    Obrg.

    Cíntia

    ResponderExcluir
  102. Dr. Planilha,

    Preciso de ajuda, uso 2 planilhas a plan1 onde eu lanço os dados e plan2 é o destino, so que na plan1 eu tenho que apagar e na plan2 esses resultados tem que continuar lá e detalhe quando eu lançar outros dados os mesmos têm que aparecer na sequência.
    Aguardo Doutor.

    ResponderExcluir
  103. Bom dia Dr. Planilha,

    Tenho uma planilha que servirá de consulta a diversas pessoas, porém uma pessoa não poderá ver as informações de outra.
    As informações desta planilha estão dispostas em uma tabela dinâmica simples onde no campo de "Filtros de Campo" há uma seleção do colaborador.

    O problema que estou enfrentando é o seguinte: a pessoa não poderá filtrar nada nos "Filtros de Campo", porém a pessoa poderá fazer a abertura das contas do agrupador de contas (ou clicar no "+" no lado do agrupador de contas). Além disso, o colaborador não poderá habilitar a "Lista de Campos" da TD, isso para evitar que a pessoa mude a disposição da TD.

    Resumindo, tenho que arranjar um jeito de BLOQUEAR os filtros da tabela dinâmica, impedir que o colaborador mexa na disposição dos campos da TD e permitir que a pessoa consiga mostra e ocultar os detalhes de cada grupo de contas.

    Grato

    ResponderExcluir
  104. Eu criei uma tabela para saber quem e quando é que fizeram o pagamento de um certo serviço. Para não estar sempre a colocar o valor, gostaria de escrever apenas a letra "X" e no final (na coluna do Total) fizesse a soma do valor ao qual "X" corresponde.

    ResponderExcluir
  105. Doutor Planilha,
    Numa tabela dinâmica, ao selecionar o intervalo de dados que eu quero numa tabela dinÂmica, é possível utilizar uma fórmula condicional (por exemplo SE) ?

    Grato

    ResponderExcluir
  106. Ola, preciso fazer o seguinte cálculo.
    informo manualmente a data de início e a duração, preciso de uma fórmula que calcule a data final desconsiderando apenas dias úteis.
    rdetoffol@weg.net

    ResponderExcluir
  107. Gostaria de saber se vc tem o modelo de uma planilha, para eu controlar manutenção preventiva de um veiculo e principalmente a troca de óleo (disparando um alerta quando for necessário a troca)

    No Aguardo

    ResponderExcluir
  108. Bom dia, Dr. Planilha!

    Tenho um documento com uma programação em VBA. No meu PC essa programação funciona perfeitamente, entretanto quando eu jogo na rede da minha empresa esse documento e abro em outro PC diferente do meu, a programação em VBA não funciona. Você sabe me dizer como eu padronizo esse documento para que qualquer computador da minha empresa abra o documento e a programação VBA funcione?

    Att,

    ResponderExcluir
  109. Olá Doutor Planilha, sou novata em Excel e gostaria de saber como posso fazer uma fórmula funcionar para várias linhas diferentes, exemplo:
    =SE(E(E17="Sim";D17="Finalizada");"Delete a linha";"Faça isso")
    No caso, fiz um planejamento de tarefas, mas são tantas linhas para usar a fórmula acima, e não tenho tempo ou paciência para isto. Por favor, responda a minha pergunta.
    Grata, Nick.

    ResponderExcluir
  110. Gostaria de saber se há a possibilidade de fazer uma fórmula no Excel de potencial.
    Te explico melhor.

    Por exemplo:

    Eu pegaria 5 valores de 5 colunas diferentes e dividiria por 5 - (C+D+E+F+G)/5, porém o que pega nessa fórmula é que cada um dos valores dessas colunas teriam pesos diferentes: Valores da coluna C teriam peso 7, Coluna D peso 5, Coluna E peso 3, Coluna F peso 2 e Coluna G peso 1.

    Há a possibilidade de se fazer isso no Excel?

    ResponderExcluir
  111. boa tarde... tenho uma planilha que atualizo diariamente e ao atualizar os dados são inseridos em uma outra planilha que chamamos de PAINEL. usei a função "SE", porém há lgum tempo quando atualizo a 1ª planilha perde-se a referência no PAINEL.
    =SE('\\xx.xx.xxx.xxx\nome da pasta\2013\[nome do arquivoxlsx]#REF'!O4="";"";'\\xx.xx.xxx.xxx\nome da pasta\2013\[nome do arquivo.xlsx]#REF'!O4). Se altero onde está #REF para dinâmica, volta ao normal, mas assim que atualizo novamente, perco a referência. Como faço para não perder a referência?

    ResponderExcluir
  112. Boa noite,estou com dificuldade em fazer uma fórmula em que eu tenho de somar dois valores e o resultado eu queria colocar automaticamente exemplo:
    tenho 4 células
    movimentação saldo
    débito crédito débito crédito
    14.000,00 9.000,00
    gostaria de ter uma fórmula que automaticamente eu possa colocar o resultado, sendo que o resultado esteja do lado do maior valor, no caso do exemplo o resultado seria 5.000,00 e estaria na célula débito de saldo caso contrário estaria na de crédito,pode me ajudar?

    Obrigado...

    ResponderExcluir
  113. Olá Dr. Planilha!

    Preciso da seguinte ajuda...
    Tenho uma planilha a qual denomino Base de dados e outra Filtro. Estou tentando criar na segunda planilha um filtro
    através de uma lista suspensa que irá trazer uma lista de dados mediante a seleção que eu fizer na lista suspensa.

    Tentei fazer um procv mas traz informação repetida e eu gostaria que trouxe a lista inteira em ordem sequencial.

    Grato1

    ResponderExcluir
  114. Dr. Planilha, sou proprietario de um pequeno mercado e gostaria de saber se e possivel fazer uma planilha de cotação de preços, tinha imaginado fazer uma planilha com varias paginas, cada uma sendo um fornecedor cadastrado, ao copiar e colar ou digitar o nome dos produtos na linha A, apareceria em todas as planilhas/fornecedor, ja os preços na linha E seriam para aparecer somente na sua planilha, ja minha duvida é saber se o excel consegue fazer a conta para ver qual o menor valor de todas as planilhas cadastradas, e no caso de empate de preço tambem indicar apenas um fornecedor para fazer a compra....

    ResponderExcluir

Use esse espaço para enviar suas dúvidas ou fazer críticas e sugestões. Todos os comentários serão postados após passarem pela moderação do Dr. Planilha para que seja mantido o alto nível do conteúdo do blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...