Sobre este Blog

Meu nome é IVAN LUIS SEIBEL e sou proprietário do Blog Dr. Planilha.

Tenho mais de 15 anos de experiência como desenvolvedor, analista e gerente de projetos de software, mas hoje trabalho com gerenciamento de projetos na indústria de exploração e produção de gás e óleo.

Iniciei em 1995 uma graduação de Análise de Sistemas, a qual tive que abandonar no 7º semestre devido não ter condições de pagar a faculdade particular. Por fim acabei me graduando em Marketing, o que pode parecer estranho, considerando a opção inicial e minha bagagem profissional, mas confesso que foi uma das melhores decisões de minha vida. Neste momento estou por concluir um MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e planejo para o ano de 2013 fazer um pós-MBA na mesma área fora do país.

Este blog nasceu porque percebi que, apesar de o uso de planilhas não ser mais um assunto novo há tempos, o mercado ainda está muito carente de gente que saiba extrair os seus melhores recursos. São poucas as empresas que têm a seu dispôr pessoas que possam oferecer aos gestores ferramentas que os permitam tomar decisões de qualidade e controlar seus negócios com mais efetividade.

O conteúdo aqui publicado é resultado de minhas experiências em empresas nas quais trabalhei e muitas horas de estudo e pesquisa. O material pretende atingir não só o público de nível intermediário e avançado, mas principalmente, aqueles que ainda estão "verdes" no assunto.

O objetivo principal deste projeto é o de disseminar o uso de planilhas para resolução de problemas do dia-a-dia nos negócios e ajudar as pessoas a transformarem simples dados em verdadeiras e ricas fontes de informação.

Caso queira entrar em contato, CLIQUE AQUI.

Um grande abraço do Dr. Planilha!

14 comentários:

  1. Estou com um problema e gostaria se teria como você me ajudar?



    - Se sim o problema é mais ou menos assim:
    - Tenho duas pastas, uma (pasta1) que contém três planilhas, onde cada planilha é dividida por local , nesses locais tem um responsável(que pode trabalhar em um ou nos três locais), um código, uma função, dia, fim, inicio.....
    Cada função é única por isso recebe um código(esta pasta1 seria meu “banco de dados”)

    - A outra pasta (pasta2) tem varias planilhas, que são dividida por responsáveis



    O grande problema é que toda vez que há uma nova inserção de dados na pasta1
    tenho que ficar copiando e colando na pasta2 no respectivo responsável
    teria alguma forma de cria uma macro para fazer isto (tipo uma condição de “se”
    onde ele analisa o código e o responsável e já copia e cola na pasta2)

    Fiz um exemplo do que eu tenho mais ou menos enfrentado



    - Caso não tenha como ajudar obrigado pela atenção



    Desculpa o incomodo



    Grato


    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos!

      É realmente necessário transportar os dados? Não seria o caso de usar PROCV() criar um vínculo entre as planilhas ao invés de ter a mesma informação em lugares diferentes?

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
    2. ola dr planilha estou com um problema que nao estou conseguindo concluir.
      estou montando uma planilha de produção de produtos e é o seguinte
      cada carro que é fabricado vem com 1porta ,2 laterais ,1 piso ,1 teto e 1 fundo.
      precisava montar uma formula para calcular o saldo do meu estoque individual e dar um resultado de quantos carros posso fazer. por favor me ajude

      Excluir
  2. Prezado Dr. Planilha boa tarde...!

    Estou com dificuldades para desenvolver uma planilha, estava desenvolvendo uma formula com a condição "SE" mas consigo aninhar somente 64 vinculos.

    Em uma pasta tenho uma lista de produtos com produtos com códigos de 1 a 5000.
    Em outra planilha tenho clientes, como faço para clicar na lista de produtos e que através deste click, possa transferir o nome do produto para pasta do cliente ????

    Walter Fernandes Baptista
    Americana-SP
    rh_walter@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Pela sua explicação não pude entender qual a relação entre o produto e o cliente (imagino que seja a venda, mas como?).

      Dê mais alguns detalhes e explique como esse processo deveria funcionar, passo-a-passo, para ver se consigo te dar alguma dica.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  3. Adorei o seu blog! Sou apaixonada pelo Excel e acredito que ele realmente é uma excelente ferramenta para facilitar o nosso dia a dia, tanto no lar quanto nas empresas.
    Muito obrigada pela sua iniciativa e disposição em compartilhar seus conhecimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Anônima!

      Obrigado pelas suas palavras, comentários como esses são como combustível para que eu continue postando novos conteúdos e respondendo as dúvidas dos leitores.

      Um grande abraço do Dr. Planilha!

      Excluir
  4. Dr. Planilha você é phoda mesmo. Estava aqui com uma dúvida básica, e achei no seu blog. Me ajudou tanto que acho que vou até lhe pagar uma cerveja para compensar. Se quiser que a cerveja seja acompanhada de um bom churrasco,aí eu deixo o churrasco por sua conta. Beleza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha pra Maceió que eu pago o churrasco e a cerveja meu irmão... hahaha. E volte ao blog sempre que se apertar, aqui tem braço!

      Excluir
  5. Dr Planilha
    Tenho algumas planilhas que uso macro para trabalhar com elas. Fui eu quem criou as macros. No entanto gostaria de dá um up-grad, queria fazer minhas planilhas tipo este do controle financeiro (canto superior direito). Ficaria muiiiiiiiiiiiiiiiito feliz se pudesse me dá este help.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo(a) Anônimo!

      Perdoe-me, não entendi de que controle financeiro estás falando.

      Abraços do Dr. Planilha!

      Excluir
  6. Boa tarde Dr. Planilha, peço sua ajuda para o seguinte problema:

    Tenho um menu na "Plan1" onde estão CHECkBOX's (Controle ActiveX), com itens que quero excluir na "Plan2". Ou seja, se eu clicar na CheckBox "M9", o Excel deve ir até a "Plan2" encontrar o nome M9 na coluna 1 e excluir a linha inteira. A programação mais pesada consegui, que é fazer ele encontrar o nome ticado e excluir toda a linha, mas o problema é que o comando procura pelo nome "M9" na "Plan1", ou seja, na folha errada. Ele não entende que o comando deve ser executado na "Plan2". Poderia dar uma olhada no CODIGO e dar sua opnião? :
    _______________________________________
    Private Sub M9_Click()

    Worksheets("Plan2").Activate

    Dim coluna As Integer
    Dim criterio As Variant
    coluna = 1
    criterio = "M9"

    For linha = Cells(Rows.Count, coluna).End(xlUp).Row To 2 Step -1 If Cells(linha, coluna) = criterio Then Rows(linha).Delete

    Next linha

    End Sub

    Podem me ajudar por favor?

    Muito Obrigado - Lucas - São José dos Campos - SP

    ResponderExcluir
  7. Dr. Planilha,

    Tenho uma planilha em excel 97-2003, porém quando uso o excel 2007 ela não calcula. Já tentei habilitar macros, suplementos, salvar em outra versão etc. e nada adianta. Poderia me ajudar?

    Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma planilha no computador e quando vou ler no tablet modifica alguns recursos. O que faço?

    ResponderExcluir

Use esse espaço para enviar suas dúvidas ou fazer críticas e sugestões. Todos os comentários serão postados após passarem pela moderação do Dr. Planilha para que seja mantido o alto nível do conteúdo do blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...